17 de setembro de 2019

BRASIL SOMBRIO: MACHADO DE ASSIS #TERÇALITERARIA01







Fala galera do Porão Literário! Estreio aqui o meu novo projeto  BRASIL SOMBRIO! Nele, irei abordar alguns notórios autores nacionais responsáveis por fazer da literatura brasileira o que é hoje! Os autores e contos que irei abordar estão presentes do livro Medo Imortal, da @darksidebooks! 


A forma que irei abordá-los aqui é bem diferente do que você aprendeu nas aulas de literatura! O projeto se estenderá por várias semanas onde cada terça abordarei um autor diferente! Tá pronto pra (re)conhecer o primeiro deles?



Machado de Assis é um dos maiores nomes da literatura nacional; seus contos, crônicas e romances inspiraram e continuam inspirando muitos autores(as). Muito se conhece sobre as principais obras machadianas, tais como Dom Quixote, Memórias Póstumas e etc... Porém quando pensamos no gênero horror, poucas pessoas conseguem assimilar a escrita do mestre com esse estilo literário. 

Entretanto, a obra Medo Imortal, da @darksidebooks mostra ao que Machado tinha contos e crônicas que traziam elementos sombrios a tona. Grande leitor de Edgar Alan Poe (tanto que até traduziu O Corvo para nossa língua), Machado sempre banhava seus trabalhos com ironia e sarcasmo para apontar críticas sociais e políticas, a coletânea da Darkside trás alguns contos do famoso autor. Para isso, irei explorar um dos contos presentes na obra, esse intitulado Pai Contra Mãe, escrito em 1906.

Cândido Neves é o protagonista dessa história, homem ocioso, Cândido não consegue permanecer em nenhum emprego pois logo se enjoa do cargo que pratica. Tentou de tudo, porém não consegue se manter nem no comércio nem nos escritórios. Não demora muito para o homem conhecer Clara, uma jovem apática e extremamente silenciosa, dado isso os dois se unem em matrimônio e vão morar juntos. Nisso conhecemos Tia Mônica, tia de Clara que vai morar com o casal. A instabilidade do homem em se manter empregado reflete em sua situação financeira, já que nenhum deles é abastado por posses, e a situação se agrava quando Clara fica grávida. 

Cândido logo descobre um ofício que pode lhe agradar, este se baseava em caçar escravos que fugiram de seus donos, muitos desses homens oferecem uma quantidade exorbitante de dinheiro, o que parece ser a solução para Cândido. Entretanto essa função também não é estável, já que encontrar escravos foragidos não é uma função muito fácil, meses se passam sem nenhum dinheiro na casa, Tia Mônica fica muito preocupada com sua sobrinha, que em plena gravidez mal tem o que comer, quem dirá quando tiverem mais uma boca para alimentar! Ao nascimento da criança, Cândido não vê outra alternativa se não entregar a criança ao convento, entretanto persiste em caçar uma escrava que lhe daria uma recompensa digna de reis. 

O conflito na trama é evidente, isso reforçado pela "profissão" extremamente imoral do protagonista nos leva a um final trágico e aflitivo! Machado utiliza suas principais características para escrever um relato macabro em busca do jogo de interesses que existe em uma sociedade pós escravidão. 

Essa foi a primeira parte do projeto, pretendo falar sobre mais autores de Medo Imortal na próxima terça! Espero que gostem desse projeto, criado na intenção de compartilhar mais sobre a literatura brasileira!

8 comentários:

  1. Oiii Léo, tudo bem? Estou acompanhando este teu projeto e estou amando! Já estava com muita vontade de ler a obra desde que soube do lançamento, mas confesso que agora fiquei muito mais curiosa do que antes.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Que resenha!! Já li alguns contos do Machado e eu gostei muito pelas críticas sociais e políticas.
    Estou com esse livro da DarkSide e agora fiquei com mais vontade ainda de iniciar essa leitura e conhecer esses contos.
    Fora que a edição está linda. Adorei suas considerações.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Amei o teu projeto, ainda mais como uma forma de conhecer nossos tesouros nacionais em um gênero que não se comenta muito nas aulas de literatura... rs Confesso que me surpreendi descobrindo aqui que foi Machado de Assis que traduziu 'O corvo', não sabia mesmo! Espero poder conferir mais edições desse projeto, viu? Estou bem curiosa com o que virá nas próximas semanas. ^^
    Bjks!

    Mundinho da Hanna | Instagram

    ResponderExcluir
  4. Adorei a estreia desse seu novo projeto "Brasil Sombrio". Achei ótimo ter começado com esse autor exemplar da nossa preciosa literatura nacional, Machado de Assis. Ótimo os fatos que você trouxe, pesentes nesse texto. Eu já sabia que o autor tinha traduzido " O Corvo", foi muito bem poder relembrar algumas curiosidades interessantes. Curiosa e ansiosa pelo próximo post do projeto.

    ResponderExcluir
  5. Olá na escola nunca me interessei por Machado de Assis e confesso que já estou amando esse projeto e conhecer mais do Machado de um jeito diferente da escola. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia a obra, mas amei a iniciativa do projeto, e já posso de dizer que começou maravilhosamente bem !! O Machado é um dos meus autores favoritos 💜

    Bjs Aruom Fênix

    Blog Leituras de Aruom

    ResponderExcluir
  7. Adorei o projeto, excelente ideia! Medo Imortal está na minha lista de próximas leituras e adorei a trama do conto do Machado.

    www.coisasdemineira.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Que projeto mais interessante. Gostei muito dessa forma de conhecer um pouco mais sobre autores que admiramos tanto. Quando prestei vestibular li vários livros de literatura e isso me fez gostar ainda mais desse universo e Machado de Assis não fica de fora. Legal a perspectiva que você trouxe. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: COSMOS — UM SONHO DE ASTRONAUTA

Organizadores:   Jesus Abel de Moura  Editora:  Viseu Páginas: 293 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. No cenário d...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!