7 de janeiro de 2021

RESENHA: LAURA DEAN VIVE TERMINANDO COMIGO

LAURA DEAN VIVE TERMINANDO COMIGO
Autor(a): Makiro Tamaki & Rosemary Valero-Oconell
Editora: Intrínseca

Páginas: 304
Ano de publicação: 2020
Compre através deste link.

Faz quase um ano que Freddy está apaixonada por uma menina chamada Laura Dean. Mas ela não imaginava que um namoro poderia ser tão complicado… Freddy Riley só quer que Laura Dean pare de terminar com ela. O dia em que começaram a namorar foi o melhor de sua vida, mas agora parece apenas uma lembrança distante. Laura Dean é popular, engraçada e MUITO LINDA… mas também pode ser insensível e bem cruel. O relacionamento cheio de idas e vindas deixa Freddy desnorteada, e seus amigos não entendem por que ela sempre aceita reatar. A situação se mostra cada vez mais insustentável: o coração de Freddy está se despedaçando em câmera lenta, e ela corre o risco de perder a melhor amiga junto com o que resta de sua autoestima. Mas, quando Freddy se consulta com uma misteriosa vidente, recebe um conselho capaz de mudar essa história para sempre. As premiadas Mariko Tamaki e Rosemary Valero-O’Connell dão vida a uma narrativa delicada e pungente sobre o amor na adolescência, nos convidando a imaginar o que acontece quando deixamos para trás os relacionamentos tóxicos e abrimos espaço para relações que nos fortalecem. Laura Dean vive terminando comigo venceu três Eisner Awards, maior prêmio do universo dos quadrinhos, nas categorias Melhor Roteirista, Melhor Artista e Melhor Publicação Para Adolescentes. 

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Laura Dean vive terminando comigo, lançado pela IntrínsecaO livro é de autoria de Makiro Tamaki & Rosemary Valero-Oconell e tem tradução de Rayssa Galvão.




Freddy Riley é uma estudante do ensino médio que está apaixonada. A garota por quem Freddy está apaixonada é a popular Laura Dean, uma menina extremamente linda e divertida. Mas uma coisa que Freddy não está tendo nesse relacionamento é diversão, isso porque Laura Dean vive terminando com Freddy e ela não entende o porquê daquilo. 

Em uma festa, Freddy tem uma sessão com uma cartomante que lhe diz para analisar seu relacionamento Laura de um outro ângulo, e com isso Freddy começa a perceber uma série de fatores bem reais com relação a sua namorada: o quanto ela chega a ser cruel em algumas situações, o quanto todos os amigos de Freddy parecem não gostar da menina, o quão ela mesma se sente mal com muitas atitudes que Laura toma... A partir daí Freddy começa a ter um novo panorama a respeito de suas relações, e principalmente, em como sair de uma que não faz bem a ela. 


Sinceramente? Não tinha como eu ter começado o ano com uma leitura melhor do que a dessa HQ. Laura Dean vive terminando comigo trás uma análise sensível e extremamente moderna a respeito de relacionamentos abusivos de uma forma que eu preciso convencer todos vocês a lerem essa história.  

E muito mais que isso, essa história evoca vários elementos que servem pra discutirmos em grupo, pois o relacionamento entre Laura e Freddy é uma das temáticas do livro, além de fazer uma trama extremamente responsável e importante, os autores por trás dessa história colocam uma série de personagens incríveis e extremamente identificáveis para o público jovem. 



Eu fico pensando no quanto uma história como essa seria importante na minha adolescência se ela tivesse sido publicada no começo da década de 2010. Eu simplesmente ficaria apaixonado pela HQ o tanto quanto estou agora. Espero que outras pessoas (inclusive outros adolescentes) possam ler e se maravilhar com essa narrativa necessária. 


Além disso, os traços e toda a estética da HQ me deixou apaixonado, a tonalidade do rosa, a delicadeza de alguns quadros para expressar a ansiedade ou a melancolia de Freddy... Tudo dialoga perfeitamente com a qualidade da história. Por favor, LEIAM!


13 comentários:

  1. Isso sim é começar o ano com chave de ouro!!
    Eu estou doidinha para ter essa Graphic em mãos. Seja pela beleza do enredo, pelo jogo de cores usado que deixou tudo tão delicado e tão profundo ao mesmo tempo.
    Mulheres sabem ferir e como sabem.
    Espero de coração que eu e mais leitores possam ter essa lindeza em mãos o quanto antes!!!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Fico muito feliz em ver uma história que retrata isso com tanta responsabilidade.

      Excluir
  2. Lindo o livro, os quadrinhos e as cores. Super importante e atual falar sobre relacionamentos tóxicos e abusivos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Ya! Acredito que esse livro vai ajudar muita gente

      Excluir
  3. Oiii!
    Que HQ mais linda, já imagino que seja uma história e tanto! Alô @Maíra eu quero lerrrrrr ♥ hahaha
    Arrasou nas impressões e nas fotos, tô apaixonada aqui!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, com certeza irei te emprestar, você vai amar esse livro.

      Excluir
  4. eu não tenho o costume de ler HQs mas estou achando o máximo a quantidade de resenhas que tenho lido e como as histórias são bem construídas. Essa em especial, além da estética, que no meu ver, está linda, a história em si traz temas bem atuais e super pertinentes. Sempre é bom refletir sobre relacionamentos abusivos e pessoas tóxicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Ainda mais pra quem não consegue identificar um relacionamento desses.

      Excluir
  5. Sarah! Leo como eu quero ler!
    Um dos meus super desejados.
    Uma HQ única singela mas que desperta reflexões

    ResponderExcluir
  6. Haa as ilustrações dessa HQ são um arraso, né migo!? Tô apaixonada e pode deixar separado que eu quero emprestado em 🤭 A resenha tá impecável e só fez eu querer ainda mais ler 😍 As fotos estão divinas 💕

    Beijos da Steh!

    IG: @PAPEANDOSTEH

    ResponderExcluir
  7. Fiquei apaixonada por essa graphic novel! Obrigada por ter tornado meu início do ano melhor com essa leitura tão gostosa 💕

    ResponderExcluir
  8. Oie, eu já tinha visto esse livro, fiquei com muita vontade de ler... Gostei bastante da premissa e da historia que vai retrata. Espero muito ler em algum momento!

    Blog: Tempos Literários

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: COSMOS — UM SONHO DE ASTRONAUTA

Organizadores:   Jesus Abel de Moura  Editora:  Viseu Páginas: 293 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. No cenário d...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!