.

ESPECIAL RELENDO PJO | RESENHA: O ÚLTIMO OLIMPIANO

21 de dezembro de 2020

O ÚLTIMO OLIMPIANO
Autor(a): Rick Riordan 
Editora: Intrínseca

Páginas: 392
Ano de publicação: 2014
Compre o exemplar clicando aqui

Em O ladrão de raios, Percy Jackson, o menino que aos doze anos descobre que é um semideus, filho de Poseidon, precisa impedir uma guerra entre os deuses que destruiria a civilização ocidental; em O Mar de Monstros, ele e os amigos se envolvem em uma perigosa aventura para defender o acampamento dos semideuses; em A maldição do titã, Percy descobre que o Senhor dos Titãs despertou e está disposto a destruir a humanidade; em A batalha do Labirinto, o semideus vai combater o perigoso titã no temido Labirinto de Dédalo; e em O último olimpiano, Percy tem que lidar não só com o exército de Cronos, mas também com a chegada de seu décimo sexto aniversário — e, assim, com a profecia que determinará seu destino.
 
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro A batalha do labirinto, lançado pela IntrínsecaO livro é de autoria de Rick Riordan e tem tradução de Raquel Zampil,





Fala galera do Porão Literário, tudo bem? Nesse final de ano eu e um amigo meu decidimos começar um projeto bem nostálgico: a releitura dos livros de Rick Riordan! Começamos pela série Percy Jackson & os Olimpianos e olha... eu não poderia estar mais feliz. Sou fã dessa série desde 2009 e reler os livros dos quais eu cresci lendo pra mim é uma experiência completamente INCRÍVEL.

Chegamos na conclusão da primeira saga do nosso amado cabeça de alga. Em "O Último Olimpiano" o tempo corre contra os semideuses de uma forma quase que literal, isso porque o titã do tempo, Cronos, finalmente tem todas as peças em posição e está pronto para atacar de vez o Olimpo. 


Com os deuses travando uma batalha contra o monstro Tifão, os campistas do Acampamento Meio-Sangue precisam defender o Olimpo das garras do titã sozinhos. A batalha final já é traçada quando o deus do sono, Morfeus, coloca todos os mortais de Nova Iorque para dormir... Isso para que os exércitos de Cronos possam invadir a cidade sem maiores problemas. 

Portante, cabe a Percy, Annabeth, Groover e os outros semideuses travar a batalha que irá definir o futuro dos heróis e dos deuses. 

Como projeto de releitura, pegar essa saga que moldou minha adolescência foi uma experiência única. Fiquei impressionado com a quantidade de coisas que eu não lembrava, mas isso faz parte (até porque a primeira vez que eu li essa série foi em meados de 2010). E o que é incrível é que em dez anos, meu amor pela história de Rick Riordan só cresceu. 


Chegar no final da franquia foi incrível, esse livro tem uma dinâmica bem diferente dos livros anteriores, aqui temos uma guerra prestes a explodir! Nas primeiras páginas já acontece tanta coisa que mal temos tempo de respirar antes da batalha realmente começar, e quando começa... não conseguimos parar de ler. 

Rick conseguiu evoluir muito bem seus personagens, esse livro em particular tem vários flashbacks ao passado de Luke e sua família. Fiquei bem surpreso ao notar o quão essa história é bem mais madura do que vimos lá no começo da saga, Riordan sabe ir amadurecendo sua escrita de uma forma genial! 

Toda a tensão em cima da profecia final é explorada em O Último Olimpiano, achei fantástico o desfecho da primeira série a ponta que o autor deixa para os próximos volume (da saga que agora conhecemos como Heróis do Olimpo). 

Voltaremos a nossa leitura coletiva em janeiro, e até lá é ficar ansioso para retomar a esse mundo fantástico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Olá leitores e leitoras! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 24 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Minas Gerais cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

.

Caixa de Busca

Conheça a equipe do Porão!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

POST DO DIA

RESENHA: UM SOBRE INFINITO

PROJETO "LENDO CLÁSSICOS"

SIGA NO INSTAGRAM

Categorias

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Facebook

Arquivos

Leitura coletiva PJO

LITERATURA E MÚSICA

Tecnologia do Blogger.

HQ'S e Graphic Novels