3 de novembro de 2020

RESENHA: ÁRVORE DOS DESEJOS


ÁRVORE DOS DESEJOS

Autor(a): Katherine Applegate
Editora: Intrínseca

Páginas: 224
Ano de publicação: 2020
Compre o exemplar clicando aqui

Árvores não sabem contar piadas, mas contam ótimas histórias. E Red é um carvalho centenário que já viu de tudo em seus muitos anos de vida. Também é a árvore dos desejos do bairro, e todo ano, no dia 1º de maio, as pessoas amarram em seus galhos fitas ou tiras de tecido com os mais diversos pedidos, sonhos e anseios. Mesmo gostando de uma boa fofoca, não é da natureza das árvores se intrometer na vida dos humanos, então Red apenas ouve tudo com muita atenção, sempre em silêncio. No entanto, quando a família da solitária Samar se muda para o bairro e é recebida com desconfiança e ameaças, Red percebe que há algo estranho acontecendo. Aquela vizinhança já tinha acolhido inúmeras famílias. Qual a diferença dessa vez? O lenço que a mãe de Samar usa na cabeça? Ou alguma outra coisa? Numa noite fria, após ouvir o inesperado e comovente pedido sussurrado pela menina, Red convoca a melhor amiga, a corva Bongô, e decide que chegou a hora de sua voz ser finalmente ouvida, pois muitas vezes temos que desafiar a tradição e nossos próprios medos para defender quem mais precisa.
 
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Árvore de desejos, lançado pela IntrínsecaO livro é de autoria de Katherine Applegate e tem tradução de Thaís Paiva.

Nessa fábula contemporânea, a história é narrada por Red, um carvalho com mais de duzentos anos de idade que possui uma reputação de árvore do desejo entre os moradores daquela vizinhança. Todos os anos, no dia primeiro de maio, moradores da cidade vão até o carvalho e amarram em seus galhos cartas com seus desejos pessoais. 




Em todos os seus anos de vida Red aprendeu muitas coisas, e uma delas e não se meter nos assuntos daqueles que fazem pedidos a ela todos os anos. Mesmo tendo a habilidade de conversar com os humanos, existe a regra de que nenhuma árvore deve conversar com eles, independente da situação. Mas Red pode conversar com os animais que vivem na vizinhança, principalmente com sua amiga Bongô, um corvo que vive em seus galho e criou uma espécie de moradia na parte oca da árvore. 


Além de hospedar Bongô, Red hospeda também uma família de gambás muito educada, e ali tudo permanece em harmonia. Isso até uma família mudar-se para a casa na frente de Red. A árvore não entende o porquê a vizinhança estranhou tanto a nova família, talvez fosse pelas suas roupas diferentes? Ou pelo lenço que a mãe da família usava em seus cabelos? 

Em uma noite Red recebe uma carta da filha do casal, uma criança chamada Samar. Seu pedido é simples: ela quer um amigo. Iria Red finalmente interferir nos assuntos humanos e tentar arranjar um amigo para a menina?


Fazia muito tempo que eu não lia uma fábula, e nossa, como eu me emocionei com a leitura de Árvore dos desejos. A narrativa é MUITO rápida e você consegue ler a história completa em questão de poucas horas. Não se deixe enganar pelo material da história: apesar de ser uma fábula que pode ser lida a crianças com facilidade, Applegate consegue tratar de assuntos muito pertinentes de forma bem sutil! 


Entre eles eu me surpreendi com a crítica que a autora faz a xenofobia, a falta de empatia e ao ódio que, infelizmente, circulam na nossa sociedade (e até mesmo na nossa vida). A construção dos personagens é impressionante e não tem como você não se apaixonar ainda mais pela natureza e por todo o equilíbrio que ela cria. 


Red é extremamente otimista enquanto Bongô é extremamente pessimista, essa amizade improvável nos dá momentos deliciosos, além de diálogos muito belos e até mesmo filosóficos. Comecei a ler como quem não queria nada e fui surpreendido da forma mais doce possível, tanto é que essa história já se tornou uma das minhas preferidas. 

Assim como uma semente, essa história cresce em quem lê. Por isso eu super indico àqueles que querem se emocionar com uma narrativa doce e tão importante quanto essa. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: AGATHAS

  Organizadores:   Kathleen Glasgow & Liz Lawson  Editora: Plataforma 21 Páginas: 424 Ano de publicação: 2023 Compre através dest...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!