28 de julho de 2019

RESENHA: NOVE DESCONHECIDOS



Nove Desconhecidos
Autora: Liane Moriarty

Editora:
 Intrínseca
Páginas
: 464 páginas
Resenha escrita por:
 Leonardo Santos

 Nove pessoas se reúnem em um spa bem distante da cidade. A quilômetros da civilização, sem carro nem celulares, elas não têm qualquer contato com o mundo exterior. Apenas tempo para pensarem em si mesmas e se conhecerem melhor. Algumas estão lá para perder peso, algumas para tentar recomeçar a vida, outras por razões inconfessáveis até para elas mesmas. No meio de tanto luxo e mimo, sucos e meditação, todos sabem que vão precisar se esforçar nos próximos dez dias. Mas ninguém é capaz de imaginar o tamanho do desafio. Frances Welty, escritora de romances best-sellers, chega à Tranquillum House com um problema nas costas, um coração partido e um corte no dedo extremamente dolorido. Ela logo fica intrigada com os colegas de retiro — a maioria não parece precisar de fato de um spa. Mas quem mais a deixa curiosa é a diretora. Será que ela tem as respostas que Frances nem sabia que estava procurando? Será que Frances deve colocar suas dúvidas de lado e mergulhar em tudo que o spa tem a oferecer? Ou é melhor fugir enquanto é tempo?
Não demora muito para que todos os hóspedes estejam se fazendo esta pergunta.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje trago a resenha que eu mais de diverti escrevendo até agora, isso porque o livro que vou tratar me divertiu tanto que, escrever uma opinião sobre ele não poderia ser diferente. A obra tratada é Nove Desconhecidos, da autora Liane Moriarty. Liane é famosa por ter escrito Big Little Lies, que virou uma série muito premiada da HBO. Não havia lido nada da autora até agora, mas depois de ler Nove Desconhecidos com certeza eu vou mudar isso, quer saber mais sobre a história? Leia abaixo!


Nove estranhos com diferentes problemas em suas vidas pessoais vêem uma escapatória em um spa. Tranquillum House é conhecido por seus tratamentos intensos quando se diz em relaxar e procurar uma outra perspectiva para a vida. Métodos esses que causam divergência nas opiniões nos clientes que passam por lá, enquanto alguns amam e dizem que a experiência naquele spa mudou completamente suas vidas, outros odeiam com afinco. É nesse mistério que mergulhamos na vida de Frances, escritora de romances que passa por um período complicado, afinal seu mais novo livro foi recusado por ser "clichê" e "romântico demais", além de ter passado por uma decepção amorosa bem dolorosa e problemas com o corpo, Frances se vê extremamente atraída por um novo começo, e nada melhor do que relaxar durante dez dias em um spa extremamente luxuoso, não? Afinal o que poderia dar errado?

Os personagens dessa história são o ponto forte do livro, isso porque eles são quase que hipnotizantes. Nove Desconhecidos é divido em diversos pontos de vista, sendo que cada capítulo é narrado por um dos clientes, assim como Masha (a diretora do spa) e Yao (um de seus assistentes). Parece gente demais e a impressão de ficar confuso com tantas histórias e tanta gente em um mesmo lugar pode ser a primeira ideia que temos, mas Liane desenvolve tão bem cada personagem que fica quase impossível confundir um com o outro por conta de suas enormes diferenças entre si! No começo temos um "protagonismo" da personagem de Francis, que ocupa a maioria dos capítulos, e sério, ela é uma das personagens das quais eu me apaixonei mais fácil por conta de seu sendo irônico e extremamente cômico. 
Além dos personagens que dão nome ao título, o spa onde eles se localizam também serve como um personagem bem interessante! O Tranquillum Hotel é misterioso e assim que os hóspedes chegam no local ficamos na ânsia de conhecer mais o local e principalmente as pessoas que o gerenciam, neste caso, creio que Masha é um talento a parte! A diretora do spa guarda consigo uma característica hipnotizante  e meio assombrosa. Pouco é explicado sobre o programa de dez dias dos quais os personagens vão passar, e descobrir as novas etapas junto com eles é um deleite!

A princípio o clima mais cômico de estabelece de forma sutil, o que me deixou muito feliz! Mas conforme a trama vai se desenrolando, passamos a conhecer mais os motivos de cada personagem que os levaram a ir pro spa, isso os torna muito mais complexos e desenvolvidos, o que pra mim com certeza é o ponto alto da história. 

O livro tem quase 500 páginas mas eu senti como se fossem 200 no máximo, isso graças ao poder narrativo de Liane em escrever de forma leve e sedutora, não sei o que eu poderia dizer de ruim sobre Nove Desconhecidos, por isso foquei em todos os pontos positivos que encontrei, e olha... Não são poucos!

Vale lembrar também que o livro entrou pro clube de leitura da Reese Witherspoon e ela gostou tanto da obra que adquiriu os direitos da adaptação! Uma série já está sendo desenvolvida pela plataforma de streaming Hulu, até agora o elenco já conta com ninguém menos que Nicole Kidman! Ela irá interpretar a dona do Tranquillum House, Masha. Ansiedade é pouco pra definir o quanto eu tô animado pra essa série!

8 comentários:

  1. Olá,o livro já me encantou pela mensagem da capa. Ao ler sua resenha descidi que quero ler urgente esse livro.

    ResponderExcluir
  2. Aliás, título mais atraente impossível! Caraca amei! Xo correr na livraria pra comprar... rsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é? Eu também fiquei extremamente animado só pelo título

      Excluir
  3. eu vejo bastante gente falando desse livro ultimamente, achei a temática bem interessante mas nunca li nada dela, mas já vi aquela adaptação de pequenas grandes mentiras e achei fantástico! Tô doida pra conhecer mais sobre ela. Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi o primeiro que eu li dela e olha... Quero ler TODOS agora

      Excluir
  4. Já ouvi falar muito dele e ao ler seu post não sabia que era tão interessante assim o livro.Sem dizer que essa capa é lindíssima e o enredo também.

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: AGATHAS

  Organizadores:   Kathleen Glasgow & Liz Lawson  Editora: Plataforma 21 Páginas: 424 Ano de publicação: 2023 Compre através dest...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!