26 de fevereiro de 2021

RESENHA: VALE DO FIM



VALE DO FIM
Autor(a): Ricardo Reis
Editora: Independente

Páginas: 566
Ano de publicação: 2020
Compre através deste link.

Um autocarro despista-se misteriosamente e das trinta pessoas a bordo, aparentemente cinco sobreviveram. Artur começa a notar que algo estranho se passa com ele depois do acidente, como se tivesse ganho super poderes. Uma criança de seis anos acorda da morte no próprio funeral. As pessoas falam de umas experiências de ingleses. Que mistério ronda Vale do Fim?


 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Vale do fim, lançado de forma independente. O livro é de autoria de Ricardo Reis.



Em uma aldeia um tanto remota no interior de Portugal, um evento extraordinário acontece. Após um acidente um tanto quanto estranho tomar cenário da cidade, onde um ônibus perde o controle e acaba tombando após o aparecimento de um lobo gigante, os seis sobreviventes do acidente acordam um tanto diferentes...


Para começar, o que já causa estranhamento no povo de Vale do Fim é o lobo que fez o ônibus tombar: nunca antes um lobo gigante fora visto naquelas florestas que rondam Vale do Fim, logo, porque um estaria em plena estrada naquele dia? E outro fato é, por um tempo, não revelado a cidade: os sobreviventes parecem estar desenvolvendo habilidades que excedem a compreensão humana.


Em palavras mais simples... Se tornando mutantes.


Logo, o recém formado clube dos "seis mutantes" começam a investigar as causas do acidente e das novas habilidades. Arthur, que costumava trabalhar como policial em Vale do Fim e sobreviveu ao acidente, procura por respostas enquanto precisa aprender a controlar seus novos poderes regenerativos e de super-força.


Logo, um trâmite é descoberto pelo grupo de uma companhia estrangeira que aplica experimentos dos cidadãos de Vale do Fim... E com isso a nossa trama apenas se inicia!


Sabe aquela leitura de tirar o fôlego e que lhe dá um plot novo a cada capítulo? Pois bem, Vale do Fim tem uma série de referências e plots fantásticos em seu enredo. Começamos com um mistério um tanto quanto instigante: quem estaria por trás do acidente no Vale do Fim? Porque tais pessoas (e local) foram escolhidos par aplicação desse experimento tão louco?



Enfim, as dúvidas só vão crescendo, e o autor vai nos guiando e entregando algumas respostas nessa primeira parte. Por ser um livro grande (com quase 600 páginas!), achei a decisão do autor certeira em dividir a narrativa em duas partes. Enquanto na primeira temos uma introdução a trama em si e a grande variedade de personagens, a segunda parte se preocupa em nos oferecer ótimos momentos de ação, reviravoltas na trama, traições e assassinatos!


A escrita do autor e fluida e te ajuda a mergulhar nesse mundo complexo já nas primeiras páginas, então não fique com medo de se aventurar em Vale do Fim (que tem esse nome por um motivo específico, não se deixe enganar!). A narrativa nos leva para um final caótico e que tira nosso fôlego!


3 comentários:

  1. Aqui a imaginar o quanto deve ser interessante ler um livro escrito em português de Portugal.
    Sem contar é claro 3II etapa Chapada Manaus Amazonas cep 22

    ResponderExcluir
  2. Eu quando li a resenha desse livro ontem,fiquei imaginando a cena de tudo isso numa adaptação. Curiosa com esse lobo gigante, com essa mutação e com o rumo que a estória tomou depois desse acidente!
    Já quero muito ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. Leo!
    Nossa! Um livro enorme, mas acredito que com tantos mistérios, suspense e ação, nem devemos perceber o tempo passar de tão envolvidos que o leitor deve ficar, mesmo com suas pequenas ressalvas. Vou ver se baixo para ler.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!