18 de novembro de 2019

RESENHA: WOW! O PRIMEIRO CONTATO


WOW! O PRIMEIRO CONTATO
Autor: Pablo Zorzi

Editora: Verus Editora

Páginas
: 322 páginas
Resenha escrita por:
 Leonardo Santos

Uma trama ágil e envolvente, que vai levar o leitor dos centros de pesquisa nos Estados Unidos às falésias do Mali, na África, numa perseguição implacável. Numa noite de 1977, o estudante de astrofísica Jerry Laplace vê sua vida virar do avesso quando, no Observatório da Universidade de Ohio, recebe o sinal Wow!, que finalmente pode comprovar a existência de vida extraterrestre. Preso numa rede de intrigas e segredos, sem saber em quem confiar, Jerry precisa encontrar um meio de sobreviver enquanto é perseguido por agentes do governo que tentam a todo custo ocultar a descoberta. Com uma narrativa eletrizante, Pablo Zorzi prende o leitor da primeira à última página nesta trama repleta de reviravoltas, que liga fatos reais do passado a uma história que envolve não apenas a possibilidade de vida fora da Terra, mas também lendas de antigas civilizações e sociedades secretas.


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? A resenha que trago hoje é de um autor que, por mais que eu não tenha conseguido conhecer na Bienal, é um amor de pessoa! Pablo Zorzi conquistou muitos leitores durante da Bienal do Livro do Rio de 2019, seu livro de estreia intitulado WOW! O Primeiro Contato esgotou nos últimos dias do evento! É sobre esse livro que vou comentar agora!




Primeiramente eu amo uma boa conspiração, ainda mais se envolver alienígenas ou sociedades secretas. Então imagina você ler um livro que trata justamente sobre esses dois fatores? WOW! O Primeiro Contato narra a vida de Jerry Laplace, um estudante de Astrofísica da Universidade de Ohio. Prestes a se formar, Jerry se vê meio confuso sobre o porquê de estar fazendo aquele curso (quem nunca?), entretanto, como está prestes a se formar continua frequentando o curso. Na necessidade de preencher algumas horas acadêmias que são necessárias pra sua formação, aceita um estágio num observatório.

O programa do estágio parece ser muito interessante do começo, isso por conta do sigilo que envolve a função. No entanto, Jerry acaba descobrindo que seu trabalho é bem entediante, já que sua função é de ficar atento as frequências de rádio que podem carregar mensagens vindas do espaço para a terra, comprovando assim vida alienígena. Na teoria, parecia ser bem interessante, mas ao passar horas e horas recebendo frequências vazias, eis que surge o dia em que as coisas mudam.

Uma nova mensagem é mandada, Jerry não entende o que ela significa, mas muitos homens poderosos a querem, esse interesse põe a vida de Jerry em risco, logo ele se encontra em um jogo muito maior do que ele poderia imaginar quando entrou para aquele estágio.

Pois bem, sabe aquele livro que não te dá um momento de calmaria? É esse. Gente do céu, desde o primeiro capítulo a escrita de Zorzi já te dá um tapa na cara falando "Acorda!", a ação se desenrola desde o início da trama e continua durante suas trezentas e poucas páginas de forma eletrizante!

Talvez esse seja o maior potencial do livro, a forma como a narrativa é arquitetada para que o leitor permaneça na vontade de ler mais um capítulo para conseguir saber qual vai ser o destino do personagem.

Confesso que no começo fiquei um pouco confuso, isso porque personagens vão surgindo do nada e você não sabe em quem confiar, quem realmente está tentando ajudar ou então manipular Jerry, mas creio que essa tenha sido a intenção do autor, depois que eu compreendi isso eu relevei a situação.

Dizer mais sobre a trama me comprometeria a dar spoilers, então vou me ater aqui. Destaco os pontos positivos da leitura! Seu modo eletrizante e a carisma do protagonista pra mim foram os pontos altos. Sobre o final, eu achei muito interessante, vi também um possível gancho para uma continuação, por mais que ela não seja extremamente necessária, Zorzi, você poderia nos presentear, não é?

Você pode adquirir o livro WOW! O Primeiro Contato através deste link!


8 comentários:

  1. Olá, tudo bem Leonardo?

    Eu recebi o livro "Wow" diretamente do Zorzi e achei bem legal o fato dele procurar a Saga Literária. Eu gostei da sua resenha, é realmente uma leitura envolvente e interessante. Fico na torcida para uma continuação.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! ele realmente é incrível, enquanto a continuação vamos esperar e torcer, né

      Excluir
  2. Esta semana estou me encantando com as resenhas que tenho lido! Gente são obras que parecem fantásticas e muito bem escritas. Confesso pra você que pela capa eu passava batida por este livro, mas depois das suas observações, fica praticamente impossível! Curiosidade nével dez!!! srsrr

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah que legal, dá uma acessada no ig do autor e prestigie ele também, é tão importante, né?

      Excluir
  3. Eu vi muita gente falando bem desse livro e confesso que aquece meu coração ver grandes canais falando sobre literatura nacional, me dá até um quentinho na alma!
    Adorei a sua resenha, me deixou muito curiosa pra ler o livro!
    E também amei suas fotos, perfeitas!

    ResponderExcluir
  4. Gostei da temática. Adoro livros de ficção e esse me parece muito bem construído.

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: ROTAS DE FUGA

Organizadores:   Cleone Ribeiro Editora:  Artêra Páginas: 313 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Rotas de Fuga é u...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!