21 de dezembro de 2020

ESPECIAL RELENDO PJO | RESENHA: O MAR DE MONSTROS

O MAR DE MONSTROS
Autor(a): Rick Riordan 
Editora: Intrínseca

Páginas: 304
Ano de publicação: 2009
Compre o exemplar clicando aqui

Nessa segunda aventura da série Percy Jackson e os olimpianos, Percy e seus amigos estão em busca do Velocino de Ouro, único artefato mágico capaz de proteger da destruição seu lugar predileto e, até então, o mais seguro do mundo: o Acampamento Meio-Sangue. Com o envenenamento da árvore de Thalia por um inimigo misterioso, as fronteiras mágicas que protegem o Acampamento estão ameaçadas, e é preciso buscar o antídoto. As coordenadas da missão -30-31-75-12 - são uma referência ao Triângulo das Bermudas, no temido Mar de Monstros. Uma jornada que colocará à prova a herança de nossos heróis - quando Percy irá questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição.
 
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O mar de monstros, lançado pela IntrínsecaO livro é de autoria de Rick Riordan e tem tradução de Ricardo Gouveia.




O último ano de Percy Jackson pode ser descrito como extremamente insano? Bom, depois de descobrir que seu pai não é ninguém mais ninguém menos que o deus dos mares e que os deuses, heróis e demônios da mitologia de fato existem, o garoto de doze anos entrou em uma trama completamente doida onde foi acusado de roubar o raio mestre de Zeus, o rei dos deuses. 

É, pode ser considerado BEM insano sim. 


Depois de passar um bom período sem grandes aventuras, Percy está prestes a terminar mais um ano letivo em uma nova escola particular. Tudo ia bem até o último dia de aula, onde em um jogo de queimada alguns lestrigões aparecem para confrontar o semideus. No meio da confusão Annabeth aparece para ajudá-lo, diz precisar de sua ajuda e sua intenção é de levar o filho de Poseidon até o acampamento o mais rápido possível. 

No meio disso tudo está Tyson, um rapaz de quase dois metros de altura que foi vítima de bullying o ano todo, sendo Percy um dos únicos que defende o rapaz, Tyson acaba no meio de toda a confusão e é arrastado pro acampamento junto com os dois semideuses. 

Percy precisa lidar com duas coisas ao mesmo tempo: O acampamento está em ruínas pois a defesa dele, ou seja, a árvore de Thalia, está morrendo. Além disso o garoto descobre que Tyson é seu meio irmão - e ah, um ciclope também. 


Com tantas informações para digerir, Percy ainda precisa lidar com os sonhos que anda tendo, onde vê seu amigo Groover (o sátiro que o salvou no ano anterior) em um vestido de noiva pedindo ajuda. Tudo isso parece não fazer o menor sentido, mas as coisas começam a se inrerligar quando descobrem que a única forma de salvar o acampamento é encontrando o velocino de ouro, cujos poderes podem revitalizar a árvore de Thalia, e esse velocino está aonde? Na mesma ilha em que Groover pede por socorro.  

Nesse projeto de releitura dos livros de Percy Jackson, minha experiência ao ler O mar de monstros foi tão boa quanto a original! A narrativa do segundo volume é mais direta ao ponto, por já estarmos introduzidos no mundo fantástico criado pelo Riordan, a aventura já se inicia desde os primeiros capítulos e a tensão não para de crescer até as páginas finais. 


Temos a introdução de novos personagens que ainda não conhecemos (como Tyson, por exemplo) e a evolução daqueles que já conhecemos! Assim como os deuses tem diversas facetas, os heróis e anti-heróis que compõem esse mundo também! O retorno de Clarisse e Luke nesse livro servem para mostrar um pouco mais desses personagens que, até então, gerou grande desafeto entre os fãs. 

Além disso temos a inserção de personagens já conhecidos na mitologia! Eu simplesmente AMEI a inserção da feiticeira Circe na história, assim como a influência do deus Hermes (pai de Luke), no plano geral. 

Acho muito interessante como o autor vai articulando a história para os próximos livros, isso porque temos nosso grande vilão (o titã Cronos), e a ameaça do titã vai crescendo a cada livro, nos preparando para uma batalha épica que virá no último volume. 

Agora vamos começar a leitura do terceiro livro da série e eu MAL POSSO esperar para relembrar de todos os acontecimentos de A Maldição do Titã! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: GRANDE HOTEL BRASIL

  Autor(a):  Fernando Couto de Magalhães Editora:   Dialética  Páginas: 319 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Bo...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!