12 de dezembro de 2020

RESENHA: O RINOCERONTE FREDERICO

O RINOCERONTE FREDERICO 
Autor(a): Hugo Luminato
Editora: Independente

Páginas: 52
Ano de publicação: 2020
Compre o exemplar clicando aqui

Tudo parecia bem até uma mudança inesperada para Moçambique ser anunciada. Para um garoto como ele, deixar para trás o cotidiano, a escola, e o seu melhor amigo, o Rinoceronte Frederico, parecia ser a pior coisa que poderia acontecer. Ao chegar na nova casa, ele é carregado por um ciclone até uma nova realidade, uma aventura com rinocerontes, um pássaro mágico, macacos risonhos e um desejo a lhe ser concedido: o que ele quiser! "O Rinoceronte Frederico" é um livro de fantasia indicado para jovens e também para adultos.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O rinoceronte Frederico, lançado de maneira independente na AmazonO livro é de autoria de Hugo Luminato.



Neste conto temos a história de um menino que passa grande parte do seu tempo no zoológico onde a tia trabalha, ali o garoto encontrou um amigo um tanto quanto incomum: Frederico, um rinoceronte africano. O menino, no entanto, precisa dizer adeus ao animal do qual criou tanto afeto, isso porque ele está se mudando daquela cidade - e daquele país. 


Sua mãe vive trabalhando em um emprego que o rapaz não entende muito bem, só sabe que ela ajuda ONGs e luta pelos direitos das pessoas. A notícia de que os dois iriam se mudar para Moçambique pega o rapaz de surpresa, e dias depois ele se vê em um lugar completamente diferente daquele que morava. 

Sem Frederico para passar suas tardes, o rapaz passa suas tardes tendo aulas pelo computador, mas um dia resolve fazer algo diferente: ao ver um grupo de crianças brincando na rua da frente de sua casa, ele decide se aventurar para conversar e criar novas amizades... Mas a aventura que o espera é muito maior que aquela. 


Por ser um conto, se eu falar muito posso acabar entregando todos os detalhes geniais que compõem essa narrativa. O rinoceronte Frederico me pegou de surpresa por sua sensibilidade! Temos o protagonista como narrador, e é muito interessante ver como uma criança associa todas as mudanças e a nova realidade que é imposta a ela. 

No entanto o autor vai além, ao tratar de assuntos extremamente humanos e fáceis de se relacionar, fica difícil não se emocionar com essa história. Acredito que parei de falar da história no ponto certo, pois a partir dali a viagem que temos para dentro da mente do rapaz é muito poética e bem escrita. Lumiato consegue desenvolver sua história aparentemente infantil para falar sobre saudades, dores do crescimento e muito mais. 


Ideal para quem já leu ou já se emocionou com "O pequeno príncipe" e "Onde vivem os monstros", por favor, leiam O rinoceronte Frederico!


Um comentário:

  1. Aquele tipo de livrinho que deveria ser obrigatório a todos nós, penso eu!
    Pela singeleza e simplicidade do enredo e mesmo sendo tão curtinho, trazer um "bocado" de esperança, coisinha que todos nós andamos precisando!!!
    Com certeza já é um conto que quero muito ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: SEM AR

Organizadores:   Bel Barreto Editora:  Viseu Páginas: 340 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. […] comecei a ouvir o...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!