16 de fevereiro de 2020

RESENHA: OS MANUSCRITOS PERDIDOS DE CHARLOTTE BRONTË



OS MANUSCRITOS PERDIDOS
Autora: Charlotte Brontë

Editora: Faro Editorial 

Páginas
: 256 páginas
Resenha escrita por:
 Leonardo Santos
Compre aqui!

 Resgatado de um naufrágio e perdido por quase dois séculos, este livro tem uma história tão incrível quanto as escritas pela família Brontë. Viajando por quase duzentos anos entre o Velho e o Novo Mundo, os manuscritos passaram por diversas mãos e sobreviveram até a um naufrágio. Mais do que os primeiros rascunhos do que viria a se tornar a obra de Charlotte, o material revela detalhes da vida de uma das famílias mais talentosas da literatura mundial. Tudo teve início em 1810, quando Maria Branwell, que se tornaria mãe das famosas irmãs Brontë, obteve um livro, em sua terra natal. Dois anos depois, ela se mudou e o exemplar estava entre seus bens que naufragaram em um navio. O livro foi recuperado intacto e tornou-se precioso para toda a Família Brontë, sendo não apenas uma fonte de leitura, mas também de anotação pelas irmãs Charlotte, Emily, Anne, seu irmão Branwell e seu pai, Patrick.


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje decidi trazer algumas informações a respeito da família Brontë. Não conhece? Não tem problema nenhum! Até porque você pode não conhecer pelo nome, mas provavelmente já deve ter ouvido falar do romance O Morro dos Ventos Uivantes e Jane Eyre, certo? Pois então, ambas as obras foram escritas pela família Brontë! Além de Charlotte, toda sua família tinha uma veia artística muito forte, que tal conhecermos mais a respeito deles?



É inegável a contribuição da família Brontë para a literatura universal. Mesmo para aqueles que não conhecem esse nome, podem ao menos conhecer alguns dos romances escritos pelas irmãs desta famosa família, tais como O Morro dos Ventos Uivantes e Jane Eyre. Pois bem, Charlotte tem legiões de fãs pelo mundo todo por conta de sua escrita incrível e sensível, a autora foi capaz de nos presentear com romances que tocam e nutrem nossa alma. 

Pois bem, pensando nesses fãs, a Faro Editorial nos presenteia com Os Manuscritos Perdidos, de Charlotte Brontë! Desde o falecimento da família Brontë, muito do material pessoal das famosas irmãs foram leiloados e disponibilizados em museus, entretanto muitos não tinham conhecimento de um livro, esse foi obtido por Maria Branwell, a mãs da família. Tal livro tinha um apreço gigante pelos Brontë depois que sobreviveu a um naufrágio praticamente intacto.

Por conta desse enorme apreço, o livro circulou por toda família, e depois da morte deles, foi adquirido pela Brontë Society, ali, foi descoberto alguns manuscritos de Charlotte, projetos e anotações recorrentes de sua vivência! Logo, um grupo de pesquisadores passaram a analisar o conteúdo até então inédito!

Pessoal, o livro é incrível! A Faro caprichou e nos ofereceu uma edição maravilhosa em capa dura e toda bem trabalhada com ilustrações e artes para as diferentes partes do livro. É muito lindo ver o cuidado tanto com os editores quanto como os pesquisadores ao abordar os manuscritos de uma das maiores famílias literárias de todos os tempos, confesso que da Charlotte eu só li Jane Eyre, mas depois de conhecer um pouco mais a respeito de sua vida e trabalho, estou muito animado para ler sua obra completa!

6 comentários:

  1. oi,confesso que enquanto li a sua resenha,ficava pensando que o nome não era estranho e no final, descobri que estava certa.Sim conheço e o livro Morro dos ventos uivantes e imagino que Os manuscritos Perdidos deve ser emocionante além de um pouco de história, que adoro,amei a sugestão.

    ResponderExcluir
  2. Esta obra deve ser surpreendente pois A Morro doa Ventos Uivantes é ótima.
    Agradeco muito pela dica de leitura.

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha! Adoro livros assim é uma reliquia! A capa ficou linda e fiquei apenas na curiosidade de ver algumas ilustraçoes.
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Olá Leu, tudo bem?
    Tenho até vergonha de dizer que não li nada das irmãs. Comecei morro dos ventos uivantes e desisti da leitura. Mas pretendo ler Jane Eyre esse mês. Achei interessante sua indicação, ainda mais que tem coisas novas sobre a autora. E realmente a edição parece ser linda.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Já li o livro O Morro dos ventos uivantes na época da escolha, maravilhoso. Uma bela indicação, relíquia de livro esse hein. Parece uma excelente edição.

    ResponderExcluir
  6. Que legal, deve ser algo muito interessante de ler. Pelo nome acabei não reconhecendo, mas quando você falou dos livros acabei me lembrando que já tinha ouvido falar.

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: ROTAS DE FUGA

Organizadores:   Cleone Ribeiro Editora:  Artêra Páginas: 313 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Rotas de Fuga é u...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!