2 de fevereiro de 2021

PRIMEIRAS IMPRESSÕES: VALE DO FIM


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje eu vim falar um pouco a respeito da minha leitura atual, isso porque ela está ocorrendo de forma tão enigmática que eu me pego pensando qual será o próximo plot que irá acontecer, sabe? Às vezes entramos em uma história assim, e quando isso acontece... SOCORRO!

Pois bem, vou parar de atiçar a curiosidade de vocês! O livro em questão é Vale do Fim, do autor português Ricardo Reis! Para quem não conhece a história, deixarei a pequena sinopse logo abaixo, junto com as minhas primeiras impressões da leitura.


Um autocarro despista-se misteriosamente e das trinta pessoas a bordo, aparentemente cinco sobreviveram. Artur começa a notar que algo estranho se passa com ele depois do acidente, como se tivesse ganho super poderes. Uma criança de seis anos acorda da morte no próprio funeral. As pessoas falam de umas experiências de ingleses. Que mistério ronda Vale do Fim?





Já posso dizer que os mistérios são muitos, mas Ricardo consegue entregar uma parcela da história a cada capítulo, o que torna a narrativa bem eletrizante! Já no começo nós somos colocados nesse estranho acidente que deixa a população daquele vale extremamente curiosa! Afinal, um ônibus é jogado da pista por um lobo gigante em uma região onde nem habitam animais dessa espécie!


Algo estranho paira no ar, mas tudo fica ainda mais peculiar quando um dos garotos que faleceu durante o acidente volta a vida... Volta com habilidades que excedem o comportamento humano, e não, ele não é o único que recebeu algo durante esse trágico evento.


O conjunto de referências que Ricardo Reis consegue juntar para a sua narrativa é incrível, isso porque ele atribuí essas ideias e cria um conceito próprio e bem único. Vejo muito em sua narrativa àquilo que conhecemos em Stephen King, por exemplo, onde um lugar pacato vai sendo desvendado aos poucos e os personagens vão se mostrando cada vez mais complexos e nefastos.


Mesmo o livro sendo grande (cerca de 550 páginas), ainda não senti o peso da narrativa. Espero que esse ritmo se estenda até o final! Como temos um grande número de personagens, é fácil nos direcionarmos para a história de vários deles, assim, sempre vamos conhecendo alguém novo (ou então conhecendo um pouco melhor).


Minha recomendação vai pra quem gosta de um bom mistério... Sabe aquele que não te enrola? Pois bem, é esse! Estou muito curioso para continuar a ler sobre as intrigas que rondam os personagens de Vale do Fim! Em breve uma resenha completa irá aparecer por aqui!

4 comentários:

  1. A sinopse desse livro me lembra tanto Manifest rs que aliás, preciso ver a segunda temporada e tentar desvendar um pouco de todos os mistérios.
    Mesmo sendo quase um calhamaço, parece que não há problemas com isso, já que o enredo flui super bem!
    Já vou ficar aguardando a resenha completa e torcendo para que o ritmo se mantenha assim até o final ou até melhor rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante mesmo. #Curiosa pra saber como é ler um livro em português de Portugal

    ResponderExcluir
  3. Amo livros que tem mistério, vendo as suas impressões já fiquei ainda mais curiosa, já vou adicionar a lista aqui!

    Beijos da Steh!

    IG: @PAPEANDOSTEH

    ResponderExcluir
  4. Leeo!
    Bom demais quando o autor consegue prender o leitor com ganchos eletrizantes para cada novo capítulo que virá.
    Adoro mistérios, fico acompanhando atentamente para tentar desvendar.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER ",AMOR,"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler , amor,, de Mateus Ântoni Rúbia. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!