16 de dezembro de 2020

RESENHA: CONTOS ÍNDIOS

CONTOS ÍNDIOS
Autor(a): Ruth Guimarães  
Editora: Faro Editorial  
Páginas: 176
Ano de publicação: 2020
Compre através deste link.

Toda as histórias deste livro foram extraídas apenas de registros orais. São, portanto, inéditas do amplo trabalho de Ruth. Os contos resultaram de pesquisa de campo, no Médio Vale do Paraíba do Sul, estado de São Paulo, tendo como centro e pião a cidade de Cachoeira Paulista. E, dali, feitas coletas nas cidades vizinhas também, e no litoral. É, claro, vieram também de informantes de outros estados, com predominância de mineiros, donos de parte do Vale. A autora aproveitou cada reconto quando lhe foram apresentadas duas ou mais variantes, pois isso confirmava a sua aceitação, verdade e importância. Logo, tratou de escolher a variante mais elaborada, e com mais pormenores. Nada foi acrescentado, nada foi tirado, dos motivos básicos, da sequência, da filosofia. O que era moralizante continuou moralizante; todas as histórias permaneceram completamente isso mesmo que está aí. O que chega em suas mãos é um registro único, escrito por Ruth, que esteve cuidadosamente guardado por anos com seus filhos e que agora é oferecido à apreciação de todos.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Contos Índios,  lançado pela editora Faro Editorial. O livro é de autoria de Ruth Guimarães.




Em seu segundo volume publicado pela Faro Editorial, Ruth Guimarães ganha uma edição incrível em Contos Índios! O trabalho da autora se mostra de extrema relevância por trazer em registro escrito uma série de contos que exploram a riqueza da tradição e cultura das diversas tribos tradicionais do nosso país. 


Passados por muitos anos através da oralidade, esses contos evocam a importância da mitologia e do conhecimento acerca desses diversos povos na nossa história, e como muitos deles acabaram influenciando a cultura que conhecemos como popular no nosso país. 

Já falei um pouco sobre como o processo da autora no recolhimento dessas histórias é apurado na resenha anterior (que você poder ler clicando aqui), mas aqui eu preciso reforçar ainda mais o quão o papel da autora (e sua visão antropológica) tornou essa obra extremamente especial.


Tecida em uma edição de invejar os olhos, a editora Faro está construindo uma biblioteca incrível da autora, espero muito que eles continuem apostando na obra de Guimarães para que ela cresça cada vez mais! Além disso é bem importante ver uma autora de tanto renome invadir a circulação popular!


Isso acaba influenciando pessoas (como eu) a conhecerem mais a vida da autora e a embarcarem no trabalho incrível que ela produziu!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: SEM AR

Organizadores:   Bel Barreto Editora:  Viseu Páginas: 340 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. […] comecei a ouvir o...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!