10 de outubro de 2020

RESENHA: A VERDADEIRA HISTÓRIA DA FICÇÃO CIENTÍFICA

 

A VERDADEIRA HISTÓRIA DA FICÇÃO CIENTÍFICA
Autor(a): 
 Adam Roberts
Editora: Seoman
Páginas: 704
Ano de publicação: 2018
Compre através deste link.
Numa linguagem acessível e abrangendo uma grande variedade de obras, o crítico e escritor Adam Roberts traça o desenvolvimento da ficção científica desde suas origens até sua atual disseminação na cultura popular, com seus desdobramentos no cinema, música e TV. Apresentando argumentos de que a ficção científica tem suas raízes nas viagens fantásticas da literatura grega, Roberts passa pelas suas inúmeras fases e subgêneros, da Era de Ouro a New Space Opera, para mostrar que essa é uma das grandes culturas literárias do nosso tempo. Além de uma excelente fonte de pesquisa histórica, esta é certamente uma das mais significativas obras da atualidade no campo da ficção científica e a mais completa do gênero em língua portuguesa.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro A verdadeira história da ficção científica, lançado pela editora Seoman. O livro é de autoria de Adam Roberts. 

Pra começar eu sempre fui um grande fã de ficção científica, não me aventurei o tanto quanto eu deveria na literatura do gênero, mas já li alguns clássicos que os fãs tanto indicam para iniciar e acabei adorando, daí surgiu meu interesse em conhecer um pouco mais acerca do gênero que tem conquistado cada vez mais o mercado mainstream e a cultura pop em geral! E nada melhor para se aventurar em um mundo novo do que um bom livro introdutório, não é mesmo? 




É aí que "A verdadeira história da ficção científica" entra.  Logo depois dele ter chego em casa eu fiquei um pouco assustado com o calhamaço de 700 páginas. Mas antes de entrar em detalhes sobre a edição, vou falar um pouco do porquê esse livro me fascinou tanto.

Um dos principais motivos foi a forma como o autor estruturou a obra, é necessário ter um grande conhecimento sobre o gênero, e isso Adam Charles Roberts tem de sobra! O autor já escreveu DIVERSOS livros com a temática ficcional, inclusive já ganhou muitos prêmios pelos seus livros (sendo Salt (2011) um dos mais famosos, que inclusive virou filme). Então propriedade para falar sobre o assunto ele tem!

Enfim, voltando pro livro em si, gostei muito da forma como ele trabalha os conceitos de ficção científica desde a sua base! E fiquei bem chocado ao assimilar como diversos conceitos de obras bem atuais (e até mesmo futuristas), estão fortemente inspirados em contos gregos antigos. Essa relação entre o futuro e o passado é construída de forma brilhante, e foi a partir daí que eu mergulhei na leitura. 


O livro se torna muito completo em abordar muito mais do que apenas a literatura de ficção, ela vai de encontro com todo o buzz que o gênero criou em outras plataformas, tais como o cinema, mundo dos jogos e etc. Na leitura tentei focar mais no que se diz respeito a literatura (que era o meu foco), mas fique sabendo que em A verdade história da ficção científica você irá encontrar um apanhado de tudo que ronda o mundo ficcional. 


Esse livro é aquele que se torna essencial ter para verificar alguns dados uma vez ou outra, ou então procurar alguma referência para explorar mais o gênero! Mesmo que você não seja muito fã de ficção, acredito que esse livro seja uma ótimo oportunidade para conhecer mais, e quem sabe, mudar de ideia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!