30 de outubro de 2018

RESENHA: DEIXADA PARA TRÁS


Deixada ParaTrás
Autor: 
Charlie Donlea
Editora:
 Faro Editorial
Páginas
: 368
Resenha escrita por:
 Leonardo Santos


Nicole Cutty e Megan McDonald são alunas do ensino médio na pequena cidade de Emerson Bay, Carolina do Norte. Quando elas desaparecem de uma festa na praia em uma noite quente de verão, a polícia inicia uma busca maciça. Nenhuma pista é encontrada e a esperança é quase perdida, até Megan milagrosamente aparecer depois de escapar de um bunker no fundo da floresta.






Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Em clima de Halloween decidi ler alguns livros mais puxados pros thrillers, esse mês eu resenhei It: A Coisa e a Garota do Lago, agora, trago para vocês a resenha de mais um thriller. Do mesmo autor do já citado A Garota do Lago, o livro da vez é Deixada Para Trás. Confere aí: 

Pra começar, li dois livros do Charlie Donlea seguidos, e nele pude perceber a clara evolução do autor em termos narrativos. Enquanto A Garota do Lago (primeiro livro de Donlea), na minha opinião, tem fortes problemas de narrativa e aprofundamento dos personagens (como já citados na resenha), Deixada Para Trás mostra claramente o quando o autor evoluiu desde a escrita de seu primeiro livro. Com personagens mais fortes e uma história mais bem desenvolvida, apreciei muito mais esse suspense do que o anterior. 

Deixada Para Trás conta a história de duas garotas que são sequestradas durante uma festa realizada por um grupo de amigos na beira de um lago. Nicole e Megan não eram exatamente amigas, por mais que compartilhassem do mesmo ciclo de amizades, as personalidades de ambas são opostas. O sequestro toma a atenção da mídia global quando, duas semanas após o rapto, Megan escapa do cativeiro e consegue, enfim, sua liberdade, entretanto, Nicole continua desaparecida. 

Meses se passam e Megan ainda é sufocada pela mídia, isso graças ao lançamento de seu livro que relata a história de seu cativeiro, chamado Desaparecidas. Nisso, Charlie nos leva a outra personagem fundamental dessa narrativa, Lívia. Irmã de Nicole, Lívia atualmente cursa para ser uma médica-legista, encarregada de realizar autópsias para encontrar detalhes que possam esclarecer a morte dos corpos em que trabalha, a inspiração de Lívia está justamente em ter empatia com aqueles que sofrem com a perda das pessoas que se foram. 

Lívia sente muito o desaparecimento de sua irmã (cuja a mídia parece ter se esquecido desde que Megan escapou do cativeiro), entretanto pouco pode fazer a respeito. A situação parece mudar quando um corpo chega em sua mesa para a autópsia. O cadáver diante de si parece ter se matado ao se jogar de uma ponte, entretanto os fatos provam ao contrário, todavia o cenário fica ainda mais curioso quando Lívia descobre que o corpo diante de si é do último namorado que sua irmã, Nicole, tivera antes de desaparecer. Lívia e sua família desconhecia que Nicole tinha um namorado.

Tal novidade faz com que Lívia comece a caçar mais informações a respeito do garoto e logo as ligações algo mais sombrio vão se conectado. Logo, Lívia pede a Megan ajuda para desvendar todo o mistério envolto na segunda vida de Nicole e, elas esperam, encontrar a garota. 

Como disse anteriormente, gostei muito mais desse livro do que A Garota do Lago, aqui o autor conseguiu me prender de uma forma mais envolvente, dou grande crédito ao trabalho de pesquisa realizada por ele ao escrever sobre o ponto de vista de Lívia, por ela ser uma médica-legista em formação, acompanhamos a personagem em diversas autópsias que funcionam como um estágio, o conhecimento da personagem é vasto e muito bem explorado durante a narrativa, algumas partes chegam até a dar uns calafrios. 
O desenvolvimento da história também flui bem, apesar de eu ainda achar que algumas pistas são dadas de forma muito fácil, ainda sim tudo evolui em um bom ritmo, também tem a questão das duas linhas temporais em que o livro se desenvolve: No presente (meses depois do sequestro) e no passado (semanas antes do sequestro até a noite em questão), a alternância entre os períodos dá um frescor em algumas partes, até porque no passado temos capítulos no ponto de vista de Nicole e até do sequestrador. 

Os personagens desse thriller também são explorados de forma mais abrangente mas ainda são meio apáticos, creio que poderia ser ainda mais, explorando mais os traumas de Megan e também da dor sentida por via. Acho que se o escritor apostasse mais na emoção humada do que entregar pistas sistematicamente, a história iria me impactar mais. 

No final das contas, achei o final bem interessante e surpreendente, não sei enquanto a sua coesão... Isso porque às vezes um autor escreve um final para te chocar e falar "jamais imaginaria que tal personagem era o sequestrador!", mas não coloca elementos suficientes para você pensar "Não acredito que eu não descobri antes, as pistas estavam ali o tempo todo", não tenho certeza se essa foi a intenção do autor, precisaria ler de novo pra isso. 

No geral, Deixada Para Trás me satisfez muito mais do que o suspense anterior de Charlie Donlea, o autor evoluiu muito e me deixou bem curioso para ler sua outra obra que já foi lançada pela Faro Editora. 

PS: O trabalho feito pela editora na edição do livro está impecável, tanto na textura das folhas quando na arte da capa.

33 comentários:

  1. Uau! É uma história que promete fazer a diferença na nossa estante a começar por essa capa tão bem feita e convidativa à leitura. Achei muito interessante o enredo e acompanhar esse mistério acredito que será uma aventura e tanta. Além disso a maioria dos personagens é bem interessante, lerei e tirarei minhas conclusões.
    Ótima sugestão!
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  2. Sua resenha me deixou intrigada haha vou adicionar na minha lista!
    Um Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Já vi várias críticas positivas a Deixada para Trás, tenho curiosidade de ler essa obra. A trama é misteriosa e instigante, um prato cheio para os amantes de tramas policiais, ótima pedida!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texto, fiquei com vontade de ler o livro só por ver a sua resenha. Com certeza vou adicionar esse livro na minha wishlist literária. Beijoss <3

    www.blogoiamadx.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aeee fico muito feliz que tenha gostado da resenha, abraços!

      Excluir
  5. Eu tenho o livro aqui e se tudo der certo, vou ler ele em dezembro (pois a garota do lago vou ler agora) e tô cheia de esperança com esse livro, vamos ver! Sua resenha me deixou entusiasmada!

    ResponderExcluir
  6. Wow! Eis uma resenha que me deixou com vontade de ter este livro em mãos! Sobre o autor, nada como a evolução, né?
    Vou atrás para ler pois curti mesmo!
    Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, foi isso que eu senti lendo esse livro, que o autor evoluiu muito! Obrigado pela visita!

      Excluir
  7. Só a capa já nos chama a atenção pra leitura e no desenrolar de sua resenha ainda mais!
    Adorei seu trabalho, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Não conheço a escritora… nem o seu trabalho. Mas ultimamente estou aberta a novos escritores vs. novos géneros literários :) Parece-me uma boa recomendação, obrigada :)

    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um escritor haha
      Os livros dele são muito bons, vale a pena viu

      Excluir
  9. Que indicação bacana. Nao conhecia o livro e achei bem interessante a sinopse e sua resenha. Realmente a capa do livro é bem convidativa a ler. Gostei da partilha.

    ResponderExcluir
  10. Fiquei bastante curioso com o livro. Mesmo diante dos pontos levantados na resenha que poderiam ser melhorados, parece que o autor soube criar um bom suspense em torno dos mistérios desse sequestro e do corpo que aparece depois. É bem interessante ver o desenvolvimento do autor lendo os dois livros na sequencia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o autor consegue fazer isso de forma que nos deixa bem aflitos viu!

      Excluir
  11. Aaah esse livro ta super me perseguindo, tero muito ler ele, mais me falta tempo, adorei a construção da sua resenha me deixou bem mais curiosa sobre a história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, espero que você leia o mais rápido possível porque é bom mesmo!

      Excluir
  12. Tua resenha me faz crer que este é um daqueles livros que nos proporcionam um ótimo entretenimento. Particularmente gost0 deste gênero thriller/drama/suspense e o enredo de "Deixada para trás" me parece seguir essa linha de uma forma bem interessante!
    Parabéns pela resenha e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Malu! Realmente o livro prende muito a atenção e se torna um ótimo entretenimento, espero que você goste

      Excluir
  13. Já tinha ouvido falar até tiver ótimas críticas mas ainda não tinha lido, agora fiquei bem curioso para conhecer mais

    ResponderExcluir
  14. Eu adoro histórias assim, que apresentam um enredo que te prende e te faz querer continuar lendo sem parar. Adorei a sua dica, e assim que terminar o livro que estou lendo, vou buscar essa obra!

    ResponderExcluir
  15. Eu fiquei encantada foi com essa resenha que me fez embarcar no mundo imaginário desse livro.
    Quero sim ler esse livro o mais rapido possível depois dessa resenha.
    Você interpreta pra gente em sua resenha nos deixando assim... louquinha para ler o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah muito obrigado pelos elogios! haha
      Espero que goste da leitura

      Excluir
  16. Elas estão sendo incríveis mesmo, né Karini? Abraços

    ResponderExcluir
  17. Muito bom o livro, já tô no final, e é tão bom que eu não consigo parar de ler, comprei A Garota Do Lago tô louca pra ler

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: COSMOS — UM SONHO DE ASTRONAUTA

Organizadores:   Jesus Abel de Moura  Editora:  Viseu Páginas: 293 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. No cenário d...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!