.

RESENHA: THE PROM - A FESTA DE FORMATURA

13 de fevereiro de 2021



THE PROM: A FESTA DE FORMATURA
Autor(a): Saundra Mitchell
Editora: Alt Editora

Páginas: 251
Ano de publicação: 2020
Compre através deste link.

Emma Nolan é uma talentosa musicista que tem apenas um sonho antes de se formar no ensino médio: dançar com sua namorada na festa de formatura. Mas o que parece um pedido simples é praticamente impossível na cidadezinha onde mora. À primeira vista, Alyssa Greene é o estereótipo da garota popular: bonita, amiga de todos e presidente do conselho estudantil. Mas ela tem um segredo: namora Emma há mais de um ano. Quando a notícia de que Emma planeja levar uma garota para a formatura se espalha, a cidade entra em polvorosa, com a Associação de Pais (liderada pela mãe de Alyssa), ameaçando cancelar a festa por completo. É aí que aparecem Barry Glickman e Dee Dee Allen, duas estrelas decadentes da Broadway que assistem a um dos vídeos de Emma no YouTube e decidem transformar o desabafo da garota em uma causa. Quando eles chegam em Indiana para protestar, porém, as coisas saem ainda mais do controle. 


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro The Prom: A festa de formatura, lançado pela editora Alt. O livro é de autoria de Saundra Mitchell.




Na pequena cidade de Edgewater, em Indiana, Emma e Alyssa possuem um sonho relativamente simples: irem ao baile de formaturas juntas como um casal. Ter aquela experiência após três anos no colegial seria incrível para ambas, a chance de poder danças juntas em uma festa que finalizaria um importante ciclo seria a ocasião ideal para declarar ainda mais o amor que circula entre elas.



No entanto, Edgewater é uma das cidades mais conservadoras e preconceituosas do país. Já foi extremamente difícil para Emma se assumir como homossexual, isso porque ela foi expulsa de seu lar após revelar sua sexualidade no YouTube, precisando ir morar com a sua avó.


Já Alyssa tem um caso um pouco mais complicado: sua mãe é extremamente religiosa e já tem uma família desestabilizada por conta do pai da garota, que se separou da mãe de Alyssa há pouco tempo. As duas poderiam se encontrar no baile, se fosse o caso, mas Emma é proibida de ir por conta de sua sexualidade pelo próprio corpo de baile da escola.




Emma posta sobre o essa situação de puro ódio no YouTube, e com isso Emma e Alyssa recebem uma ajuda um tanto quanto.... inusitada: de uma trupe artistas da Broadway chega na cidade com um propósito: se rebelar contra o sistema de bullying e homofobia que as duas meninas sofrem.



A guerra está para ser traçada.


Minha experiência inicial com esse livro foi de curiosidade ao extremo, isso porque eu já conhecia a história através do musical da Broadway do qual ele ficou famoso, sabia também que uma adaptação de peso estava para ser lançada, com um elenco com nomes como Nicole Kidman, James Corden, Meryl Streep entre outros... Enfim. Com tudo isso em mente, comecei a narrativa de The Prom, e sinceramente, eu adorei.




Um livro rápido de ser lido (com uma média de duzentas e poucas páginas) que trazem em seu conteúdo uma série de questionamentos extremamente relevantes para a sociedade que vivemos. O legal de tudo isso é a forma como a autora que adaptou a peça nos traz todo esse conteúdo: de uma forma leve e, em alguns momentos, levemente engraçada.



Até porque muitos dos personagens que acabam chegando na pequena cidade de Edgewater trazem essa leveza para a história (o que torna ela essencial para que seja tão fluída), além disso, é bem legal lermos tanto a perspectiva de Emma como a de Alyssa, pois assim podemos conhecer melhor ambas as personagens: seus principais medos e ambições.


E qual a ambição mais justa do que querer ser feliz? Pois bem, The Prom nos passa essa mensagem de uma forma leve, divertida e até mesmo emocionante! Ainda não assisti o filme, mas agora eu vou vê-lo com bastante ansiedade!


4 comentários:

  1. Leo!
    A melhor coisa na vida é a busca da felicidade, sem preconceitos. Deve ser um livro fantástico para se ler e aprender. E fiquei pensando: será que elas conseguem?
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Um dos meus super desejados!
    The Prom me parece ser uma leitura leve, fluida, com momentos mais tristes mas que ao terminar de ler, deixa um quentinho no coração.

    ResponderExcluir
  3. A gente precisa tanto de livros assim, leves e que traga lições importantes!Eu admito que o livro está na listinha de desejados desde o lançamento.
    Eu tentei ver a adaptação,mas é um musical e eu? Tenho problemas sérios com eles rs não consigo gostar de jeito nenhum(raras exceções)
    Mas espero ler e claro, já torcendo para que o amor vença, sempre!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro nem o filme! Adorei sua resenha, pq você trouxe de maneira leve e interessante, então deu vontade de fazer essa leitura.

    @yasmindeciles

    ResponderExcluir



Olá leitores e leitoras! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 24 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Minas Gerais cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

.

Caixa de Busca

Conheça a equipe do Porão!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

PROJETO "LENDO CLÁSSICOS"

SIGA NO INSTAGRAM

Categorias

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Facebook

Arquivos

Leitura coletiva PJO

LITERATURA E MÚSICA

Tecnologia do Blogger.

HQ'S e Graphic Novels