8 de fevereiro de 2020

RESENHA: UM APARTAMENTO EM PARIS


UM APARTAMENTO EM PARIS 
Autor: Guillaume Musso

Editora: L&PM

Páginas
: 344 páginas
Resenha escrita por:
 Leonardo Santos
Compre aqui!

"A arte é uma mentira que diz a verdade Paris, um ateliê escondido no fundo de uma alameda sem saída. Madeline – uma jovem policial inglesa – alugou-o para descansar e se isolar do mundo. Ela chega numa tarde chuvosa. Logo após se instalar no tão sonhado refúgio parisiense, tem uma enorme surpresa: há um homem no apartamento. Eles se encontram, perplexos. Ela, recém-saída do banho, seminua enrolada numa toalha. Ele, desconcertado e furioso, chama-se Gaspar, um escritor americano solitário e mal-humorado que decidira recorrer à solidão em Paris para escrever. Um erro da imobiliária faz com que essas duas pessoas completamente diferentes sejam obrigadas a coabitar por alguns dias. O ateliê havia pertencido ao célebre pintor Sean Lorenz e ainda mantém a magia de um verdadeiro templo onde foram criadas obras de arte inesquecíveis e cobiçadas pelo mercado internacional, inclusive três quadros que desapareceram misteriosamente após a morte do pintor, ocorrida um ano após o assassinato de seu filho. Fascinados pelo gênio do pintor, Madeline e Gaspar decidem unir forças para tentar recuperar as telas, reputadas como extraordinárias. Mas para isso eles vão ter que enfrentar seus próprios demônios, numa investigação dramática que vai transformar suas vidas para sempre."




Fala galera do Porão Literário, tudo bem com vocês? Comigo está tudo ótimo, viu! Isso por conta da faculdade, entrei de férias e finalmente vou poder acelerar todas as minhas leituras pendentes! Comecei bem no embalo com um thriller que eu estava ansioso pra ler desde quando ele chegou aqui em casa! 




O livro é intitulado Um Apartamento em Paris, do autor Guillaume Musso, o livro foi publicado pela editora L&PM. Confesso que desde quando li a sinopse fiquei bem intrigado pela narrativa, não conhecia o autor mas depois que pesquisei um pouco sobre ele vi que sua obra é bem aclamada e seus livros tem muitos fãs ao redor do globo, enfim, vamos a obra? 

Paris! Conhecida mundialmente como cidade luz, espelha beleza e romance por cada esquina. Entretanto não é por isso que Madeline, uma policial inglesa, alugou um pequeno quarto na capital. Madeline procura um refúgio, um local para descansar e passar dias tranquilos em completa solidão! Tudo parece perfeito, ao chegar no lugar decide tomar um longo banho relaxante, ao sair do banho de toalha encontra um homem em sua sala. 
Gaspard é um escritor. Em processo de evolução em seu novo romance, o homem procura o isolamento para poder focar em sua produção, Paris parece ser um lugar interessante, inspirador, talvez? Aluga um refúgio através de uma certa imobiliária, entretanto se assusta quando vê uma mulher saindo de seu banheiro. Após o primeiro impasse, ambos descobrem que houve um engano na hora das reservas e ambos precisarão dividir o local até que a situação seja resolvida. 

Mesmo com os nervos a flor da pele, algo intriga tanto a policial quanto o escritor: a história do apartamento que serão obrigados a dividir. Pertencia outrora a um pintor renomado como um ateliê. Entretanto após sua morte (que ocorreu exatamente um ano após o assassinato de seu filho), rumores foram espalhados de que três obras de suas obras teriam desaparecido misteriosamente. Tal mistério instiga Gaspard e Madeline a trabalhar juntos para descobrir o fim dessas telas. 

A medida que a investigação vai tomando forma, vamos conhecendo melhor os dois protagonistas deste romance, e conforme Paris vai se abrindo para ambos, todos os traumas e experiências que os levaram até aquele ponto afloram de uma forma inesperada. 

Bom, conforme eu tinha dito, não conhecia o trabalho do Musso até então, um erro que felizmente eu já corrigi! Gostei muito da forma como esse thriller foi me conduzindo até seu desfecho, isso porque o autor demonstra uma sensibilidade gigante ao misturar o personagem ao ambiente onde ele está inserido. Por exemplo, conforme vamos conhecendo Paris através dos protagonistas, não seria por exemplo a mesma Paris que você, leitor, iria conhecer se fosse se aventurar lá por conta própria. Aqui temos uma Paris dos personagens, e é através deles que somos guiados pela cidade luz e também pela própria história. 

Por conta disso alguns podem encontrar algum problema na questão na evolução da história, isso porque tal método de escrita se atém bastante nos detalhes e nas minucias. Tal método não atrapalhou minha leitura, mas para quem não está acostumado em ler obras que detém esse foco nos detalhes, pode encontrar alguns problemas. 

Sobre o mistério em si, eu confesso que adorei! Amo quando um autor utiliza da metalinguagem como elemento narrativo, Gaspard tem como característica básica ser irritadiço e ranzinza, entretanto é interessante avaliar como sua escrita se dá e como ele vai evoluindo conforme a história avança! Além disso, as referências que Musso coloca sobre o mundo da arte e da própria literatura deixam a história mais complexa e interessante!

Isso sem contar que toda a narrativa se passa em um período de alguns dias, o que a torna mais ágil, mesmo com o contraponto dito acima (dos detalhes), como tudo se passa em praticamente uma semana, não há grandes períodos de ócio na leitura! No geral eu apreciei muito a leitura, quero muito ler outros livros do autor (inclusive me falaram muito bem de um intitulado O Chamado do Anjo), no final, indico!  

20 comentários:

  1. Vou te dizer que também não conhecia o trabalho do autor.
    E tenho que corrigir o erro. Um bom thriller merece ser compartilhado. O interessante é que temos um escritor como personagem da história. Adoro quando os próprios escritores usam dessa ferramenta nas histórias.
    Vou ler com toda certeza

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem ?

    Eu nunca vi nada sobre esse livro antes mas sua resenha despertou meu interesse. Eu preciso começar a ler mais Thriller rs. Fiquei com o pé atrás quando tu disse sobre os detalhes mas só lendo pra eu tirar minhas próprias conclusões rs
    Obrigada pela dica.
    Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. começa a ler mais thrillers sim! É um caminho sem volta, tu fica viciado

      Excluir
  3. Ola tudo bem???
    Que história muito interessante pois se refere a uma pessoa que se isola numa cidade linda.Hum..
    O resultado nao era de se esperar algo excelente coml esta história que de acordo com o resumo.Nao conhecia nada sobre o autor mas logo de cara fica querendo conhecer a sua obra..
    Obrigado pela dica..

    ResponderExcluir
  4. Temos um escritor personagem que já dar um tom mais intimista. Já quero!

    ResponderExcluir
  5. Creio que este livro é uma ótima indicação pra se sentir completamente no país de París rs. Amei a indicação.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia o livro e o autor, mas achei a premissa e capa interessantes. Deve ser realmente uma boa leitura, dica anotada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oi Leo! Não conhecia o autor, mas já adorei a premissa. Parece ser o tipo de livro que me conquista real. Dica anotada. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá Leo, tudo bem?
    Amei sua dica, não conhecia o autor e nem o livro, mas adorei, pois sou apaixonada por Paris, sonho um dia conhecer. A história parece ser boa, e adoro mistérios.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Não conhecia o autor mas achei o título bem curioso. Quem não sonha conhecer Paris ou ler algo sobre não é mesmo? Gostei muito do enredo. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  10. Oi, Leo. Comigo ta tudo ótimo e fico feliz que contigo, também. Eu não conhecia o autor, mas depois dessa resenha gostosa, eu tô tentada a acrescentar à minha lista. A história é surpreendente. Eu gosto de histórias rápidas, mesmo cheias de detalhes. Adorei tua resenha, já estou no aguardo da tua próxima leitura.

    Xêro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaa que maravilhosa, acho que você vai gostar bastante dessa história, viu

      Excluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: COSMOS — UM SONHO DE ASTRONAUTA

Organizadores:   Jesus Abel de Moura  Editora:  Viseu Páginas: 293 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. No cenário d...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!