31 de janeiro de 2019

RESENHA: A PRINCESA SALVA A SI MESMA NESTE LIVRO

O Princesa Salva a Si Mesma Neste Livro
Autora: Amanda Lovelace

Editora:
 Leya
Páginas
: 208
Resenha escrita por:
 Leonardo Santos

A princesa salva a si mesma neste livro, de Amanda Lovelace, é comparado ao fenômeno editorial Outros jeitos de usar a boca, de Rupi Kaur, com o qual compartilha a linguagem direta, em forma de poesia, e a temática contemporânea. É um livro sobre resiliência e, sobretudo, sobre a possibilidade de escrevermos nossos próprios finais felizes. Não à toa A princesa salva a si mesma neste livro ganhou o prêmio Goodreads Choice Award de melhor leitura do ano de 2016, escolha do público. Esta é uma obra sobre amor, perda, sofrimento, redenção, empoderamento e inspiração. O livro combina o imaginário dos contos de fada à realidade feminina do século XXI com delicadeza, emoção e contundência. Amanda, aclamada como uma das principais vozes de sua geração, constrói uma narrativa poética de tons íntimos e cotidianos que acolhe o leitor a cada verso, tornando-o cúmplice e participante do que está sendo dito. Acessível e de fácil compreensão, seu A princesa salva a si mesma neste livro vai tocar os corações até mesmo de quem não gosta ou não tem o hábito de ler poesia, pois aborda sentimentos comuns a qualquer ser humano, principalmente às mulheres.



Seguindo a linha de escrita de Rupi Kaur autora do famoso livro Outros Jeitos de Usar a Boca (cuja resenha você pode conferir aqui), A Princesa Salva a Si Mesma Neste Livro traz uma série de poemas escritos por Amanda Lovelace, escrito de uma forma mais moderna e livre, fiquei bem interessado em conhecer um pouco da escrita da autora depois de gostar tanto do livro de Rupi, por isso me aventurei e adquiri o livro. 




O livro é dividido em quatro partes que exploram uma jornada que a autora percorre,  tudo começa com  "a princesa";  indo para o segundo capítulo intitulado de "a donzela"; seguindo para. "a rainha" e finalizando com "você". O que eu gostei muito sobre os poemas é por mais que eles sejam curtos, eles possuem uma conexão e, principalmente, um desenvolvimento. Ao começar com a princesa, temas como problemas de auto estima e fragilidade em relações familiares são mostradas de forma bem crua, expondo as dores da pessoa que escreve os poemas. É poderoso ver isso e sentir um pouco através das palavras os sentimentos da autora, isso realmente foi um ponto positivo pra mim. 


Mas creio que os capítulos que eu mais gostei foram a rainha e você, talvez por conta da maturidade que esses poemas contém e pela mensagem de empoderamento que eles compartilham. 

Não farei comparações com Outros Jeitos de Usar a Boca, entretanto é visto que Amanda possui vários traços da escrita de Rupi, entretanto carece de alguns pontos que precisa desenvolver pra deixar sua escrita mais original. 

Não conhecia muito esse estilo de literatura em poemas modernos que tocam em assuntos que ainda são considerados tabus (principalmente temas como abuso e sexualidade), e estou gostando do desenvolvimento dessas autoras, e além de tudo a oportunidade delas conseguirem contar sua história de forma lírica tão impactante. 

6 comentários:

  1. Ainda não conhecia esse livro, valeu pela dica!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  2. Só o título já instiga muito, transmite um empoderamento, mas conhecer a forma como essa história é narrada, de forma tão poética, me deixou ainda mais atraída!

    Beijos,
    Estante da Josy

    ResponderExcluir
  3. Tô louca para ler este livro. Já perdi as contas de quantas postagens já li sobre ele. Um livro super atual no momento em que o debate sobre a importância do empoderamento feminino está em alta. Adorei a tua resenha.

    ResponderExcluir
  4. Fico muito feliz que a poesia está sendo resgatada, tenho o livro outros jeitos de usar a boca, e amei cada página.

    ResponderExcluir
  5. Achei o título longo, mas os assuntos abordados na leitura me deixaram com vontade de conhecer essa bela obra.

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: COSMOS — UM SONHO DE ASTRONAUTA

Organizadores:   Jesus Abel de Moura  Editora:  Viseu Páginas: 293 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. No cenário d...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!