.

5 FATOS HORRIPILANTES SOBRE A MEDICINA DO SÉCULO XIX

28 de agosto de 2019


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Minha leitura da vez está sendo uma experiência incrível! Isso porque ela relata um pouco de como eram feitas as cirurgias no século XIX (dezenove) e como um cara chamado Joseph Lister mudou todo o cenário da época. Medicina dos Horrores explora como as cirurgias eram SANGUINÁRIAS E DOLOROSAS aos pacientes, confesso que pouco conhecia sobre os procedimentos realizados, pois eis que contarei cinco fatos HORRIPILANTES presentes no livro, tá preparado?

1) AMPUTAÇÕES REALIZADAS EM 30 SEGUNDOS
Sabia que os cirurgiões se gabavam por realizar amputações express? Pois é, Robert Liston foi um cirurgião que conseguia a proeza de amputar uma perna em 30 segundos! Todos os alunos que assistiam o procedimento ficavam maravilhados com a força e destreza do doutor. 

2) HORROR NAS CASAS DA MORTE
Casas da Morte era uma espécie de galpão onde as escolas de medicina guardavam os corpos em que os universitários iriam dissecara anatomia humana, ali o horror era absoluto pois os parte corpos eram largados depois dos estudos e muitas aves passavam ali para se alimentar da carne que sobrou. 

3) PORTAL PARA A MORTE
Em uma época onde os especialistas achavam que o pus em uma ferida era parte de sua cicatrização, os hospitais eram mais temidos do que campos de guerra, logo se popularizou o termo "portal para a morte" para se referir a um hospital ou operação cirúrgica. 

4) ANESTESIA É UM LUXO
Além de todos esses problemas, muitos dos procedimentos cirúrgicos eram feitos sem anestesia ALGUMA! Em alguns casos se usava óxido nitroso (conhecido por nós como Gás do Riso), embora muitos cirurgiões não adotasse esse óxido como "confiável"

5) AMPUTAÇÃO ACIDENTAL
Em uma cirurgia realizada, Liston (aquele doutor que amputava membros em trinta segundos) decepou acidentalmente três dedos do seu assistente, que segurava o membro do paciente a ser amputado!

Bizarro, não é? Esse só são alguns dos relatos presentes no livro Medicina dos Horrores, você pode conferir como esse processo evoluiu para a medicina que conhecemos hoje acessando o site da Intrínseca e adquirindo seu livro!


Nenhum comentário:

Postar um comentário



Olá leitores e leitoras! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 24 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Minas Gerais cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

.

Caixa de Busca

Conheça a equipe do Porão!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

POST DO DIA

RESENHA: MOBY DICK

PROJETO "LENDO CLÁSSICOS"

SIGA NO INSTAGRAM

Categorias

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Facebook

Arquivos

Leitura coletiva PJO

LITERATURA E MÚSICA

Tecnologia do Blogger.

HQ'S e Graphic Novels