.

RESENHA: AS DUAS VERSÕES DE NÓS DOIS

10 de dezembro de 2020


AS DUAS VERSÕES DE NÓS DOIS
Autor(a): Júlio Hermann
Editora: Faro Editorial

Páginas: 176
Ano de publicação: 2020
Compre o exemplar clicando aqui

Ainda amargando uma dor de cotovelo pelo término de um relacionamento, Daniel se divide entre o trabalho como publicitário e a amizade com Olívia, uma garota tão azarada quanto ele no amor. Toda semana, eles se encontram para um papo em um bar: Olívia conta os problemas que tem com seus namorados complicados e Daniel debocha divertidamente. No fundo, sabe que sente algo pela colega desde o dia em que se conheceram, dois anos antes. Tudo corre às mil maravilhas até que o destino resolve pregar uma peça em Daniel: Ulisses, seu melhor amigo e colega de trabalho, para manter o emprego, faz com que Daniel seja demitido e, com isso, perca a chance que sempre sonhou — um Leão de ouro em Cannes, o maior prêmio da publicidade. Do outro lado, Beatriz, mãe de Olívia, descobre que tem câncer, o que faz com que sua amiga fique mais distante. Traído no trabalho, Daniel se vê sem nada: sem o ombro da amiga, sem emprego e sem perspectiva — até a chegada de Ananda, que parece surgir como uma luz no fim do túnel, e uma notícia que soa como reviravolta. Mas o que levou Daniel até esse ponto? Que escolhas e ideias ele se sustenta para enxergar sempre entre tudo ou nada? Uma história sobre eventos e escolhas e o que fazer de sua vida dali para frente. Tentar resgatar o passado ou deixa-lo lá, aproveitando apenas o aprendizado.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro As duas versões de nós dois, lançado pela Faro Editorial. O livro é de autoria de Júlio Hermann. 


Narrado em primeira pessoa, nesta obra iremos conhecer Daniel, ele trabalha na maior empresa de publicidade da sua cidade, a Trave, e está concorrendo a um Leão de Ouro em Cannes, o maior prêmio de publicidade do mundo. Sua vida profissional caminhava muito bem até que ele levou uma rasteira do seu melhor amigo. Como se não bastasse, Daniel é apaixonado pela sua melhor amiga e eles acabam brigando no mesmo dia que ele é demitido. Não dá pra piorar né?


Esse foi meu primeiro contato com o Hermann, no entanto o autor é muito elogiado por seus dois livros também publicados pela Faro Editorial: "Tudo o que acontece aqui dentro" e "Até onde o amor alcança". É nítido seu talento quanto ao sucesso de suas obras e realmente ele faz por onde: Em "As Duas Versões de Nós Dois" temos uma escrita poética e muito agradável, que te envolve na história de maneira fácil, lhe aproximando da trama e torcendo para que tudo se resolva. Outro ponto positivo são os capítulos curtos que particularmente eu amo e sinto que tornam a leitura mais rápida.


No entanto, como nem tudo são rosas, não consegui me aproximar dos personagens e sentir que são reais. Gosto quando o personagem é tão "gente como a gente", com ações e emoções bem humanas, e não senti muito isso em Daniel. No momento de expressar sua raiva pela injustiça que sofreu eu senti foi raiva dele! Já a Olívia, a melhor amiga, me aproximei mais. Ela tem qualidades e defeitos muito reais e bem construídos na narrativa.

Não espere um final feliz. Calma, não é spoiler! O desfecho me deixou bem satisfeita, mas não é comum como os livros que estamos acostumados a encontrar dentro do gênero new adult. Ele te faz uma reflexão muito profunda sobre mudanças, perdas e recomeços. Fiquei bem pensativa ao encerrar, na dúvida se fiquei satisfeita ou não e entendi que a vida é exatamente isso, nem sempre teremos o desfecho que gostaríamos, mas tudo é aprendizagem.


Sobre a edição: Só elogios. A Faro Editorial -como sempre- caprichou em cada detalhe da edição, desde o título em relevo, a ilustração do casal que por si só é maravilhosa. Os capítulos são divididos por ilustrações belíssimas e trechos de canções que combinam muito com o momento e mais: Algumas dessas músicas podem ser escutadas na playlist do livro no spotify!



Nenhum comentário:

Postar um comentário



Olá leitores e leitoras! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 24 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Minas Gerais cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

.

Caixa de Busca

Conheça a equipe do Porão!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

POST DO DIA

RESENHA: MOBY DICK

PROJETO "LENDO CLÁSSICOS"

SIGA NO INSTAGRAM

Categorias

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Facebook

Arquivos

Leitura coletiva PJO

LITERATURA E MÚSICA

Tecnologia do Blogger.

HQ'S e Graphic Novels