26 de julho de 2022

RESENHA: LADEIRA ABAIXO

 


LADEIRA ABAIXO  
Autor(a): Aimee Oliveira 
Editora: Nacional

Páginas: 288
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

Antônia Vasquez mora numa ladeira de Santa Tereza e ultimamente sua vida parece acompanhar o movimento que ela faz todos os dias ao sair de casa: uma descida íngreme. Ela se desdobra em mil para pagar a faculdade, dar conta dos estudos, cruzar a cidade de uma ponta à outra para ir ao trabalho e, ainda por cima, tomar conta de dona Fifi, sua avó, que está apresentando os primeiros sintomas de Alzheimer. Como se não bastasse, um dia, em meio aos tantos transportes públicos que utiliza, ela dá o azar de pegar o mesmo que Gregório, seu ex-melhor amigo. E, pior ainda, acaba desenvolvendo um crush nele. Não existe espaço para uma paixonite na rotina de Antônia. Mas como explicar isso para o coração? Em seu estilo de escrita inconfundível, Aimee Oliveira nos surpreende com uma história emocionante e cheia de reflexões que trata um tema pesado de maneira sensível e com deliciosas pitadas de romance.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro  Ladeira abaixo lançado pela editora Nacional. O livro é de autoria de Aimee Oliveira e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

Antônia tem uma rotina que funciona na base da correria. Entre ajudar sua avó, trabalhar e estudar, pouco tempo resta para descanso - e muito menos para desenvolver um relacionamento com alguém. Entre correr atrás dos ônibus e dormir no percurso para casa no longo trajeto que tem entre a faculdade e sua casa, Antônia tem um encontro um tanto... estranho com uma pessoa de seu passado. 

Gregório. Quando Antônia acorda de seu pequeno cochilo rotineiro no ônibus, percebe que está apoiando a cabeça no ombro de Gregório, seu ex-amigo. Depois do climão que se instaura, entre o dito e o não dito, Greg parece ignorar tudo aquilo e se convida para voltar para vira de Antônia. 

Mas isso daria certo? Afinal depois do desastre ocorrido na formatura do ensino médio, os dois pararam de conversar... Teria como essa relação ser tomada? Ela quer isso? Em duvida sobre o que sente pelo rapaz (que ela precisa se lembrar que agora ele namora), Gregório vai voltando para vida dela e de dona Fifi, vó que Antônia que sofre cada vez mais por conta do Alzheimer. 

Que livro mais fofo! Sabe aquela leitura que aquece seu coração e te coloca em um lugar muito confortável? Pois é, Ladeira abaixo oferece dois personagens maravilhosos e momentos extremamente engraçados e apaixonantes. Com uma narrativa que varia o ponto de vista entre Antônia e Gregório, passamos a conhecer o núcleo de cada personagem e como a vida adulta acabou chegando para ambos. 

Um livro sobre maturidade, sobre amor e também sobre cuidado (cuidar de si mesmo e dos outros). Confesso que esse livro era tudo o que eu precisava depois de uma ressaca literária!

Dona Fifi, a avó de Antônia, foi uma personagem que roubou a cena em quase todo o momento em que ela participava. É incrível ver o cuidado de Aimee ao escrever sobre a personagem e também sobre o Alzheimer que a afeta (algumas das cenas mais belas do livro são com a Fifi e aqueles que a cercam). 

Quer uma leitura divertida, com temáticas importantes de serem abordadas e com um casal que tem de tudo pra dar certo, só eles não sabem ainda? Ladeira abaixo com certeza é o título pra você! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!