19 de dezembro de 2020

RESENHA: UM TRUQUE DE LUZ

UM TRUQUE DE LUZ
Autor(a): Stan Lee & Kat Rosenfield
Editora: Grupo Editorial Record

Páginas: 350
Ano de publicação: 2020
Compre o exemplar clicando aqui


Nia é uma hacker talentosa, mas solitária, que vive em completo isolamento com seu rigoroso pai. Seus poucos contatos com o mundo exterior são pelas aulas que seu pai lhe dá e pela internet. Especialista em redes sociais, ela é extremamente popular e tem mais de um milhão de amigos. Mas todos são completos estranhos que curtem suas postagens, mas que não sabem a verdade sobre ela. Cameron é um adolescente de 17 anos que busca a fama no YouTube como produtor de conteúdo focado em explorar os mistérios do lago  Erie. Não só pelo conteúdo, mas para descobrir o paradeiro de seu pai, que desapareceu em suas águas. Porém, no meio de uma live diretamente de seu barco, ele é atingido em cheio por um raio em uma tempestade que parece desafiar as leis da física. Quando acorda, Cameron descobre um surpreendente talento cibercinético: a capacidade de manipular computadores e eletrônicos com a mente. Depois de se conhecerem on-line, os dois adolescentes – uma nascida com habilidades extraordinárias e o outro transformado contra sua vontade – se unem para corrigir os erros do mundo. Porém, conforme os poderes de Nia e de Cameron se desenvolvem e os dois fazem acertos de contas, eles chamam a atenção de forças perigosas, colocando em risco o futuro do mundo.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Um truque de luz (alianças vol.1), lançado pela editora RecordO livro é de autoria de Stan Lee & Kat Rosenfield e tem tradução de Érico Assis.




Nia cresceu isolada de todo o resto do mundo. Seus dezessete anos de vida foram divididos entre o quarto do qual dormia e a sala de estudos extremamente tecnológica que compartilhava com seu pai. Nessa pequena sala Nia poderia ir para qualquer lugar que quisesse através de uma simulação, ali ela aprendia um pouco de tudo, mas principalmente sobre a tecnologia. Aos dezessete anos Nia é uma das melhores hackers do mundo. 

Já Cameron vive uma vida típica, procurando sucesso nas redes sociais o menino aposta em seu canal de vídeos investigativos. Sua afinidade com eletrônicos pode ser considerada genética já que seu pai era um homem brilhante e até mesmo visionário no campo da tecnologia, no entanto Cameron não sabe onde ele está, já que ele sumiu a vários anos no lago Erie sem deixar nenhum rastro. É nesse lago que Cameron grava um vídeo para seu canal,  e é ali que tudo dá errado. 

Ao ser atingido por um raio enquanto gravava uma live no lago, Cameron sobrevive por pouco, no entanto algo parece muito anormal: as máquinas parecem entrar em sincronia com seu cérebro! Esse diálogo entre eles dá a Cameron a habilidade de controlar as máquinas com o poder da mente. 



Nisso, os dois protagonistas acabam se conhecendo pela internet e se apaixonando! Daí surge a ideia de fazer justiça com as próprias mãos em uma série de casos que repercutiram na internet e até mesmo na escola de Cameron. Entretanto essas ações de hackers vigilantes dois dois atraem a atenção de uma empresa misteriosa e uma alienígena mortal. 

Difícil você lembrar de super heróis e não lembrar-se do nome Stan Lee, o homem criou personagens eternos na Marvel e hoje com certeza se sustenta como uma lenda dos quadrinhos! Pois bem, o projeto alianças foi co-criado pelo próprio e esse primeiro volume e pela escrita de Kat Rosenfield podemos nos aventurar em uma história de vigilantes adolescentes bem atual. 

Dividida em dois pontos de vista, comecei o livro um tanto receoso dele ser muito infantil, mas acabei de surpreendendo com uma história bem mais madura e com temas bem modernos, tais como cyberbully e o poder das redes sociais. Isso foi o que me motivou a ler Um truque de luz rapidamente, é claro que uma escrita bem fluída da autora (e do tradutor) foi essencial para que isso acontecesse. 


Tive alguns problemas no meio da narrativa, para mim ela se tornou um pouco cansativa, mas por sorte a história ganhou uma renovada quando foi se aproximando do fim! Muito disso se dá pela figura alienígena que eu citei na minha sinopse, por muito tempo fiquei em dúvida sobre qual era o seu propósito naquele planeta e qual seria sua ligação com os outros personagens! Mas seu desenvolvimento é bem legal e me motivou a continuar. 

Por mais que possua um final um tanto que aberto, acredito que a história se sustente por si só, então você pode ler tranquilo e sem ficar com medo do livro não ter prosseguimento! A edição pra mim foi um acerto gigante! A capa está com uma arte incrível que conta com um tom de roxo bem atrativo! A diagramação está boa e minha edição veio com alguns cards especiais mostrando alguns dos personagens da trama! Além disso veio uma carta assinada pelo próprio Stan Lee! Confira as imagens abaixo!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: COSMOS — UM SONHO DE ASTRONAUTA

Organizadores:   Jesus Abel de Moura  Editora:  Viseu Páginas: 293 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. No cenário d...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!