3 de junho de 2023

RESENHA: O BALANÇO DA PENA

 


Autor(a):  Paulo Kamiya
Editora: Independente
Páginas: 75
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

Um médico é assaltado por um ladrão. E, durante a sua fuga, é atropelado por um carro e a sua vida está por um fio. Esse médico está com um dilema: ele cumprirá o seu dever ou o seu sentimento de vingança vai sobressair? O autor conta a história do ladrão e o motivo do assalto. E a do médico, que leva na sua alma uma cicatriz e uma grande promessa. E sabendo da vida de cada personagem, o leitor entenderá que nem sempre a decisão é tão óbvia assim...Portanto, conheça as duas versões dessa história e descubra qual foi o veredito do médico.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O balanço da pena lançado de maneira independente O livro é de autoria de  Paulo Kamiya e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 



"O Balanço da Pena" é uma obra envolvente que mergulha o leitor em um dilema ético e moral complexo. Escrito por um autor talentoso, a história narra o impacto de um assalto na vida de um médico, que se vê confrontado com a difícil decisão de cumprir seu dever profissional ou ceder à vingança.

No início da história nós conhecemos Danilo Akio, um médico que teve sua adolescência marcada pela morte de sua querida irmã mais velha, Deise Maki. Antes de morrer, no entanto, Maki comprou a Akio um colar com o símbolo do deus Anúbis: Ankh, entre seus significados, a marca simboliza a vida. 


Com isso, Akio seguiu a carreira de medicina justamente por conta desse momento tão impactante de sua vida. Até o momento em que ele é assaltado e tudo muda. 

Por outro lado, temos a história de Ezequiel. Um homem que junto a sua mulher chamada Rosária, tentam conseguir emprego em uma capital cruel e com poucas oportunidades. Com um filho para cuidar, Ezequiel planeja então um assalto para tentar conseguir dinheiro para salvar sua esposa, que está doente. 


O assalto, no entanto, leva Ezequiel a ser atropelado por um carro, Akio, a vítima do assalto, vê a oportunidade de salvar a vida de seu próprio assaltante, mas será que ele fará isso? 

O que mais me impressionou nesse livro foi a narrativa, que habilmente tece as histórias do médico e do ladrão, oferecendo duas perspectivas distintas sobre o mesmo evento. Essa abordagem narrativa dupla cria uma atmosfera de suspense e curiosidade, enquanto, em diversos momentos, me questionei sobre qual seria o a conclusão daquilo tudo. 


Paulo aborda muitos temas em sua escrita, e nada é tão maniqueísta quanto parece ser! Os personagens são bem complexos e bem trabalhados, portanto não há uma definição clássica do bem versus o mal aqui. A escrita do autor é rodeada de sentimentos como vingança e perdão, além de exaltar a empatia. A trama não se limita a fornecer respostas fáceis, mas sim instiga uma análise pessoal, despertando uma variedade de emoções e questionamentos.


A escrita do autor é envolvente e fluída, permitindo uma imersão total na história. O enredo é habilmente construído, revelando camadas de complexidade nos personagens principais e nas suas interações. Além disso, a referência ao mito egípcio de Anúbis, o deus dos mortos, acrescenta um elemento fascinante à narrativa, ampliando o escopo das reflexões propostas.

"O Balanço da Pena" é uma leitura obrigatória para aqueles que desejam explorar questões éticas e morais de maneira profunda e envolvente. O livro apresenta uma trama emocionante, personagens bem desenvolvidos e uma abordagem reflexiva sobre as complexidades da condição humana. Com uma escrita habilidosa e temas relevantes, essa obra deixa uma marca duradoura no leitor, convidando-o a repensar suas próprias convicções e valores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: GRANDE HOTEL BRASIL

  Autor(a):  Fernando Couto de Magalhães Editora:   Dialética  Páginas: 319 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Bo...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!