18 de abril de 2020

RESENHA: CORAGEM

CORAGEM 
Autor(a): Raina Telgemeier
Editora: Intrínseca 

Páginas: 224
Ano de publicação: 2020
Compre através deste link.

A jovem Raina está com um probleminha. Ela acordou com uma dor estranha na barriga. Sua mãe também, então talvez seja só uma virose. Até aí tudo bem, acontece. É só descansar. No entanto, quando Raina volta para a escola, surgem mais problemas. A tal dor causa um enjoo que não passa, e agora ela está cheia de preocupações: medo de comer, de perder as amigas, dos trabalhos da escola e de uma palavrinha em especial, um terror que começa com a letra “v”. Para completar, ela tem que lidar com a família caótica e com uma menina que vive implicando com ela, além dos colegas de turma, que só querem saber de nojeiras.
Cada dia traz um novo receio para Raina. Ela só tem 10 anos, e talvez seja um pouco complicado lidar com tudo isso sozinha. Felizmente sua família percebe que há algo avassalador e paralisante tomando conta dela: a ansiedade. Então, com a ajuda dos pais e da terapeuta, Raina vai descobrir que uma dorzinha pode esconder nossos maiores medos, e que é preciso coragem para dominá-los.
Em Coragem, a premiada cartunista Raina Telgemeier traça, com base em suas experiências, os desafios de crescer. Em uma edição belamente ilustrada e colorida, o livro explora todo o desconforto do amadurecimento e mostra como o medo e a ansiedade afetaram a infância da autora.

Fala galera do Porão Literário, como vocês estão? Hoje, dia 18 de Abril,  é o dia nacional da literatura infantil! Essa data foi aprovada pelo Lei no 10.402, de 8 de janeiro de 2002 que propunha uma homenagem ao autor Monteiro Lobato (que nasceu nesse dia!). Desde então todo dia 18 é comemorado a literatura infantil, afinal, todos nós já fomos crianças e todos nós já nos maravilhamos com o mundo de Narizinho, o país das maravilhas de Alice ou então as viagens ao centro da terra, não é mesmo?


Pra comemorar essa data eu estou trazendo uma resenha especial aqui no blog, ela é da HQ Coragem, lançamento da editora Intrínseca! O projeto foi roteirizado e ilustrado pela artista Raina Telgemeier, a autora já publicou alguns outros livros infanto juvenis com temas muito interessantes de serem debatidos, tudo isso de uma forma bem leve, divertida e fácil de se ler. 

A história em quadrinho trás a própria autora, Raina, como personagem. Entrando na adolescência, Raina percebe que muitas coisas estão mudando em sua vida, suas amigas parecem diferentes, a escola começa a lhe deixar desanimada... E tudo isso piora com as súbitas ânsias de vômito que insistem em aparecer. 

A mãe de Raina logo começa a ficar preocupada com a saúde da filha, primeiro ela acha que a alimentação da menina pode estar causando esses sintomas, já que ali todos se gostam de comer coisas diferentes. No entanto, ao ser levada pro médico, Raina descobre que seu estado de saúde está perfeito. 

Mas seu estômago continua a doer, assim como as ânsias. Tudo piora quando descobre que vai precisar se apresentar na frente da turma toda para um trabalho escolar. Sua vontade é de desaparecer (indo antes a um banheiro urgentemente para fazer o número 2). 

Na tentativa de descobrir o que está fazendo tão mal,  Raina é levada a uma terapeuta. E ali, através de sessões de diálogo, Raina vai descobrindo que a ansiedade e o estresse são responsáveis por causar essas dores e ânsias. E para combatê-los, será necessário ter coragem e tentar falar sobre seus medos com outros. 

Pessoal, que história mais linda! Sério, ela é tão didática e ao mesmo tempo conversa sobre muitos assuntos importantes de forma que uma criança consiga entender. A autora já deixou bem claro que o livro funciona como uma autobiografia de sua infância, dizendo que havia perdido diversos dias de aula por se sentir doente, o que depois descobriu que na verdade experienciava ataques de ansiedade e crises de pânico. 


Temas como o medo e ansiedade afeta MUITA gente (inclusive me afeta bastante), então a narrativa de Coragem não está destinada a apenas o público infanto juvenil, e é aí que o livro brilha, em conseguir conversar com todas as faixas etárias! Indico extremamente pra todos que tenham crianças em casa, pra elas lerem e pra você também! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER ",AMOR,"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler , amor,, de Mateus Ântoni Rúbia. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!