1 de julho de 2020

ESPECIAL EDGAR ALLAN POE! #CLUBEDOCORVOLC



Fala galera do Porão Literário, tudo bem? Para celebrar um dos maiores autores de todos os tempos, decidi trazer um especial chamado FACES DE EDGAR ALLAN POE, bem provável que você conheça o autor pelos seus principais trabalhos (como O Corvo, O Gato Preto, etc..). Nesta série de posts eu tentarei falar sobre os outros trabalhos de Poe, estes que foram extremamente importantes para estabelecer o nome do autor como um dos mais importantes da literatura inglesa.


1. Poe detetive

Nessa primeira semana eu falarei sobre o Poe detetive, pra quem não sabe, o autor foi responsável por ser um dos fundadores do romance investigativo! Isso mesmo, antes de figuras como Arthur Conan Doyle e Agatha Christie criarem alguns dos detetives mais icônicos da literatura, Poe nos apresentava o articulado Detetive Dupin.



No ano de 1841 com o lançamento de Os Crimes da rua Morgue, toda a população da Filadélfia ficou chocada ao ler o conto no jornal Graham's Magazine, Na história, dois crime brutais haviam sido cometidos, e mesmo com todas as investigações do departamento de polícia parisiense, o assassino continuava impune. Não demora muito para o chefe de polícia solicitar a ajuda do C. Auguste Dupin, o exímio detetive, para enfim resolver o caso.

A primeira aventura de Dupin foi um enorme sucesso, tanto que Poe escreveu mais dois contos com o detetive! O Mistério de Marie Rogêt e A Carta Roubada compõem a trilogia detetivesca de Allan Poe!
2. Poe apaixonado

A literatura romântica de Poe é brevemente curta com relação a todo o seu material, mas seus traços são fortes mediante as próprias experiências românticas (e até mesmo conturbadas) do próprio autor. Isso porque após Poe ser expulso da Academia Militar da qual serviu, o jovem de 27 anos muda-se para casa de sua tia viúva e apaixona-se pela filha dela (sua prima), Virginia Clemm.

Virginia tinha apenas 13 anos quando os dois casam-se em segredo. Um ano após o casamento os dois se mudam para Nova York. Virginia morre quando completa 24 anos, vítima de tuberculose.

Acerca da doença, o autor escreve um conto chamado Eleonora, onde o narrador mora em uma espécie de vale com sua prima e tia, e conforme a paixão entre o narrador e Eleonora vai crescendo, o vale vai florescendo em um lugar utópico: florescem desabrocham e árvores ganham vitalidade. Entretanto, Eleonora adoece.

A partir daí o vale outrora tão belo começa a morrer junto com a mulher, nisso o narrador jura amor eterno ao espectro da mulher que já viveu da melhor saúde.

Não vou entrar na enorme problemática que envolve este relacionamento, meu único ponto é trazer essa faceta do autor para a discussão e conhecimento!
3. Poe macabro

Bom, por último eu trago a face do Poe que a maioria do pessoal já conhece. A obra do autor está rodeada de contos macabros, que exploram a psique humana da forma mais bárbara possível. Seja através de situações de puro confinamento e agonia (como visto em O Poço e o Pêndulo), ou então de loucura e até mesmo possessão (como visto em O Gato Preto), as histórias do Poe tem o poder de ainda nos perturbar quase 200 anos após serem escritas.

Não é pra tanto que seus contos já foram adaptados e utilizados para criação de novos filmes e série. O autor está como o terceiro mais adaptado para o cinema de toda a história! Com 251 adaptações, ele só perde pra Charles Dickens e Willian Shakespeare!

No nosso clube de leitura #CLUBEDOCORVOLC já lemos "A Queda da Casa Usher", que conta atualmente com 21 adaptações! Caso queira participar do nosso clube, basta acessar o link do grupo do whatsapp, ele está disponível da bio! Lembrando que os contos do Poe são de domínio público e a @darksidebooks também publicou o PDF deles através do seu site! Vamos ler Poe?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: SEM AR

Organizadores:   Bel Barreto Editora:  Viseu Páginas: 340 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. […] comecei a ouvir o...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!