6 de janeiro de 2021

RESENHA: LETRAS, MEMÓRIAS E SENTIMENTOS



LETRAS, MEMÓRIAS E SENTIMENTOS
Autor(a): Gustavo Astur
Editora: Independente 

Páginas: 237
Ano de publicação: 2020
Compre através deste link.

No Brasil, o curso de medicina é tradicionalmente o mais concorrido nos vestibulares. Ser médico é um sonho compartilhado por centenas de milhares de alunos, de Norte a Sul do país. Mas o que espera os futuros estudantes de medicina depois do nome na lista de aprovados? Gustavo Astur, médico psiquiatra, apresenta aos leitores um universo pouco conhecido - por vezes frio, caótico e desolador, mas também excitante e igualmente vivo, rico em aprendizado e relações - por onde transitam estudantes, jovens médicos, enfermeiros, funcionários, pacientes e professores de um Hospital Universitário. Com seu olhar empático e, ao mesmo tempo, atento às minúcias da vida, retrata em 22 contos o dia a dia, as paixões e os dilemas mais secretos dos pacientes e profissionais envolvidos no serviço público de saúde. 

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Letras, Memórias e Sentimentos: Histórias que se perderam nos corredores de um Hospital Universitário, lançado de forma independente. O livro é de autoria de Gustavo Astur.


Nessa antologia de contos, o autor Gustavo Astur nos presenteia com uma série de relatos ficcionais de personagens bastante familiares para todos nós: os profissionais de saúde. Com foco naqueles que estão entrando agora no ofício, temos diversas perspectivas de internos, residentes, médicos e enfermeiros que se espreitam pelos corredores dos hospitais. 

Confesso que essa foi uma leitura que me tirou e MUITO da zona de conforto, mesmo estando acostumado a ler contos e antologias, uma voltada para esse tema em específico acabou me pegando de surpresa, e foi uma ótima surpresa! 


Os contos são objetivos e cada um trás um aspecto diferente das inúmeras sensações que temos ao ir em um hospital. Geralmente tais sensações estão ligadas a sentimentos negativos, vamos até esses lugares porque algo não está certo. Mas uma coisa que eu acabei compreendendo ao ler esses contos tão bem escritos por Astur é que um sentimento rege todos os outros: a esperança de ficar melhor. 

No natal do ano passado eu fiz um post especial a respeito de um dos contos dessa antologia, intitulado "noite de natal", o conto em si narra um residente que foi designado pra plantão na véspera de natal e acaba se surpreendendo ao ver como o espírito natalino tomou conta do hospital e tudo ficou um pouco mais fácil, acredito que a tal de esperança esteja aí também. 



Tirando esse conto, pude apreciar muito também o conto "febre", "olhares" e "segunda chance". Um outro fator que eu achei incrível foi como esse livro nos dá uma perspectiva nova sobre esses profissionais, ainda mais em tempos de pandemia onde o trabalho deles precisa ser cada vez mais valorizado e prestigiado! 

A leitura dessa antologia não poderia ter vindo em ocasião melhor, por isso gostaria de agradecer ao autor pelo trabalho escrito! Além disso dizer que o conto está disponível para quem possui Kindle Unlimited! 


12 comentários:

  1. achei esse livro de contos bem peculiar e diferente, na resenha já senti que a leitura proporciona um misto de sentimentos na gente... todos nós temos uma história a ser contada que se passa num hospital, seja nossa mesma ou envolvendo algum parente, amigo... sinto que embora seja uma obra ficcional nos trará reflexões acerca da realidade.

    ResponderExcluir
  2. É...olhar um local de medo ou para muitos até de "cheiro de morte", com novos olhos. Nunca havia pensado nessa lógica,por isso, adorei o que foi mostrado no livro.E sim, deu muita vontade ler, até por fazer a gente ver a situação dos hospitais como algo de cura, de sair..ou sei lá, de encerrar um ciclo!!!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatoooo, essa foi a sensação que eu senti em alguns contos!

      Excluir
  3. Antologias são tudo de bom, né!? Eu amo, ainda mais para conhecer melhor a escrita do autor ou dos autores que ali se encontram... Eu não conhecia esse livro e já super adicionei na lista aqui... Arrasou nas fotos! ❤️

    Beijos da Steh!

    IG: @PAPEANDOSTEH

    ResponderExcluir
  4. Amei. Gosto muito de ler contos! Achei a temática diferente por retratar sobre o trabalho das pessoas da area de saúde.

    ResponderExcluir
  5. Oiiii!
    Eu fiz a leitura deste livro no ano passado e gostei muuuuito! Eu não conhecia a escrita do autor antes, então foi uma ótima oportunidade de conhecer seu trabalho através desses contos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah eu vi sua resenha desse livro, amiga. E ficou FANTÁSTICA!

      Excluir
  6. Lembro do post no ig e de como fiquei reflexiva após ler, especialmente na época em que estamos vivendo e como devemos sempre exaltar os profissionais da área

    ResponderExcluir
  7. Consegui pegar esse livro quando ficou gratuito e confesso estar bem instigada a realizar logo a leitura, pois não é a primeira resenha positiva que vejo. Ótima indicação!

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: COSMOS — UM SONHO DE ASTRONAUTA

Organizadores:   Jesus Abel de Moura  Editora:  Viseu Páginas: 293 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. No cenário d...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!