9 de setembro de 2022

RESENHA: AS CRÔNICAS DOS GUARDIÕES DE GAIA - A CAÇADORA E O LOBO

 


AS CRÔNICAS DOS GUARDIÕES DE GAIA: A CAÇADORA E O LOBO
Autor(a):  Matheus Gualberto
Editora: Viseu 

Páginas: 637
Ano de publicação: 2022
Leia através deste link.

Yuna é uma jovem estudante de Arcanismo e atualmente frequenta a mais renomada instituição de ensino de toda Gaia. Mas, por trás de seu jeito descontraído e de sua inteligência afiada, a garota guarda um grande segredo: em sua terra natal, ela era uma Paladina — uma guerreira sagrada, treinada pela Ordem dos Paladinos para lutar contra as Sombras, criaturas corrompidas que vagam por toda Gaia e destroem tudo o que encontram em seu caminho. Com a Ordem dos Paladinos fazendo pressão para que ela volte a cumprir suas obrigações e criaturas sinistras seguindo seus passos bem de perto, Yuna e seu irmão, Ur, partem em uma jornada para desvendar os mistérios que envolvem o Mana, a Aura, as Sombras e a antiga civilização dos Guardiões.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro  As crônicas dos guardiões de Gaia: A caçadora e o lobo lançado pela editora Viseu. O livro é de autoria de  Matheus Gualberto e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

Em um mundo tomado pela magia e pelo conhecimento, nós conhecemos Yuna, uma menina que frequenta uma das maiores universidades de todo aquele continente chamado Gaia. Estudar na Universidade de Kundum, no entanto, era uma tarefa que ocupava a maior parte do tempo de Yuna, mas talvez esse não seria o seu maior problema. 

Isso porque seu irmão do qual não via há algum tempo, Ur, reaparece em sua vida de uma forma pouco esperada. Com isso, Yuna acaba entrando em contato com uma parte de sua vida da qual achou que tinha deixado para trás - ser uma Paladina. 

Além disso, Yuna tem outras coisas na cabeça, como tentar entender o porquê de Ur ter partido e deixado ela e seus três irmãos quando todos eram crianças, após um evento traumático cujas Sombras teria tirado a vida de um dos irmãos e do pai da família. Ur agora parece obstinado em encontrar essa força das trevas e dizimá-la de uma vez. 

Yuna então se junta ao irmão em uma jornada que pode mudar a trajetória da jovem acadêmica para sempre, em uma tentativa de se reconectar com o passado e talvez criar um novo futuro para si. 

Bom, eu como fã de fantasia fiquei mais que maravilhado com a construção de mundo vista em no primeiro volume d'As Crônicas dos guardiões de Gaia! Gosto muito quando uma história me pega pelo (o que eu acho) seu principal fator: personagens bem construídos, e por sorte temos vários deles aqui em "A caçadora e o lobo". 

Pra começar, a relação entre Ur e Yuna é incrível desde o começo, já sentimos aquele laço de irmão e irmã aqui desde suas primeiras interações e é muito legal ver como o autor vai acrescentando camadas ao relacionamento dos dois, principalmente com os traumas e experiências de abandono do passado de ambos. 

Além disso, a ambientação de mundo para Gaia é incrível, conhecemos lugares como Kundum, Lom e detalhes sobre o Templo do Deserto nesse primeiro volume e é bem interessante ver como cada cenário adiciona mais na mitologia do próprio universo literário. 

O livro é longo, proposto como um épico de alta fantasia, mas não é pretensioso ou maçante, pelo contrário, talvez o carisma dos personagens e as cenas de ação se amarrem de uma forma bem positiva, que torna a leitura fluída durante todo o seu processo. 

É legal ver também os trajetos de magia existentes nesse universo, como o controle de aura aprendido por Ur ou a mana, que já é de um conhecimento mais comum. Gostei muito da sistematicidade do livro pois lembra uma campanha de RPG bem escrita. Além disso, o final do livro é bem construído e o epílogo deixa uma sensação de que o segundo livro será ainda mais épico! Até lá vamos aguardar! 

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!