14 de fevereiro de 2020

RESENHA: AS CHAMAS DO PARAÍSO [A RODA DO TEMPO #05]


AS CHAMAS DO PARAÍSO 
Autor: Robert Jordan 

Editora: Intrínseca

Páginas
: 344 páginas
Resenha escrita por:
 Leonardo Santos
Compre aqui!

Depois de uma perigosa jornada ao Deserto Aiel, Rand se consagrou como Aquele Que Vem Com a Aurora, conforme profetizado por seu novo povo. Ter um exército de homens e mulheres extremamente hábeis na batalha deveria ser uma vantagem, mas, conforme se apega aos novos aliados, o Car'a'carn, chefe dos chefes, se sente cada vez mais vulnerável às tramas de seus inimigos.
Enquanto isso, Nynaeve e Elayne perdem aliadas importantes e ganham uma poderosa inimiga. Após a expulsão de Siuan Sanche da Torre Branca, as duas Aceitas devem tentar encontrar as poucas Aes Sedais que continuam fiéis à sua causa. Porém, Moghedien está à espreita, determinada a capturar Nynaeve em sua teia.
Em As Chamas do Paraíso, Jordan aprofunda ainda mais seu criativo universo. Antigas instituições caem por terra e novas alianças se formam, pois o Dragão provoca mudanças por onde passa. Heróis lendários se juntam à história no novo volume de A Roda do Tempo, uma das mais extraordinárias séries já escritas. 


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Dando continuidade a uma das sagas mais incríveis que li nos últimos anos, hoje trago pra vocês a resenha do quinto livro da série A Roda do Tempo! Livro de Robert Jordan cuja adaptação na Amazon Prime já está sendo produzida e tem tudo para ser o novo grande épico da TV (ou do streaming, no caso). Pois bem, vamos a resenha?




Obviamente a resenha terá spoiler dos quatro livros anteriores, entretanto não terá spoiler deste livro em específico. Conforme vamos lendo uma série tão grande quanto essa, pensamentos como "será que o autor só estende tanto pra conseguir um dinheiro" vem a mente, afinal isso acontece o tempo todo com franquias de filmes e séries e em muitas vezes é só por questão de lucro mesmo, entretanto acredito eu que Robert Jordan não prioriza muito isso, ele simplesmente quer contar sua história sem se limitar a um resumo sintético. 

Digo isso porque a cada livro de A Roda do Tempo que eu vou lendo, vou descobrindo mais e mais a respeito deste muito fantástico, sua mitologia e todos os personagens que compõem tal narrativa. Se eu não me engano, tinha dito na resenha do livro anterior que um dos principais problemas do livro em questão era a falta de conflitos de grandes proporções, e que parecia que Robert estava nos preparando para algo maior que viria no próximo livro. 

Pois bem, o próximo livro veio, e com ele minhas expectativas foram atendidas com louvor! Isso porque agora que Rand voltou do Deserto de Aiel, precisa lidar com todos os conflitos que adiou antes de sua ida, tais conflitos geram uma grande movimentação na história, principalmente com os Abandonados (dando foco aqui para Rahvin), que oferece um grande papel como antagonista na história. 
É perceptível como a trama amadureceu desde o início da saga, podemos ver a aventura do primeiro livro contrastada com as decisões que os personagens precisam tomar agora de forma muito clara, os riscos são bem maiores! Entretanto, a genialidade do autor em aumentar o nível de complexidade se dá também no âmbito da consciência, já que em Chamas do Paraíso trabalha muito bem os personagens e seus conflitos internos. É importante percebemos o amadurecimento de cada um (Matt por exemplo, ou até mesmo Perrin, que confesso que senti muita falta nesse volume por sua ausência).

Outro ponto bem interessante é o final, creio que tenha sido o clímax que eu mais gostei e que eu menos esperava de todos os volumes até então, já apontei alguns problemas com os finais dos livros anteriores e é muito bom ver que Jordan deu uma diferenciada e trouxe um final mais... polêmico? Não sei se é a palavra que melhor se encaixa, entretanto é o final mais diferente. 

Em suma, Chamas do Paraíso consegue surpreender e estabelecer um novo nível para o mundo de Jordan ao nos oferecer uma narrativa épica com conflitos bem construídos, pode vir, sexto volume!!!

14 comentários:

  1. Pela sua resenha, ele parece mesmo ser um livro muito legal e com uma história bem gostosa de acompanhar. Ainda não tinha visto, mas já fiquei muito curiosa pra saber esse final kkk
    Gostei muito dessa resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aeeeee, vale muito a pena ler essa série, viu! Ela está maravilhosa

      Excluir
  2. Oie, tudo bem ?

    Já tinha ouvido falar dessa série mas sempre fui empurrando pro fim da lista. Se eu não estiver enganada, eu nem sabia que teria uma adaptação. Sua resenha me fez ficar curiosa para saber mais sobre a trama.

    Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não empurra não porque á maravilhoso, começa a ler e não vai se arrepender

      Excluir
  3. Ainda não conhecia esse livro, mas curti bastante sua história e tudo mais.
    Adorei a capa do livro, dá pra ter uma noção do que esperar do livro em si.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Não é o tipo de leitura que me atrai, mas vou ficar atento para a adaptação. Quero saber quem serão os atores.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o título, porém parece ter uma boa leitura. Já curti a capa e o título me interessou.

    ResponderExcluir
  6. Ola ..
    Esta saga deve ser muito otima.Nao a conhecia mas pela resenha ja dá para ter uma nocao de qie preciso ler mais esta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ÓTIMA é pouco, viu, fale tanto a pena, sério! Dá uma chance

      Excluir
  7. Oi.
    Eu, vendo a capa, só pensei em livro YA. HAHAHA Mas depois que fui lendo a sinopse e a tua resenha (obrigada por não ter spoiller demais), adorei e me surpreendi. Eu não costumo ler muitas séries assim, mas acho que posso dá uma chance a esse, parece ser bom.
    Parabéns pela resenha.
    Abraços, Leo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Então, evito muito spoiler por conta disso, sempre tem alguém conhecendo a saga, espero que tu leia e goste

      Excluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!