12 de dezembro de 2020

RESENHA: O RINOCERONTE FREDERICO

O RINOCERONTE FREDERICO 
Autor(a): Hugo Luminato
Editora: Independente

Páginas: 52
Ano de publicação: 2020
Compre o exemplar clicando aqui

Tudo parecia bem até uma mudança inesperada para Moçambique ser anunciada. Para um garoto como ele, deixar para trás o cotidiano, a escola, e o seu melhor amigo, o Rinoceronte Frederico, parecia ser a pior coisa que poderia acontecer. Ao chegar na nova casa, ele é carregado por um ciclone até uma nova realidade, uma aventura com rinocerontes, um pássaro mágico, macacos risonhos e um desejo a lhe ser concedido: o que ele quiser! "O Rinoceronte Frederico" é um livro de fantasia indicado para jovens e também para adultos.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O rinoceronte Frederico, lançado de maneira independente na AmazonO livro é de autoria de Hugo Luminato.



Neste conto temos a história de um menino que passa grande parte do seu tempo no zoológico onde a tia trabalha, ali o garoto encontrou um amigo um tanto quanto incomum: Frederico, um rinoceronte africano. O menino, no entanto, precisa dizer adeus ao animal do qual criou tanto afeto, isso porque ele está se mudando daquela cidade - e daquele país. 


Sua mãe vive trabalhando em um emprego que o rapaz não entende muito bem, só sabe que ela ajuda ONGs e luta pelos direitos das pessoas. A notícia de que os dois iriam se mudar para Moçambique pega o rapaz de surpresa, e dias depois ele se vê em um lugar completamente diferente daquele que morava. 

Sem Frederico para passar suas tardes, o rapaz passa suas tardes tendo aulas pelo computador, mas um dia resolve fazer algo diferente: ao ver um grupo de crianças brincando na rua da frente de sua casa, ele decide se aventurar para conversar e criar novas amizades... Mas a aventura que o espera é muito maior que aquela. 


Por ser um conto, se eu falar muito posso acabar entregando todos os detalhes geniais que compõem essa narrativa. O rinoceronte Frederico me pegou de surpresa por sua sensibilidade! Temos o protagonista como narrador, e é muito interessante ver como uma criança associa todas as mudanças e a nova realidade que é imposta a ela. 

No entanto o autor vai além, ao tratar de assuntos extremamente humanos e fáceis de se relacionar, fica difícil não se emocionar com essa história. Acredito que parei de falar da história no ponto certo, pois a partir dali a viagem que temos para dentro da mente do rapaz é muito poética e bem escrita. Lumiato consegue desenvolver sua história aparentemente infantil para falar sobre saudades, dores do crescimento e muito mais. 


Ideal para quem já leu ou já se emocionou com "O pequeno príncipe" e "Onde vivem os monstros", por favor, leiam O rinoceronte Frederico!


Um comentário:

  1. Aquele tipo de livrinho que deveria ser obrigatório a todos nós, penso eu!
    Pela singeleza e simplicidade do enredo e mesmo sendo tão curtinho, trazer um "bocado" de esperança, coisinha que todos nós andamos precisando!!!
    Com certeza já é um conto que quero muito ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!