.

RESENHA: THE BEATLES - YELLOW SUBMARINE

6 de setembro de 2020



111-o-colecionador
THE BEATLES: YELLOW SUBMARINE
Autor(a): 
 Bill Morrison
Editora: DarkSide Books
Páginas: 128
Ano de publicação: 2018
Compre através deste link.




O filme clássico dos Beatles ganha versão em graphic novel para celebrar o aniversário de 50 anos. Basta uma nota para voltarmos no tempo, em que jovens cabeludos que só queriam mudar o mundo acabaram se tornando a trilha sonora de nossas vidas. Chegou a hora de embarcar novamente no submarino amarelo e mostrar para uma nova geração que se eles existem, é porque aprendemos a sonhar em Pepperland. Baseado em várias músicas dos Beatles, o filme Yellow Submarine, lançado em 1968, conta a história de Pepperland, um paraíso subaquático onde o vento espalha as adoráveis canções da banda do Sgt. Peppers aos quatro cantos e onde ninguém se sente sozinho. Quando o líder dos Malvados Azuis, que odeia música, ameaça as cores e a existência de Pepperland, o marinheiro idoso jovem Fred sai no lendário Submarino Amarelo para buscar ajuda e recruta os garotos de Liverpool para libertar sua cidade.
Yellow Submarine se destaca pela colorida mistura de estilos e técnicas inovadoras na época, além da harmoniosa combinação das músicas que ajudam a derrubar os Malvados Azuis. A música e o amor como resposta aos ataques e ao autoritarismo desse grupo que odeia tudo o que torna Pepperland especial é o que se sobressai da animação. Agora, os fãs de uma das maiores bandas de todos os tempos podem reviver a história clássica dos Beatles e comemorar o aniversário de 50 anos de estreia do filme com a DarkSide Books. A editora mais rock ‘n’ roll do Brasil traz para os fãs a adaptação oficial de Yellow Submarine para os quadrinhos feita por Bill Morrison, um dos desenhistas de Os Simpsons e também editor da revista MAD.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro The Beatles: Yellow Submarine lançado pela editora DarkSideBooks. O livro é de autoria de Bill Morrison.


Papperland é um lugar perfeito para se viver, completamente em paz e harmonia, aquela terra é de pura diversão e música. No entanto, espreitando entre a felicidade alheia, eis que surgem Os Malvados Azuis! Um exército deles invade Pepperland e ameaça toda a harmonia daquela terra. 

Isso porque os Malvados Azuis odiavam cores e músicas, tudo que constituía Pepperland. Sendo assim, após atacar o palco de apresentações na cidade, os vilões ameaçaram descolorir todo o ambiente, deixando-o com um silencioso cinza sem graça.  

Uma esperança surge quando um personagem de Pepperland viaja até a Inglaterra com seu Yellow Submarine com uma missão: pedir ajuda a quatro integrantes de uma banda que conhecemos bem: Ringo, John, George e Paul. Na esperança de trazer música e cor de volta para Pepperland!



Banhado em uma viagem psicodélica e altamente viciante, a graphic novel inspirada no filme Yellow Submarine evoca toda a diversão e fantasia que as músicas dos Beatles tem de melhor. Pra começo de conversa a ideia toda da história é pra ser confusa e sem noção, isso me pegou muito no começo porque eu li com muita "seriedade", tentando fazer sentido da história toda quando na verdade sua intenção e criar um cenário "sem noção" e bem doido. 

O projeto do design da edição está maravilhoso e reflete bem todos os elementos psicodélicos existentes nos anos 60 (inclusive na própria obra da banda). A extravagancia de cores escolhidas e pela forma como a sequência de quadros não segue o padrão linear de uma HQ, é tudo meio confuso e dinâmico! 



Mesmo gostando muito da banda, não posso dizer que já vi o filme do Yellow Submarine, portanto não consigo fazer nenhuma comparação entre ela e o projeto da Graphic Novel, mas ela me instigou muito a dar uma olhada no filme! Principalmente pra ver se o longa consegue trazer esse elemento psicodélico tão bem igual essa edição traz! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Olá leitores e leitoras! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 24 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Minas Gerais cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

.

Caixa de Busca

Conheça a equipe do Porão!

CLIQUE E PARTICIPE!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

POST DO DIA

RESENHA: NOVO MUNDO EM CHAMAS

parcerias

PROJETO "LENDO CLÁSSICOS"

SIGA NO INSTAGRAM

Categorias

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Facebook

Arquivos

Leitura coletiva PJO

LITERATURA E MÚSICA

Tecnologia do Blogger.

HQ'S e Graphic Novels