21 de dezembro de 2020

ESPECIAL RELENDO PJO | RESENHA: O MAR DE MONSTROS

O MAR DE MONSTROS
Autor(a): Rick Riordan 
Editora: Intrínseca

Páginas: 304
Ano de publicação: 2009
Compre o exemplar clicando aqui

Nessa segunda aventura da série Percy Jackson e os olimpianos, Percy e seus amigos estão em busca do Velocino de Ouro, único artefato mágico capaz de proteger da destruição seu lugar predileto e, até então, o mais seguro do mundo: o Acampamento Meio-Sangue. Com o envenenamento da árvore de Thalia por um inimigo misterioso, as fronteiras mágicas que protegem o Acampamento estão ameaçadas, e é preciso buscar o antídoto. As coordenadas da missão -30-31-75-12 - são uma referência ao Triângulo das Bermudas, no temido Mar de Monstros. Uma jornada que colocará à prova a herança de nossos heróis - quando Percy irá questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição.
 
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O mar de monstros, lançado pela IntrínsecaO livro é de autoria de Rick Riordan e tem tradução de Ricardo Gouveia.




O último ano de Percy Jackson pode ser descrito como extremamente insano? Bom, depois de descobrir que seu pai não é ninguém mais ninguém menos que o deus dos mares e que os deuses, heróis e demônios da mitologia de fato existem, o garoto de doze anos entrou em uma trama completamente doida onde foi acusado de roubar o raio mestre de Zeus, o rei dos deuses. 

É, pode ser considerado BEM insano sim. 


Depois de passar um bom período sem grandes aventuras, Percy está prestes a terminar mais um ano letivo em uma nova escola particular. Tudo ia bem até o último dia de aula, onde em um jogo de queimada alguns lestrigões aparecem para confrontar o semideus. No meio da confusão Annabeth aparece para ajudá-lo, diz precisar de sua ajuda e sua intenção é de levar o filho de Poseidon até o acampamento o mais rápido possível. 

No meio disso tudo está Tyson, um rapaz de quase dois metros de altura que foi vítima de bullying o ano todo, sendo Percy um dos únicos que defende o rapaz, Tyson acaba no meio de toda a confusão e é arrastado pro acampamento junto com os dois semideuses. 

Percy precisa lidar com duas coisas ao mesmo tempo: O acampamento está em ruínas pois a defesa dele, ou seja, a árvore de Thalia, está morrendo. Além disso o garoto descobre que Tyson é seu meio irmão - e ah, um ciclope também. 


Com tantas informações para digerir, Percy ainda precisa lidar com os sonhos que anda tendo, onde vê seu amigo Groover (o sátiro que o salvou no ano anterior) em um vestido de noiva pedindo ajuda. Tudo isso parece não fazer o menor sentido, mas as coisas começam a se inrerligar quando descobrem que a única forma de salvar o acampamento é encontrando o velocino de ouro, cujos poderes podem revitalizar a árvore de Thalia, e esse velocino está aonde? Na mesma ilha em que Groover pede por socorro.  

Nesse projeto de releitura dos livros de Percy Jackson, minha experiência ao ler O mar de monstros foi tão boa quanto a original! A narrativa do segundo volume é mais direta ao ponto, por já estarmos introduzidos no mundo fantástico criado pelo Riordan, a aventura já se inicia desde os primeiros capítulos e a tensão não para de crescer até as páginas finais. 


Temos a introdução de novos personagens que ainda não conhecemos (como Tyson, por exemplo) e a evolução daqueles que já conhecemos! Assim como os deuses tem diversas facetas, os heróis e anti-heróis que compõem esse mundo também! O retorno de Clarisse e Luke nesse livro servem para mostrar um pouco mais desses personagens que, até então, gerou grande desafeto entre os fãs. 

Além disso temos a inserção de personagens já conhecidos na mitologia! Eu simplesmente AMEI a inserção da feiticeira Circe na história, assim como a influência do deus Hermes (pai de Luke), no plano geral. 

Acho muito interessante como o autor vai articulando a história para os próximos livros, isso porque temos nosso grande vilão (o titã Cronos), e a ameaça do titã vai crescendo a cada livro, nos preparando para uma batalha épica que virá no último volume. 

Agora vamos começar a leitura do terceiro livro da série e eu MAL POSSO esperar para relembrar de todos os acontecimentos de A Maldição do Titã! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!