18 de março de 2021

RESENHA: A HISTÓRIA DA FILOSOFIA VOL.1 & VOL.2

A HISTÓRIA DA FILOSOFIA VOL.1 & VOL.2
Autor(a): Will Durant
Editora: Faro Editorial

Páginas: Vol.1 - 287 | Vol.2 - 317
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

Não devemos estudar apenas as filosofias, mas os filósofos. Cada um deles traz inúmeras lições para nós. Das mentes notáveis dos maiores filósofos, Durant extrai um material conciso e brilhante para leitores e estudiosos e oferece uma obra que pode ser lida em sequência ou por capítulos aleatórios, aos poucos, e utilizada como referência para consulta frequente. Trata-se de um livro-chave para qualquer leitor que deseja pesquisar a história e o desenvolvimento das ideias filosóficas no mundo ocidental. Poucos escrevem para o não especialista como Will Durant: a visão e a inteligência em suas análises nunca deixam de impressionar. O autor viajou o mundo para conhecer, na prática, como todas as manifestações culturais e filosóficas interagem com o conhecimento que adquirimos no decorrer dos séculos.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro A história da filosofia Vol.1 & Vol.2, lançado pela Faro EditorialO livro é de autoria de Will Durant, foi traduzido por Leonardo Castilhone.



Desde o nosso ensino médio, somos instruídos a acreditar que a filosofia é algo pacato ou então pouco relevante para a nossa formação dentro da escola. Toda essa linha de pensamento segue uma terrível tradição de um grupo específico (aquele que está no poder), cuja a intenção é não estimular o estudo da reflexão sobre a nossa própria existência. 


Afinal, quando começamos a questionar as coisas nós quebramos o padrão de aceitar tudo o que é nos dado... Sejam coisas boas ou ruins. Pessoalmente eu sempre gostei muito de filosofia, muito desse crédito tenho que dar aos meus professores e professoras, mas enfim!


Logo, fiquei muito feliz ao receber o box da Faro editorial que explora mais sobre as mentes brilhantes que consolidaram a filosofia como essa arte reflexiva! O box é composto pelos livros A História da Filosofia, que foram divididos em dois volumes! Ambos discutem a respeito da origem, formação e pensamentos desses filósofos. 


Visto que a filosofia tem sido muito desprezada por grande parte da sociedade, ao começar a estudar esses livros pude ver a dificuldade em gostar de filosofia está por conta das “problemáticas” apontadas por aqueles que vêem a filosofia como complexa, entre as principais dificuldades apontadas, estão “não compreendo, está além do meu alcance; não tenho vocação para ela; e, portanto, não me diz respeito.” Esse discurso é repassado por conta de um fator muito importante exaltado pelo autor: o quanto a filosofia pode ser perigosa. 


Vendo a filosofia como o estudo do da indagação, atribuí-la como entediante se torna uma estratégia de manipulação das massas, tal golpe é cometido por muitos daqueles que possuem um poder e não quer ser questionado. Mas por que a filosofia incomoda tanto? talvez pela perturbação da paz que ela trás, isso porque nunca poderemos chegar a uma verdade concreta, ela está em constante transformação, e cabe a nós compreender essa mudança em nossos estudos acerca do conhecimento e da verdade. 

Bom, estou lendo esses volumes aos poucos. A primeira parte retrata a formação de mentes como Platão, Aristóteles, Voltaire e outros; enquanto o segundo volume foca em estudiosos como Kant, Nietzsche, Russel, entre outros!


Espero que esse texto tenha te incentivado um pouco a conhecer o trabalho desses autores incríveis! A edição da Faro está impecável, o texto escrito por Will Durant é bem leve e de fácil compreensão, sendo um ótimo material introdutório para conhecer mais a respeito da vida e do trabalho dessas pessoas tão importantes! 

4 comentários:

  1. Leo!
    Desde pequena mainha dizia que eu era rebelde, porque queria saber de tudo, questionava tudo...E sou mesmo muito questionadora, não gosto de 'engolir´' o que me é imposto, portanto, me considero uma filósofa moderna...kkkk Embora conheça im pouco sobre cada personagens dos livros aqui resenhados, gostaria de conferir essa edição primorosa.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Não é um gênero que eu tenha o hábito de ler. Tá, acredito que todos nós sejamos questionadores, mas o mundo moderno tem trazido algo chamado: preguiça. Muitos de nós, temos preguiça de pensar, de perguntar, de ir atrás de respostas.
    É mais cômodo fingir que não se está ai.
    Por isso, fico pensando no quanto é maravilhoso poder ter essas obras em mãos, saber, se aprofundar mais nas questões.
    E não, não conhecia os livros,mas já senti uma vontade enorme de me aventurar, sair da zona de conforto!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. Uma das minhas matérias preferidas na época da escola.
    Curiosa com esses livros. Deve ser interessante voltar a esse universo hoje Mais velha

    ResponderExcluir
  4. Que legal! acabei me acostumando com textos/livros mais teóricos e gosto de ler! A filosofia é a ciência mais antiga então merece ser lida e entendida cada vez mais.

    @yasmindeciles

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!