10 de outubro de 2020

#LENDOLOVECRAFT: REFERÊNCIAS NA CULTURA POP


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Seguindo o especial que se sucede a nossa leitura coletiva de alguns contos de Lovecraft, trarei nesse posts algumas das referências literárias que o autor trouxe para a cultura pop em geral, vamos lá! 


A mais recente e comentada nos últimos meses tem sido a série da HBO Lovecraft Country, inspirada no livro de Matt Ruff, a história dá uma resignificada na mitologia do autor de uma forma brilhante, visto que Lovecraft foi em vida um homem racista e xenofóbico (vários estudos e inclusive alguns de seus próprios textos afirmam isso), trazer seus elementos para uma américa segregada com personagens pretos como protagonistas foi um enorme acerto. 




Além desse exemplo mais atual, os contos de Lovecraft tem uma forte pegada cósmica onde um explorador descobre resquícios de uma sociedade alienígena completamente macabra. Esse plot pode ser encontrado em DIVERSOS filmes de ficção científica, como a própria série de filmes "Alien", por exemplo.

No cinema temos várias referências aos contos do autor, tanto é que Evil Dead,  um dos clássicos mais memoráveis do terror, possui claras referências aos Livros dos Mortos, que já apareceram nos contos História do Necronomicon e Cão de Caça (ambos lidos na nossa leitura coletiva).




Já nas histórias em quadrinhos, também temos referências a alguns dos monstros e locais criados por Lovecraft, como o próprio instituto Arkham de Gotham City (Arkham foi uma cidade criada pelo autor para ambientar alguns de seus contos); além disso o monstro Cthulhu esteve presente em algumas HQ's de Aquaman como um vilão do herói! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: GRANDE HOTEL BRASIL

  Autor(a):  Fernando Couto de Magalhães Editora:   Dialética  Páginas: 319 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Bo...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!