.

RESENHA: A VERDADEIRA HISTÓRIA DA FICÇÃO CIENTÍFICA

10 de outubro de 2020

 

A VERDADEIRA HISTÓRIA DA FICÇÃO CIENTÍFICA
Autor(a): 
 Adam Roberts
Editora: Seoman
Páginas: 704
Ano de publicação: 2018
Compre através deste link.
Numa linguagem acessível e abrangendo uma grande variedade de obras, o crítico e escritor Adam Roberts traça o desenvolvimento da ficção científica desde suas origens até sua atual disseminação na cultura popular, com seus desdobramentos no cinema, música e TV. Apresentando argumentos de que a ficção científica tem suas raízes nas viagens fantásticas da literatura grega, Roberts passa pelas suas inúmeras fases e subgêneros, da Era de Ouro a New Space Opera, para mostrar que essa é uma das grandes culturas literárias do nosso tempo. Além de uma excelente fonte de pesquisa histórica, esta é certamente uma das mais significativas obras da atualidade no campo da ficção científica e a mais completa do gênero em língua portuguesa.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro A verdadeira história da ficção científica, lançado pela editora Seoman. O livro é de autoria de Adam Roberts. 

Pra começar eu sempre fui um grande fã de ficção científica, não me aventurei o tanto quanto eu deveria na literatura do gênero, mas já li alguns clássicos que os fãs tanto indicam para iniciar e acabei adorando, daí surgiu meu interesse em conhecer um pouco mais acerca do gênero que tem conquistado cada vez mais o mercado mainstream e a cultura pop em geral! E nada melhor para se aventurar em um mundo novo do que um bom livro introdutório, não é mesmo? 




É aí que "A verdadeira história da ficção científica" entra.  Logo depois dele ter chego em casa eu fiquei um pouco assustado com o calhamaço de 700 páginas. Mas antes de entrar em detalhes sobre a edição, vou falar um pouco do porquê esse livro me fascinou tanto.

Um dos principais motivos foi a forma como o autor estruturou a obra, é necessário ter um grande conhecimento sobre o gênero, e isso Adam Charles Roberts tem de sobra! O autor já escreveu DIVERSOS livros com a temática ficcional, inclusive já ganhou muitos prêmios pelos seus livros (sendo Salt (2011) um dos mais famosos, que inclusive virou filme). Então propriedade para falar sobre o assunto ele tem!

Enfim, voltando pro livro em si, gostei muito da forma como ele trabalha os conceitos de ficção científica desde a sua base! E fiquei bem chocado ao assimilar como diversos conceitos de obras bem atuais (e até mesmo futuristas), estão fortemente inspirados em contos gregos antigos. Essa relação entre o futuro e o passado é construída de forma brilhante, e foi a partir daí que eu mergulhei na leitura. 


O livro se torna muito completo em abordar muito mais do que apenas a literatura de ficção, ela vai de encontro com todo o buzz que o gênero criou em outras plataformas, tais como o cinema, mundo dos jogos e etc. Na leitura tentei focar mais no que se diz respeito a literatura (que era o meu foco), mas fique sabendo que em A verdade história da ficção científica você irá encontrar um apanhado de tudo que ronda o mundo ficcional. 


Esse livro é aquele que se torna essencial ter para verificar alguns dados uma vez ou outra, ou então procurar alguma referência para explorar mais o gênero! Mesmo que você não seja muito fã de ficção, acredito que esse livro seja uma ótimo oportunidade para conhecer mais, e quem sabe, mudar de ideia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Olá leitores e leitoras! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 24 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Minas Gerais cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

.

Caixa de Busca

Conheça a equipe do Porão!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

PROJETO "LENDO CLÁSSICOS"

SIGA NO INSTAGRAM

Categorias

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Facebook

Arquivos

Leitura coletiva PJO

LITERATURA E MÚSICA

Tecnologia do Blogger.

HQ'S e Graphic Novels