9 de janeiro de 2020

RESENHA: O MÉDICO E O MONSTRO & OUTROS EXPERIMENTOS


O MÉDICO E O MONSTRO & OUTROS EXPERIMENTOS
Autora: Robert Louis Stevenson

Editora:
 DarkSide Books
Páginas
: 352 páginas
Resenha escrita por:
 Leonardo Santos

Todos temos um lado pouco conhecido, secreto, por vezes maligno e até monstruoso. Raros, porém, são aqueles que dão vazão a esta faceta. O escocês Robert Louis Stevenson soube retratar, como poucos, este aspecto das personalidades múltiplas em sua novela gótica, O Médico e o Monstro, publicada originalmente em 1886, em Londres. Considerado um dos três maiores clássicos do gênero de horror, ao lado de Frankenstein e Drácula, O Médico e o Monstro inspirou incontáveis traduções, adaptações, interpretações e homenagens ao longo das décadas.
A DarkSide® Books, primeira editora brasileira inteiramente dedicada ao terror e à fantasia, anuncia a peça que faltava para completar a tríade monstruosa e atemporal na coleção Medo Clássico: O Médico e o Monstro & Outros Experimentos é o livro que todo darksider sempre sonhou. Capa dura para proteger o material de elementos químicos destrutivos, tradução cuidadosa de Paulo Raviere para honrar o trabalho de Stevenson, ilustrações impecáves de Alcimar Frazão para explorar as nuances metafóricas dos personagens — e, claro, uma seleção de contos perfeita para quem quer conhecer ou revisitar o talento inigualável de Stevenson.
Além da curiosa história do advogado Gabriel John Utterson preocupado com o comportamento estranho do seu amigo Dr. Henry Jekyll, outros “experimentos” de Stevenson que flertam com o terror e o sobrenatural estão presentes neste volume. É o caso dos contos “Markheim”, “O Apanhador de Corpos”, “Olalla” e “Janet, a Entortada”), sem falar nos contos de mistério e aventura (“A Praia de Falesá”), e fantasia (“O Demônio da Garrafa”, “A Ilha das Vozes”). Nenhuma dessas narrativas, porém, pode ser resumida a um gênero e enquadrada em apenas uma categoria. Alguns deles estão entre os mais brilhantes exemplares de ficção de horror do século XIX.

Fala galera do Porão Literário, beleza? Hoje minha resenha vai ser de um clássico da literatura que ganhou uma edição incrível e repaginada da DarkSide Books! Bom, todos devem conhecer pelo menos a premissa básica de O Médico e o Monstro, certo? A história já se tornou um clássico e já teve inúmeras adaptações para filmes e séries!⁣


Pois bem, escrito por Robert Louis Stevenson, o que poucos sabem que é O Médico e o Monstro é apenas um dos seus principais contos, o autor ganhou grande notoriedade nos anos de 1880 por conta de seus trabalhos como escritor, tal notoriedade que cuja fama poderia ser comparada e de um rockstar nos dias atuais. ⁣
Eu fiquei maravilhado em conhecer um pouco mais sobre a obra do Stevenson, pois, assim como a maioria das pessoas, só conhecia O Médico e o Monstro. No entanto o autor é muito mais do que este conto, essa coletânea da DarkSide reúne oito de seus maiores contos junto com detalhes sobre a vida do autor (com direito a galera de fotos e tudo).⁣
A edição é muito bem trabalha e mantém-se num nível que a caveirinha já alcançou a muito tempo no mercado! Terminei hoje minha leitura da obra e estou hipnotizado pelos contos, com um destaque especial para O Demônio da Garrada e Markheim. Além disso um cuidado extra foi tomado por essa edição: a tradução. ⁣
Ao traduzir uma obra, é extremamente importante o cuidado na tradução. Esse cuidado precisa ser ainda maior quando tal obra foi produzida nos séculos anteriores. Paulo Raviere explica mais sobre o processo de tradução no prólogo e você realmente sente esse cuidado conforme a leitura avança, é incrível.⁣
Já sobre os contos, eles causam um desconforto e aquele frio na espinha, Stevenson se consolidou a muito tempo como um mestre em adotar elementos da psique humana e transformá-los em histórias aterrorizantes!

O MÉDICO E O MONSTRO 

The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde foi publicada por Stevenson em 1886. Considerada então seu maior trabalho, a história é narrada pelo  Sr. Utterson, um advogado de boa índole e abastado em uma Londres vitoriana. Utterson tem como cliente o prestigiado médico, sr. Henry Jekyll. Entre um dos trabalhos do advogado está a tarefa de fazer com que o testamento do dr. Jekyll seja cumprido caso alguma fatalidade o leve desta vida. 

Entretanto, ao ler o testamento de seu cliente, estranha o fato do doutor deixar todas suas posses para um homem desconhecido. Utterson é amigo de longa data do dr. Jekyll e até então nunca havia ouvido falar desse tal de Edward Hyde. Até o dia em que um incidente ocorre durante a madrugada e a figura de Hyde se torna conhecida por ser o causador deste incidente. 

Entre as testemunhas presentes, todas elas afirmam que Hyde possui feições que causam repulsa a qualquer um que contemplar seu rosto, além disso detém um comportamento extremamente rude e agressivo. Utterson então fica extremamente curioso para entender qual a relação do notável doutor com essa pessoa tão repugnante. Tudo piora quando Hyde é acusado de um assassinato, agora, mesmo desaparecido, o dr. Jekyll entra em processo de reclusão e definhamento, o comportamento gera ainda mais a preocupação de Utterson, que por vez decide ir atrás do doutor em busca de respostas. Respostas estas que trazem mais pertubação que esclarecimento ao seu espírito. 

Por mais que conhecesse a história do Médico e o Monstro, nunca tinha lido o texto original, e meus amigos, é de dar um frio da espinha! Stevenson consegue pela narrativa criar um conto visceral e gótico de uma forma que te incomoda! Além disso, a trama está recheada de elementos psíquicos bem interessantes, como a questão do alter ego e todas as personalidades que convivem em nosso âmago. 

O conto é pequeno, aquele que você consegue ler em poucas horas, mas possuí uma profundidade incrível, temos toda a narrativa através dos olhos do advogado (sr. Utterson), tal método de escrita aumenta o suspende e nos deixa mais tenso conforme a história vai se aproximando do clímax, incrível!

Enfim galera, é isso! A edição maravilhosa da DarkSide está disponível neste link! Boa leitura.

14 comentários:

  1. Olá, como vai?
    Eu conheço a história, mas não li, acredita? Eu coloquei à minha lista esse ano e tu me aparece com essa resenha! Um sinal para eu ler hahaha Uma coisa que me chamou atenção, foi tu ter falado sobre os outros contos dele e não conhecia nenhum.
    Agora falando sobre essa edição da Darkside, ela arrasou! Preciso desse livro na minha estante. Parabéns pelo conteúdo

    Abraços||Johany Medeiros
    www.autopia.life

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, essa edição está perfeita mesmo! Estou babando muito!

      Muito obrigado pelo acesso!

      Excluir
  2. oi!
    Eu adorei essa edição da darkSide :) está maravilhosa,os contos são otimos e as ilustrações perfeitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, essa edição está perfeita mesmo! Estou babando muito!

      Muito obrigado pelo acesso!

      Excluir
  3. Eu amo as edições da Darkside, o que não é nada difícil de acontecer, devido ao capricho que elas são. E essa edição é especialmente bonita.
    Sua resenha me fez querer ler essa obra, e todos os outros contos. Já inclui em minha lista infinita rs
    Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, essa edição está perfeita mesmo! Estou babando muito! Espero que você goste da leitura quando a fizer

      Muito obrigado pelo acesso!

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?

    Eu acho essa edição bem bonita, mas esse livro é extremamente curto e pelo que posso imaginar pela espessura do livro a Darkside colocou extras, pois a história não passa de 100 páginas. Esse vai ser um dos poucos livros que talvez vou comprar da editora, não curto muito a Darkside! Hehehehe
    Parabéns pela resenha, ficou bem legal!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim. Na verdade esse livro conta com vários contos do Stevenson, não só O Médico e o Monstro, é bem completo!

      Excluir
  5. Olá, tudo bem?

    Que edição incrível essa da Darkside! Tenho uma edição de O Medico e o Monstro publicada pela Nova Fontreira, é muito ba também.
    Ótima resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah que incrível, não sabia que eles tinham a edição deles também!

      Excluir
  6. As ediçoes da Darkside são incríveis demais! O Médico e o Monstro é um dos primeiros livros que li, adoro o gênero e sem dúvidas ainda quero adquirir essa versão. Resenha ótima!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Então, essa história, que junto de Drácula e Frankenstein marcam a tríade suprema do terror, é uma das minhas preferidas. Como psicóloga e como leitura compulsiva, eu AMO essa história sobre a dualidade de Dr. Jekyll e Mr. Hyde. Saudades de reler essa coisinha linda. E, mais que isso, preciso mesmo ter essa obra da DarkSide em casa. Porque além de linda, tem alguns extras, né?
    Abraços

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa sim, achei essa questão da dualidade incrível, tem muitas referências a psicanálise! Além de extras essa edição tem diversos contos do autor, o Stevenson!

      Excluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: COSMOS — UM SONHO DE ASTRONAUTA

Organizadores:   Jesus Abel de Moura  Editora:  Viseu Páginas: 293 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. No cenário d...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!