23 de outubro de 2020

POR QUE LER HAMLET?





Fala galera do Porão Literário, tudo bem? Uma das minhas leituras atuais está sendo de Hamlet, o príncipe de Dinamarca. Por se tratar de um clássico achei interessante levantar alguns pontos a respeito da história e do porquê ler essa peça que se tornou uma das tragédias mais famosas da história! Vamos lá?


SOBRE O QUE HAMLET SE TRATA? 


A peça Hamlet tem em seu cerne reflexões bem interessantes acerca de diversos temas; tais como o luto, a vingança e a loucura. Entretanto, aquele que pode ser considerado o tema principal da peça seria o eterno conflito que se estabelece entre a consciência e a ação.

 

Sabemos que Hamlet quer vingar seu pai, no entanto ele próprio tem consciência de que a única fonte que garante que seu o rei foi morto pelo próprio irmão é o fantasma que alega ser seu pai, e então, antigo rei da Dinamarca. 





Durante os diversos monólogos do príncipe da Dinamarca podemos perceber o quão Hamlet se sente atormentado pela incapacidade de tomar uma ação por conta dos alertas emitidos pelo seu subconsciente. 




POR QUE LER HAMLET?


As referências a Hamlet têm sido cada vez maiores com o passar dos anos, por trazer a tona sentimentos ligados à natureza humana, a obra de Shakespeare se torna atemporal. Afinal, ao analisar suas ações no tão famoso monólogo de “ser ou não ser, eis a questão”, o príncipe acaba reconhecendo suas próprias limitações enquanto um ser vivo.


“Que é mais nobre para a alma: suportar os dardos e arremessos do fado sempre adverso, ou armar-se contra um mar de desventuras e dar-lhes fim tentando resistir-lhes?” 


Tais reflexões costumam ser exploradas por autores, filósofos e pesquisadores, todavia, vistas pelos olhos de Hamlet essas questões parecem ser muito mais pertinentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!