16 de janeiro de 2019

RESENHA: WINK POPPY MIDNIGHT


Resultado de imagem para wink poppy midnightWink Poppy Midnight
Autora:  Ap
ril Genevieve Tucholke
Editora:
 Galera Record
Páginas
: 224
Resenha escrita por:
 Leonardo Santos

Wink é a nova vizinha esquisita e misteriosa, com seus cachos ruivos rebeldes, suas sardas e suas roupas estranhas. Poppy é a rainha do ensino médio, com seu cabelo loiro perfeito, sua beleza estonteante e sua grande habilidade para a manipulação e crueldade. Midnight é o menino doce e inseguro que se vê entre as duas. Wink sabe contar muitas histórias de cor. Ela está ciente de que todas elas precisam de um herói para derrotar o vilão. Poppy não acredita em histórias. Ela acredita acima de tudo, em si mesma e acha que pode conquistar e derrotar qualquer coisa. Midnight até acredita em histórias, mas ele está certo de que nunca vai ser protagonista de nenhuma, mesmo que Wink pense o contrário. Ele não é bom em nada. Poppy é a rainha da escola. Wink é a menina excluída que parece viver em um mundo particular e fantasioso. Midnight é o garoto preso entre elas que se vê obrigado a lidar com as consequências de um trote sombrio. Mas o que realmente aconteceu? Alguém sabe a verdade. Alguém está mentindo. Mas quem?
Fala galera do Porão Literário! Tudo certo? Hoje a resenha é de um dos livros que mais me atiçou a lentura devido a sua sinopse um tanto quanto enigmática. Indicado pela Teen Vogue e pelo portal Mashable como um dos melhores livros estilo Young Adult de 2016, WINK POPPY MIDNIGHT gira ao redor desses três personagens e o relacionamento complicado entre eles, vamos a história então. 


Poppy é a típica menina popular do colégio: bela, rica e extremamente mimada, a garota tem uma legião de seguidores e um relacionamento com Midnight, um garoto dócil e ingênuo, no entanto a palavra certa não seria relacionamento, já que Poppy considera Midnight como uma propriedade. O garoto aceita ser escravo da menina, entretanto, tudo isso começa a mudar quando Mid se muda e conhece sua nova vizinha, Wink. 

A atração pela garota ruiva e considerada estranha é imediata, pois Midnight começa a perceber como é realmente gostar de alguém e se sentir confortável ao lado dessa pessoa, porém Poppy vê isso como uma ameaça e decide agir contra Wink. A sequência que se segue vem acompanhada de um incidente e um desaparecimento, mas agora afinal quem é herói, quem é vilão, quem é mentiroso? 
Pois bem, neste livro os capítulos são divididos entre os três personagens principais, o que me estranhou no começo foi o quanto eles são curtos, alguns ocupavam meia página com no máximo três parágrafos, e o ponto positivo em relação a escrita da autora está na distinção dos personagens! Dá pra entender facilmente qual capítulo é de qual personagem por conta da forma em como ele é narrado. 

Mas em questão da narrativa como um todo eu encontrei alguns problemas para construir uma relação com os personagens e principalmente para me absorver na história. Deixa eu explicar melhor, o livro não te encaminha para um clímax de forma que te prenda. Os personagens são pouquíssimos explorados no início do livro e tudo parece muito raso e superficial. 

E como o livro é bem curtinho (tem duzentas e poucas páginas), a demora pra trama engajar é ainda mais preocupante, mas felizmente um evento que agita a história acontece, e um mistério se cria a partir daí. Nesse ponto, Tucholke cria um mistério um pouco mais convincente, chegando a um desfecho rápido e bagunçado, porém um tanto satisfatório. 

Pelo menos a autora coloca boas referências, o que ajuda a nos afeiçoarmos um pouco mais aos personagens. Referências as Crônicas de Nárnia e outros livros da literatura são usados para exemplificar situações e sentimentos. 

No geral o livro não é um daqueles que vai ficar na sua mente durante muito tempo, mas acaba sendo uma diversão por algumas horas!

17 comentários:

  1. Pelo início da sua resenha tive a impressão de que se trataria de um livro incrível, mas, salvo engano, acabou resultando num mais do mesmo?
    Que bom que valeu como diversão pelo menos!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro por ter uma história leve pode ser lido intercalado com uma leitura mais pesada. Até gostei do que relatou dele e não irei descartar a possibilidade de ler, achei convidativo.

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de livros do gênero, este deve ser incrível!

    Niceness Beauty

    ResponderExcluir
  4. Achei a trama interessante pois histórias que envolvem mistério me atraem, só fiquei encucada por conta dos deslizes, mas é um livro que leria se tivesse oportunidade

    ResponderExcluir
  5. Não é o tipo de livro que gosto muito de ler. Mas gostei de ver a resenha.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Tudo bem?

    Li sua resenha e confesso que não fiquei muito animado com o livro, mas caso tenha a oportunidade irei ler. Tenho uma queda por livros com mistérios.

    Obrigado pela dica!
    Até mais!

    ResponderExcluir
  7. Bem, você trouxe um quê de empolgação no começo e depois pá, deixou baixar devido as expectativas não terem sido supridas. E achei muito interessante como você conseguiu passar isso por aqui, acredito que unânime que começamos com aquele expectativa, e as vezes não são supridas, mas não significa que possa ser ruim. Talvez surpreenda, um público mais juvenil e mais ansioso que curta obras mais simples e pequenas. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Que pena que este livro não atendeu às suas expectativas... :/ é triste quando isso acontece, né? Vamos torcer para a autora se superar no próximo livro.

    ResponderExcluir
  9. Confesso que quando li a sinopse fiquei louca para ler o livro, mas ao longo da sua resenha desanimei um pouco, parece um livro bem normal, com uma narrativa demorada e um final bem corrido.

    ResponderExcluir
  10. Pela sua resenha não é um livro daqueles que deixam marcas profundas. rs
    Mas me pareceu bem leve, do tipo pra sair da ressaca literária, eu gosto de ler livros assim ás vezes! rs

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia esse livro, é uma novidade para mim e achei interessante a premissa, contudo por meio da sua resenha fiquei desanimado, pois não atendeu as suas expectativas e isso é muito ruim quando acontece. Vou pesquisar mais sobre o livro e parabéns pela resenha!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Olá, acho que o trabalho é bom incluí-lo na minha lista de pendentes. Então, certamente, ousarei descobrir isso. Obrigado por compartilhar. Melhores cumprimentos.

    ResponderExcluir
  13. Olá, a capa é bem chamativa, mas não curti a premissa do livro, ultimamente estou passando longe de dramas adolescentes, também não gosto de histórias que tenham tantos personagens dividindo capítulos fico perdida.

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Adorei a capa do livro, mas confesso que a história não me interessou muito. Quando li o que você escreveu sobre a escrita superficial dos personagens e que demora pra rolar algo que prenda a atenção, a vontade diminuiu ainda mais. Portanto, acho que não é um livro que eu leria.
    Mas que bom que a leitura, com esse grande acontecimento no final, valeu a pena!

    Grande beijo,
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  15. Eu lembro que quando li esse livro me decepcionei bastante. Achei que a história ia tomar outro rumo.. no final enrolou, enrolou para pouco hehehe

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  16. Amei a capa desde a primeira vez que vi. A sinopse também me chamou a atenção, mas não estou muito empolgada pra ler pelos pontos que você ressaltou na resenha. Eu gosto/estou precisando de um livro que me prenda e que eu não consiga parar de ler. Não significa que deixarei de ler esse, mas pelo menos por enquanto não pretendo fazê-lo.

    Beijuss;
    Mente Hipercriativa
    FanPage Mente Hipercriativa

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: COSMOS — UM SONHO DE ASTRONAUTA

Organizadores:   Jesus Abel de Moura  Editora:  Viseu Páginas: 293 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. No cenário d...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!