23 de agosto de 2019

RESENHA: COM AMOR, SIMON


Com Amor, Simon
Autora: Becky Albertalli

Editora:
 Intrínseca
Páginas
: 272 páginas
Resenha escrita por:
 Leonardo Santos

Simon Spier tem dezesseis anos e é gay, mas não conversa sobre isso com ninguém. Ele não vê problemas em sua orientação sexual, mas rejeita a ideia de ter que ficar dando explicação para as pessoas - afinal, por que só os gays têm que se apresentar ao mundo? Enquanto troca e-mails com um garoto misterioso que se identifica como Blue, Simon vai ter que enfrentar, além de suas dúvidas e inseguranças, uma chantagem inesperada.




Fala galera do Porão Literário! Tudo certo? Pra comemorar esse mês de aniversário do blog decidi me aplicar as minhas leituras para conseguir trazer mais resenhas pra vocês (isso sem perder a qualidade, claro), e confesso estar em um ótimo ritmo de leitura! Hoje a resenha é de um livro que eu ansiava muito para ler, mas acaba deixando de lado para ler outras histórias, enfim, finalmente consegui ler Com Amor, Simon! Mesmo já tendo assistido o filme e conhecendo bastante da história, nunca havia lido a narrativa mais famosa da Becky Albertalli, enfim, vamos a resenha?


Simon Spier é um garoto comum do ensino médio, e como todos os garotos, ele guarda um segredo. Simon entende que é gay e não se sente mal por isso, afinal não tem nada com o que se sentir mal, entretanto guarda pra si sua orientação por sentir que ainda não é o tempo para contar para seus amigos e família. Mesmo sua escola sendo inclusive e possuindo diversas diretrizes anti bullying, Simon sabe que nem todos irão tratar sua sexualidade como algo comum. 

Tudo começa a mudar quando Simon descobre que existe outro garoto gay que também guarda esse segredo, isso porque esse tal garoto publicou um texto em anonimato no tumblr onde os alunos da escola costumam postar fofocas e intrigas. Simon cria um e-mail fake e passa a trocar mensagens com esse menino, que até então é conhecido como Blue. 

Em uma infeliz tarde, Simon deixa aberto seu email fake em um computador do colégio, isso dá a oportunidade de Martin (colega de classe de Simon), acessar o email de Simon e, assim, descobrir o maior segredo do menino. Martin então usa essa descoberta como chantagem, "pedindo" ao garoto para que o apresente a Abby, uma das amigas de Simon, na intenção de convidá-la a um encontro. O garoto, extremamente acuado, aceita a chantagem. 

Dado a premissa; Com Amor, Simon tem todos os fatores que um livro da Becky Albertalli poderia ter: referências a cultura pop, personagens carismáticos e uma trilha sonora indie bem gostosa! Minha curiosidade para ler a respeito do livro se deu pelo enorme buzz que percorreu as mídias quando o filme foi anunciado, por contar a história de um personagem gay onde a trama não fosse muito dramática ou sofrida, Com Amor, Simon trouxe esse diferencial em apresentar uma comédia romântica meio clichê. 

E são nesses elementos que a trama se aprofunda, estabelecendo um bom clichê creio que o potencial do livro esteja em seus personagens, talvez pelo frescor em dar palco para uma geração que tem mais meios de informações para compreender questões como sexualidade ou politicamente correto, é legal ver como cada um dos amigos de Simon (Leah, Nick e Abby) lidam com a descoberta da sexualidade de seu amigo. Colocando Simon em foco, é interessante analisar como Becky desenvolve todo o cenário do qual Simon é posto a prova, com certeza sua formação em psicologia pôde ajudá-la a criar um ambiente onde os sentimentos do protagonista fossem explorados de forma positiva. 

A revelação de quem é Blue veio de forma meio aleatória, mas acredito que a ideia principal de Becky não tenha sido em criar um jogo de adivinhe qual personagem é gay!, mas sim explorar como revelar um segredo as pessoas pode ser tanto libertador quanto doloroso. Partindo disso Com Amor Simon nos oferece boas risadas e personagens apaixonantes. 

Falando dos coadjuvantes, tanto Leah como Nick ficaram um pouco aprofundados, mas não foi por uma questão da autora não conseguir evoluir ambos, mas sim por não ser conveniente a trama de forma geral, por isso fiquei feliz ao saber que Leah ganhou um livro solo, talvez essa seja a oportunidade perfeita de visitar uma personagem tão boa!

Não tive nenhum problema ao fazer minha leitura pois levei em conta o fator de que o livro não é exatamente a história da minha vida, é um romance divertido e clichê que pode ser lido em uma tarde! Por isso indico muito a leitura para quem quer se divertir, e, por que não, se apaixonar

7 comentários:

  1. Fiquei curiosa sobre este livro, dada a leveza da tua resenha e as referências que vc fez à trilha sonora. Amo. Sobre o Simon não ter problema nenhum no tocante à auto aceitação, isso para mim foge aos clichês dos livros comuns.
    Já quero le-lo.
    Parabéns pela resenha e pelo post!

    ResponderExcluir
  2. oi!
    Eu estou doida para ver o filme de Com Amor, Simon!Eu amei muito esse livro,essa história é linda.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que vi Com amor, Simon! vou dar uma conferida... Mas a literatura é sempre mais rica, né?

    ResponderExcluir
  4. Vejo muita gente falando bem sobre esse livro.
    Quero muito ler.

    ResponderExcluir
  5. Adoro esse tipo de leitura, romance clichê.

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Já li essa história, logo depois de assistir ao filme (sim, sou do tipo de pessoa que faz o contrário da maioria haha). Eu gostei bastante do livro, pois como você bem citou, é um livro para se ler de forma despretensiosa. A questão da autora mostrar como pode ser doloroso ser "arrancado" do armário por outras pessoas é a grande jogada da história, nos levando a refletir. Adorei conhecer sua opinião!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Essa realmente parece ser uma leitura clichê, mas a curiosidade fica por conta de saber quem é a pessoa real por trás dessa identidade.
    Tenho lido cada vez mais livros com essa temática LGBT e estou adorando!

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: COSMOS — UM SONHO DE ASTRONAUTA

Organizadores:   Jesus Abel de Moura  Editora:  Viseu Páginas: 293 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. No cenário d...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!