.

A BLACK FRIDAY E O ESTÍMULO DE IMPULSIVIDADE

26 de novembro de 2020



 Fala galera do Porão Literário, tudo bem? Como todos sabem, amanhã é a tão aguardada Black Friday, com ela, diversos sites anunciam milhares de promoções de livros e outros itens que adoraríamos ter na nossa prateleira, certo? 


Pois é, a vontade de consumir é gigante e muitas vezes acabamos comprando certas coisas apenas por estarem "muito baratas", e é aí que mora o perigo. Outro dia vi o Alex do @umbookaholic falar que comprar livros e ler livros são duas coisas bem diferentes, eu não poderia concordar mais. 


A maioria desses grandes sites varejistas (como a própria Amazon) cria promoções relâmpagos com preços "impressionantes" para nos fazer comprar sem pensar muito, com medo de que aquele livro acabe no estoque curiosamente limitado que eles colocam... Tudo pra causar essa impulsividade no comprador. 


Por isso, meu conselho é: cuidado. Por mais que a promoção pareça que vai durar apenas mais uns segundos, leia a sinopse e veja se o livro é do seu interesse. Obviamente que você pode comprar sem sequer conhecer a história e se surpreender positivamente, mas caso vá fazer isso que seja para realmente ler o livro e não por tê-lo na prateleira e se gabar dizendo que pagou baratinho por ele. 


Minha técnica de compras na Black Friday é um pouco sistemática: eu guardo um pouco de dinheiro (quando possível, claro) e estabeleço um valor máximo pra gastar (exemplo de R$100,00). Monto minha lista de desejados e fico avaliando os preços (já que é normal eles inflarem antes da Black Friday). Conforme as promoções vão sendo anunciadas eu escolho alguns e compro no boleto bancário. 


Isso me dá uma chance de eu pensar melhor se realmente quero aquele livro por aquele preço ou não! Após avaliar certinho eu decido se pago o boleto ou não. Assim, evito usar o cartão de crédito (só em casos beeem especiais de compra, claro). 


Enfim, meu conselho é esse! Usem a cabeça e não deixem se levar pela impulsividade ao ver preços reduzidos! Um beijão e boas compras!


Nenhum comentário:

Postar um comentário



Olá leitores e leitoras! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 24 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Minas Gerais cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

.

Caixa de Busca

Conheça a equipe do Porão!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

POST DO DIA

RESENHA: UM SOBRE INFINITO

PROJETO "LENDO CLÁSSICOS"

SIGA NO INSTAGRAM

Categorias

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Facebook

Arquivos

Leitura coletiva PJO

LITERATURA E MÚSICA

Tecnologia do Blogger.

HQ'S e Graphic Novels