.

RESENHA: QUANDO ELA DESAPARECER

4 de maio de 2019


Quando Ela Desaparecer
Autora:  Victor Bonini

Editora:
 Faro Editorial
Páginas
: 272 páginas
Resenha escrita por:
 Leonardo Santos
Livro cedido pela editora




Uma garota de dezesseis anos desaparece durante uma excursão escolar. Mas não se trata de qualquer garota. Dois anos atrás, ela esteve à beira da morte, e quando foi encontrada, ninguém acreditou que sobreviveria. Agora, há dois meses desaparecida, não restam dúvidas de que esteja morta. Rastros de sangue e um colar arrancado são as únicas pistas. Pressionados, os policiais estão desesperados por respostas, mas ninguém na longa lista de suspeitos parece ter forte motivação para cometer um crime. Até que o caso vira de cabeça para baixo e segredos muito bem enterrados emergem para revelar o lado cruel de um lugar aparentemente tranquilo. No meio de tantos possíveis culpados, os inocentes é que estão mais aflitos… porque alguns deles começaram a morrer. Bonini cria uma história empolgante sobre uma garota misteriosa, os segredos que cerca seu desaparecimento e uma jornalista procurando respostas. De ritmo acelerado e impossível de largar! Charlie Donlea, autor de A Garota do Lago, Deixada para trás e Não confie em ninguém Um livro rápido, furioso, repleto de reviravoltas e surpresas que farão você se perguntar: “o que foi isso que acabou de acontecer?”. 

Quando Ela Desaparecer começou como uma incógnita pra mim, isso porque o livro de Victor Bonini me atraiu logo no começo por todo o mistério que rondava o desaparecimento de Kika (personagem principal do livro). Afinal, o que teria acontecido com a garota? Que ela desapareceu é um fato, agora, quais circunstâncias levaram a isto? Uma fuga seria pouco provável, dado as evidências já apresentadas... Enquanto as semanas vão passando a lista de suspeitos vai aumentando...



A sinopse de Quando Ela Desaparecer pode parecer um pouco clichê aos olhos de muita gente, mas é aí que Bonini consegue trazer algo novo de uma história que já foi utilizada por muitos mestres do suspense, talvez o frescor da história esteja em como ela é apresentada a nós, leitores. Tudo nos leva a crer que a obra seja um livro reportagem, seja pelo compartilhamento de evidências durante a narrativa e a forma em como os acontecimentos são narrados, eu mesmo fiquei um pouco confuso no começo da obra se por acaso aquele era um fato real ou não. 

Acredito que este seja um ponto extremamente positivo do livro, até porque dá muita veracidade aos eventos acontecidos. Alguns depoimentos de suspeitos são narrados durante a investigação do detetive Bardelli e neles vemos personagens que poderiam facilmente ser meus vizinhos e conhecidos, creio que o cenário escolhido pelo autor (no caso, Guarulhos), nos aproxima com o ambiente narrado e cria essa esfera de proximidade. 

O lado jornalístico da obra realmente brilha (sendo que o fato do autor ter experiência nessa área realmente pode ter ajudado bastante), mas creio que o fato dos personagens serem complexos ajuda a obra a ter sua principal característica: ser real. Todas as figuras que aparecem são extremamente verossímeis, e suas motivações vão sendo detalhadas conforme as páginas vão passando, inclusive em certo momento da narrativa sabemos se Kika está viva ou morta, e sem spoilers (obviamente), essa descoberta não tira em nada toda a expectativa da obra. 

No contexto geral, Quando Ela Desaparecer convence e consegue colocar Victor Bonini como um dos autores referências do mercado, trazendo personagens complexos em ambientes sociais comuns aos nossos, oferecendo toda a crítica social que soe de modo sutil! Não conheço as duas outras obras do autor, mas pelo o que eu pesquisei o personagem do detetive Bardelli é recorrente, já vou querer adquirir Colega de Quarto e O Casamento para avaliar melhor a escrita de Bonini. 
E, então, a prática provou uma velha teoria: o medo dá origem à ignorância

Um comentário:



Olá leitores e leitoras! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 24 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Minas Gerais cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

.

Caixa de Busca

Conheça a equipe do Porão!

CLIQUE E PARTICIPE!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

POST DO DIA

RESENHA: NOVO MUNDO EM CHAMAS

parcerias

PROJETO "LENDO CLÁSSICOS"

SIGA NO INSTAGRAM

Categorias

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Facebook

Arquivos

Leitura coletiva PJO

LITERATURA E MÚSICA

Tecnologia do Blogger.

HQ'S e Graphic Novels