7 de novembro de 2020

RESENHA: A TROCA

A TROCA
Autor(a): Beth O'leary    
Editora: Intrínseca
Páginas: 352
Ano de publicação: 2020
Compre através deste link.

Leena Cotton tem 29 anos e sente que já não é mais a mesma. Eileen Cotton tem 79 e está em busca de um novo amor. Tudo de que neta e avó precisam no momento é pôr em prática uma mudança radical. Então, para colocar suas respectivas vidas de volta nos trilhos, as duas têm uma ideia inusitada: trocar de lugar uma com a outra. Leena sabe que precisa descansar, mas imagina que a parte mais difícil será se adaptar à calmaria da cidadezinha onde a avó mora. Cadastrada em um site de relacionamentos, Eileen por sua vez embarca na aventura com a qual sonha desde a juventude. Dividindo o apartamento com dois amigos da neta, ela logo percebe que na cidade grande suas ideias mirabolantes não são tão complicadas assim. Ao trocar não só de casas, mas de celulares e computadores, de amigos e rotinas, Leena e Eileen vão descobrir muito mais sobre si mesmas do que imaginam. E se tudo der certo, talvez destrocar não seja a melhor solução.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro A troca,  lançado pela editora Intrínseca. O livro é de autoria de Beth O'leary com tradução de Ana Rodrigues.


Leena precisa de uma férias, mas não quer de tirá-las de jeito nenhum. Depois de perder a sua irmã, Lenna voltou todas suas atenções pro seu trabalho e mergulhou em uma rotina louca. Depois de passar por uma situação bem estressante no trabalho, a mulher de 29 anos é "obrigada" a tirar férias de dois meses. O que fazer nesse tempo que supostamente seria de descanso? Ela não sabe. 




Uma ideia surge ao ligar para sua avó, Eileen. Moradora de uma cidade pequena nos arredores de Londres, Leena acaba indo visitar sua avó para passar alguns dias e, quem sabe, conseguir encontrar alguma motivação para passar os dois meses sem trabalhar. Ao chegar lá Leena descobre que sua avó está em uma missão: procurar um novo relacionamento.

No entanto Eileen se depara com um grande problema: suas opções. Todos os homens solteiros de sua faixa etária são ou extremamente irritantes ou com amorosamente indisponíveis. Eis que Leena tem uma ideia ousada: Propor uma troca! Sua avó vai para seu apartamento compartilhado com dois amigos em Londres e ela fica ali na casa de sua avó, para cuidar de todas as suas obrigações. 




Como se não fosse suficiente, Eileen e Leena fazem a troca de  seus celulares e notebooks, sendo assim Leena fica isolada de toda a rotina doida que levava na capital. Nisso cada uma começa sua jornada pessoal em busca de se reencontrar. 

Pra começar eu fiquei bem  surpreso quando esse livro veio na caixa de dois anos do Intrínsecos, o clube de assinatura da Intrínseca, isso porque eu pensei de imediato que não ia gostar do livro por não ler muito do gênero... Bom, fui completamente surpreendido. 

O livro tem cerca de 350 páginas e eu acabei lendo ele em um período de 24 horas. De verdade, eu fiquei maravilhado com a escrita da Beth O'leary. Eu estava saindo de uma ressaca literária e esse livro me curou dela completamente, isso porque a narrativa é leve e os personagens dessa história são muito bem trabalhados (e bem engraçados). Não sei como resumir ele melhor do que falar: sabe aquele livro que aquece teu coração e te faz rir várias vezes? Pois bem. 


Ao mesmo tempo, a história emociona bastante! E acredito que essa seja a grande sacada da autora. Temos um plano de fundo um tanto trágico, a irmã de Leena morreu depois de "desistir" de realizar mais tratamentos para tentar curar o câncer. Isso fez com que as relações entre as personagens da família (principalmente de Leena com a sua mãe), logo, essa reviravolta na vida das duas mulheres trarão a tona algumas feridas (nem tão) antigas. 

O poder do recomeço é algo muito forte nessa narrativa de Beth O'leary. Achei MUITO legal o modo como as duas personagens principais parecem encontrar seu rumo durante a evolução da história, esse rumo parece ser em direção a auto descoberta e de aceitação de que não podemos controlar tudo e todos ao nosso redor. 

Repleto de personagens que compõem um ótimo plano de fundo, me diverti e me emocionei com a história dessas duas mulheres, recomendo muito que vocês façam o mesmo! E, assim como eu, experimentem gêneros literários diferentes dos quais vocês estão acostumados - vão acabar se surpreendendo com ótimas leituras!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!