12 de outubro de 2019

RESENHA: CEM - O QUE APRENDEMOS NA VIDA


Foto 1 - Livro - Cem: O que Aprendemos na VidaCem: O que Aprendemos na Vida
Autores: 
Heike Faller e Valerio Vidali
Editora: Intrínseca

Páginas
: 208 páginas
Resenha escrita por:
 Leonardo Santos

Uma jornada colorida e poética pelos prazeres e desafios da vida, ano a ano, em todas as idades Cem é sobre tudo o que a vida nos traz: a primeira cambalhota, o primeiro amor, a primeira vez que você toma café e a descoberta de que o mundo é verdadeiramente imenso. Suas frases curtas e ilustrações sensíveis percorrem ano a ano as transformações que nos tornam quem somos, mostrando que mesmo que muitos aniversários já tenham se passado, ainda é possível não se sentir adulto, e que, amadurecendo, percebemos que o tempo é não apenas precioso, mas também condescendente: até o fim ele nos dá espaço para viver. Sensível combinação de arte, reflexão e poesia, Cem deve ser saboreado página por página, seja aos poucos ou de uma vez só — é daqueles livros que ficam para sempre conosco e que, a cada compasso do tempo, ganham uma dimensão completamente nova.


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje a resenha que trago para vocês é de um livro que não sabia o que esperar, meio que literalmente, isso porque esse livro veio de surpresa na edição de aniversário do Clube Intrínsecos, da editora Intrínseca. Criei grande expectativa pata saber mais sobre o livro que acompanharia o lançamento da Jojo, e ele me surpreendeu. 


Cem: O Que Aprendemos na Vida trás a jornada de uma (e por que não, nossa) vida humana. O livro trás em cada página uma idade, desde zero até cem anos, além da idade o livro propõe uma frase que de alguma forma está associada aquela idade, e com isso nos consegue fazer refletir a respeito da nossa experiência como seres humanos nesse mundo. 

Afinal, o que aprendemos na vida? Como digerimos as informações ao redor e tornamos isso experiência? Para isso, Heike Faller (um dos autores) conversou com muitas pessoas em diferentes faixas etárias para fazer essa mesma pergunta, e a partir dela tirar o material para produzir o livro. Faller relata nas últimas páginas seu processo de criação e é incrível sua sensibilidade com relação ao conteúdo, realmente te faz ficar apaixonado por cada reflexão que tomamos. 



Além de Faller, o livro é ilustrado pelo italiano Valerio Viladi, suas ilustrações funcionam tão bem que eu diria que são a alma do livro, essas ilustrações me preencheu com vários sentimentos conforme eu passava as páginas, desde os tons mais alegres e curiosos da infância, quanto os melancólicos da meia idade e os de sabedoria e experiência que circulam nas últimas.

Seja através da dor, da alegria ou do arrependimento, são essas as experiências que nos torna o que somos no presente, cabe a nós retirarmos dela a experiência e o aprendizado, Cem nos mostra isso com tanta sutileza (seja pelas frases ou pelas ilustrações) que é impossível não se ver em alguns momentos!

O livro é rápido de se ler (li em questão de minutos), mas pode muito bem ser analisado e refletivo por horas (e anos!), em questão de diagramação, a Intrínseca realmente caprichou em criar uma experiência de leitura, as ilustrações são belíssimas e realmente mexem com a gente. Eu achei esse livro incrível e mega daria de presente para alguém (talvez o faça), pois sinto que é aquele livro que todo mundo precisa ler. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!