.

RESENHA: O VAMPIRO

19 de outubro de 2020



O VAMPIRO
Autor(a): 
 John William Polidori
Editora: Sebo Clepsidra
Páginas: 403
Ano de publicação: 2020
Compre através deste link.


"O Vampiro" foi baseado no esboço de narrativa que Byron escreveu para o célebre concurso de histórias de fantasmas proposto em Villa Diodati. O conto de Byron, entretanto, conhecido como “O Fragmento”, ficou inacabado. Foi neste concurso que também nasceram os primeiros rascunhos do romance Frankenstein (1818), de Mary Shelley.
Trabalhando na época como médico particular do poeta, Polidori teve uma tumultuada relação com seu patrão e, ao retomar o manuscrito incompleto, decidiu construir seu vampiro como uma caricatura de Byron. O conto foi publicado em 1819 por um editor que, de maneira oportunista, o atribuiu ao lorde. Impulsionado pela falsa autoria, "O Vampiro" foi calorosamente acolhido na França, onde foi traduzido por Henry Faber, inspirou uma continuação por Cyprien Bérard em formato de romance, além de ter sido adaptado para o teatro com estrondoso sucesso por Charles Nodier e colaboradores.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O Vampiro lançado pela editora Sebo Clepsidra. O livro é de autoria de John William Polidori e tem tradução de Bruno Anselmi e Felipe Vale

Em seu terceiro volume da Coleção Imaginário Gótico, o Sebo Clepsidra em colaboração com a editora Aethia trazem ao país uma nova tradução do conto O Vampiro. A história de Polidori é considerada a primeira em língua inglesa a trazer a figura que tomou conta da cultura pop no decorrer das últimas décadas.





Escrito em 1816 e publicado três anos depois. Antes de entrarmos na história do conto é importante falarmos sobre como ele foi desenvolvido. Polidori era médico e atendia ao famoso poeta da época, Lord Byron. Em uma noite tempestuosa, Polidori se reúne com o Lorde, Percy Bysshe Shelley e Mary Shelley para uma noite de vinhos e conversas. Devido ao tempo fechado e ameaçador, Byron lança um desafio aos presentes, escrever trechos de alguns contos de horror. 


Byron inicia com um fragmento de uma história, da qual dois amigos estão viajando por vários locais da Europa, ao visitar um cemitério um dos amigos tem uma morte súbita. De luto, o outro homem volta a Londres e ali descobre que seu amigo está vivo! O conto se encerra aí, entretanto Polidori leu a ideia de Byron e inspira sua obra naquele material inicial! 

Então vamos a história: 

Aubrey é um lorde que acabou de atingir sua maioridade, iniciante nos bailes da alta sociedade, o lorde conhece uma figura muito comentada nas ocasiões festivas: Lord Ruthven. 


Ruthven é um homem repleto de mistérios e possuidor de um olhar gélido que parece atravessar a todos que o encontra. Aubrey se vê hipnotizado em seus trejeitos. Após um período os dois desenvolvem uma espécie de amizade, partindo juntos para uma viagem na Europa ocidental. 


Durante a viagem Aubrey nota aspectos estranhos no comportamento de Lord Ruthven, todos com quem o homem parece se envolver parecem ser "amaldiçoados", seja os pobres do qual o Ruthven tenta ajudar ou até mesmo as mulheres que são seduzidas por ele e acabam com uma estranha marca em seu pescoço, logo elas se tornam apáticas e acabam falecendo por fraqueza. 

Vou me conter em não dar mais detalhes sobre a curta narrativa de Polidori, mas reforço aqui o quanto eu fiquei maravilhado com a escrita do autor. Objetiva e ao mesmo tempo enigmática, a trama parece se construir em uma tensão interminável e hipnotizante!


Detalhes a parte para a edição incrível proposta pelo projeto do Sebo Clepsidra em parceria com a editora Aetia. Além desse material do Polidori, a edição traz diversos conteúdos adicionais, como cartas, ensaios, resenhas, diários e obras derivadas do conto! 


A obra torna-se então essencial para quem quer um panorama a respeito da personificação do vampiro na literatura. A edição tem muito sucesso na forma como os conteúdos adicionais aumentam ainda mais a mitologia vampiresca ao redor do mundo (trazendo alguns dos primeiros contos sobre a criatura em vários países diferentes). 

Com certeza farei mais algum post a respeito deste livro aqui no blog, por isso fiquem atentos!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Olá leitores e leitoras! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 24 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Minas Gerais cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

.

Caixa de Busca

Conheça a equipe do Porão!

CLIQUE E PARTICIPE!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

POST DO DIA

RESENHA: NOVO MUNDO EM CHAMAS

parcerias

PROJETO "LENDO CLÁSSICOS"

SIGA NO INSTAGRAM

Categorias

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Facebook

Arquivos

Leitura coletiva PJO

LITERATURA E MÚSICA

Tecnologia do Blogger.

HQ'S e Graphic Novels