19 de março de 2021

RESENHA: AS SOMBRAS DO MAL

s

AS SOMBRAS DO MAL
Autor(a): Guilhermo del Toro & Chuck Hogan
Editora: Intrínseca

Páginas: 304
Ano de publicação: 2020
Compre através deste link.

As sombras do mal: As fitas de Blackwood conta a história do encontro improvável entre a agente do FBI Odessa Hardwicke e o enigmático Hugo Blackwoood. Ao testemunhar um crime brutal e inexplicável e se ver forçada a tirar a vida do companheiro de trabalho, Odessa passa a questionar sua sanidade e seu futuro. Ela não consegue entender o que de fato aconteceu, mas tem uma única certeza: viu um vulto saindo do corpo do amigo, uma presença aterrorizante e maligna que jamais se apagará de sua mente. Obrigada a realizar serviços burocráticos após o episódio, ela encontra fitas antigas ao organizar os pertences de um agente aposentado, e são essas fitas que a levarão até Hugo Blackwood. Fascinante e traiçoeiro, o homem pode ser a chave para desvendar o que aconteceu com o parceiro de Odessa e, mais ainda, a chance de defender a humanidade de uma ameaça sem rosto: os incorpóreos. Espíritos vis que se alimentam de emoções e que se apoderam de suas vítimas, essas criaturas estão sempre prontas para abraçar o êxtase da morte e do caos. Blackwood conseguiu capturar três delas, e agora, ao lado de Odessa, parte em busca da última, em uma jornada perigosa que pode levá-los em direção ao abismo.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Sombras do mal, lançado pela editora IntrínsecaO livro é de autoria de Guilhermo del Toro & Chuck Hogan.



No primeiro volume da série As Fitas de Blackwood conhecemos Odessa Hardwicke, uma agente do FBI que, junto ao seu parceiro chamado Walt Lepo, são encarregados de investigar um  caso de genocídio extremamente brutal. Durante as investigações, Odessa nota que seu parceiro e amigo de longa data começa a agir de forma muito estranha, até o momento em que ela vê Walt ameaçar uma criança com uma arma. 

Tomada pelo instinto, Odessa atira em Walt para defender a criança, matando seu parceiro e tutor. Logo após o tiro ser dado, Odessa jura ter visto uma espécie de vulto preto saindo do corpo de Wait, mas com medo de duvidarem de sua racionalidade, não conta a ninguém sobre o que viu.


Um inquérito é aberto no FBI para investigar a morte de Walt, visto que todos acreditam que Odessa perdeu o controle da situação, durante o período do processo, a agente é colocada para trabalhar com a parte burocrática da organização e ali conhece Hugo Blackwood, um homem misterioso que parece serr a chave para entender mais sobre o caso da qual foi designada e também  sobre o que aconteceu com seu parceiro. 

Bom, tem o nome "Guilhemo del Toro" na capa eu já estou consumindo, sou muito fã do autor e amo sobre obra pelo tom característico que ela possuí: uma fantasia sombria e muitas vezes cruel trabalhada de maneira brilhante. Todos esses elementos que eu citei estão presentes em "As sombras do mal". 


Dividido em três linhas temporais diferentes, eu achei impressionante a forma como Guilhermo e Chuck trabalham essa história. Primeiramente achei que a narrativa ia seguir o tom de suspense policial investigativo que já conhecemos, onde uma dupla de investigadores caçam um assassino, mas já no final da primeira parte nós temos alguns dos elementos que compõem aquilo que esperamos do Del Toro: a fantasia macabra e bem visceral. 

E bota visceral nisso, a trama de "As sombras do mal" trazem a vida uma espécie de criatura chamada "incorpóreo", carregadas de pura maldade e crueldade! Temos alguns capítulos que nos colocam de frente com essa criatura e o resultado é macabro! As cenas de violência nesse livro são bem descritas e detalhadas, causando um completo desconforto ao lê-las! 


O bom é que a história nunca se torna cansativa! Sempre temos algo novo sendo entregue a trama que ajuda bastante na criação da mitologia por trás desse mundo! Conforme disse antes, temos três linhas do tempo (2019,1962 e 1582), essas mudanças temporais conversam muito bem entre si e nos oferece um panorama bem vasto a respeito de todo o mistério que gira ao redor desses personagens. 

Bom, agora a ansiedade é pelo próximo volume! Pra quem gosta de um suspense investigativo sobrenatural com umas doses de terror bem violentas, a indicação desse livro é FORTE!  

4 comentários:

  1. Conheci esse livro pelo Bruno(Leitor Noturno) e não vejo a hora de o ter em mãos. Além de sim, a gente ler o nome de Guillermo na capa e já ter aquela certeza absoluta que o livro será bom, é apenas o primeiro de uma trilogia que está arrancando elogios.
    Misturinha perfeita de gêneros que a gente ama!!!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Parece ser mto bom! Interessante ser dois autores, além disso gostei da divisão em 3 partes, deixa a narrativa mais completa. O livro parece ter muito mais a ser desvendado

    @yasmindeciles

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de thrillers com vibe sobrenatural.
    Deixa a história mais instigante

    ResponderExcluir
  4. Leo!
    Ter Guilhermo Del Toro como escritor do livro já é um grande indicador do que poderemos encontrar no quesito sobrenatural macabro, goso muito. Gosto ainda de ver que traz um suspense na trama e todos personagens bem delineados. Apesar de suas observações, acredito que é um livro digo de leitura.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER ",AMOR,"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler , amor,, de Mateus Ântoni Rúbia. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!