19 de janeiro de 2023

RESENHA: FLÁVIO FALHO

 


FLÁVIO FALHO 
Autor(a):  Valdinéli Martins
Editora: Caravana

Páginas: 316
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

Flávio Falho é um solitário desmemoriado aficionado por livros. Na busca fantástica e absurda de si mesmo conhece uma semideusa chamada Verônica, encontra homônimos no bar Desolação, torna-se herói revolucionário numa fábrica subterrânea de proporções mundiais, foge de assassinos vestidos de preto, é seguido por um gato vermelho, um terapeuta chamado Buda e um suposto Deus. A narrativa acompanha Flávio Falho nas três versões de si mesmo por meio de seus abismos interiores, enquanto tenta resolver a questão trágica que lhe resta: quem é Flávio Falho?


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Flávio Falho lançado de maneira pela editora Caravana. O livro é de autoria de Valdinéli Martins e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

Quem é Flávio Falho? Talvez essa seja a pergunta que rondeia toda a narrativa do livro escrito por Valdinéli Martins. Bom, a resposta para essa pergunta pode ser mais complexa do que parece! Um jeito fácil de exemplificar isso é perguntarmos a nós mesmos: quem somos? A resposta pode (e costuma) ser múltipla. 

Até porque a variável vai depender do nosso humor, nosso temperamento, nossa vontade de responder a pergunta. Colocar em palavra o que nos define como pessoa é uma tarefa árdua, e é ela que Flávio tentará completar ao nos fazer mergulhar em sua psique.

Ao ser abandonado em um orfanato de freiras, Flávio foi adotado pela família Falho e adotou o sobrenome para si. Desde então o rapaz procura uma identidade para dizer que é sua, só que no meio a tantas coisas que o rodeiam, achar sua história e sua identidade acaba sendo complexo!

Vamos então nos aventurando nas dores do menino que se torna um adulto em todos seus traumas do passado (como a perda de seu cão Cinza) até o presente (seu trabalho), seus desejos e seus anseios na tentativa de compreender melhor sobre essa figura enigmática que compõe o título do livro. 

Ideal para quem gosta de um romance de formação, aqui acompanhamos memórias de Flávio de forma não-linear. Um dos pontos positivos dessa formato escolhido pelo autor é a liberdade em irmos encaixando detalhes a respeito da história de Flávio conforme vamos lendo o livro, essa 'interação' deixa a narrativa bem instigante, afinal queremos compreender melhor sobre como a mente de Flávio funciona. 

O autor então mistura muitos elementos em sua narrativa, colocando diversos fluxos de consciência do personagem, divagações filosóficas e reflexões a respeito do ato de viver (e o que nos torna humanos) em seu livro. 

Por mais que pareça complicado, a escrita do autor é fluída e os temas tratados aqui não são muito teóricos, por isso mesmo quem não entenda muito sobre filosofia consiga retirar dessa história ótimas reflexões! Acredito que a formação em filosofia do autor o tenha ajudado a trazer essa leveza e profundidade ao seu texto! E ah, um detalhe bem legal: a arte da capa deste livro foi feita pelo próprio autor! 

Fica minha indicação para quem quer ler um livro incrível e destrinchar a respeito da natureza de Flávio e da nossa própria! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: GRANDE HOTEL BRASIL

  Autor(a):  Fernando Couto de Magalhães Editora:   Dialética  Páginas: 319 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Bo...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!