14 de fevereiro de 2021

O SURREALISMO EM PIPE DREAMS: AS MEMÓRIAS PERDIDAS


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Nesse post especial, vim falar um pouco sobre um elemento que eu adorei conhecer mais durante uma de minhas últimas leituras: o surrealismo. Ele está muito presente na obra Pipe Dreams: As memórias perdidas, do autor CD Vallada!


Na história, Edward é um menino que acorda completamente sem memória na beira de um lago. Ali ele só conhece seu nome por conta da pulseira que carrega consigo, logo ele é resgatado pelo povo do vilarejo e descobre que está no reino de Golconda.


Um lugar fantástico que, para ter acesso, é necessário atravessar o Lago Negro e perder a memória no meio do percurso. Ali, naquele reino utópico, existem os imaginadores, pessoas que conseguem criar coisas físicas a partir da imaginação.


O próprio autor falou em suas postagens através do instagram oficial do livro (@pipedreams_livro) que toda sua narrativa teve uma forte inspiração na obra de René Magritte, um dos pintores surrealistas mais influentes da história! Com isso, fiquei bem interessado em procurar mais sobre as pinturas do artista e como elas dialogam com o livro.


Gostei muito de ver como René trabalha com a representação das coisas, como no quadro onde exista a afirmação "c'est not a pipe". Essa frase já foi muito emblemática e você já pode ter ouvido falar dela. A narrativa de Vallada faz diversas referências a esse pensamento, inclusive no próprio dom de criar a partir da imaginação!


Te convido a se juntar a esse mundo de Golconda em Pipe Dreams! Para saber mais sobre a história é só clicar aqui!


5 comentários:

  1. Um dos pontos que mais me chama a atenção em um livro ou que seja um filme, é quando a gente pega alguma referência e vai atrás na barra de pesquisa para saber mais rs
    Acredito que para um autor(a) isso seja maravilhoso, esse despertar o interesse!

    Adorei e vou pesquisar mais!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Lembro de ter ficado fascinada, na época da escola, quando estudei o surrealismo.
    Agora pensando bem...a premissa do livro tem muito a ver com o surrealismo

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Leo!
    Muito curiosa para desvendar ese mistério de que quem vai para o tal reino, tem de perder a memória... que será que tem por traz disso tudo? Deve ser um livro epolgante.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. A temática do surrealismo me chama muita atenção, como já falei em outros post por aqui! Autor muito perspicaz em juntar uma coisa que parece tão difícil como o surrealismo em um livro.

    @yasmindeciles

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!