11 de março de 2021

RESENHA: O MÁGICO DE OZ


O MÁGICO DE OZ
Autor(a): L. Frank Baum
Editora: DarkSide Books

Páginas: 240
Ano de publicação: 2020
Compre através deste link.

Clássico da literatura infantil, O Mágico de Oz encanta jovens e adultos há mais de um século. O livro é tão parte do nosso acervo cultural que até mesmo quem não leu ou viu o filme com Judy Garland conhece Dorothy, o Espantalho, o Homem de Lata, o Leão Covarde, o Mágico de Oz, as bruxas e, é claro, o cachorrinho Totó. É com o peito inflado de orgulho que dividimos com você, darksider, nossa mais recente novidade. Prepare-se para embarcar em uma viagem fabulosa e reencontrar um livro encantador. O caminho é fácil: é só seguir a estrada dos tijolos amarelos. O Mágico de Oz agora é DarkSide®. Publicado em 1900, o livro de L. Frank Baum narra as peripécias de Dorothy que, após ter sua casa transportada pelos ares por um ciclone, aterrissa no encantado reino de Oz. Em busca de um caminho de volta ao lar, Dorothy enfrentará muitos obstáculos, mas com a ajuda de companheiros improváveis, encontrará sua própria força. Da atmosfera melancólica da fazenda onde Dorothy mora com os tios ao esplendor da Cidade de Esmeraldas, L. Frank Baum nos apresenta cenários e personagens inesquecíveis. 


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O mágico de OZ, lançado pela DarkSide Books. O livro é de autoria de L. Frank Baum e tradução de Marcia Heloísa.




Através do arco-íris existe um lugar para encontrar o amor, a coragem, a inteligência e a... aventura! Dorothy só não sabia que ao acordar naquela pacata manhã em sua pequena casa do Kansas, iria se defrontar com tantas aventuras de uma só vez!



Dorothy é uma garota orfã que mora com os tios e seu cão Totó em uma região afastada do Kansas, o lugar é famoso pela enorme quantidade de ciclones que varre as terras todos os anos, em um desses eventos começa nossa história. Dorothy não consegue chegar no bunker a tempo do ciclone passar e levar a casa às alturas. Nisso, a pequena e o cachorro dão adeus a tudo o que conhecem e se defrontam com um terreno nuca visto antes chamado OZ.


A menina e seu cão já chegam em Oz como heróis, isso porque a casa onde eles estavam caí em cima da Bruxa Má do Leste, a matando e libertando o povo que era escravo de suas maldades. Dorothy, ainda desolada, só tem uma missão: voltar para casa. Mas para isso ela irá precisar chegar até o coração do país de Oz, também conhecida como A cidade das esmeraldas, para falar com o grande mágico de Oz.




Para isso ela terá que seguir a estrada de tijolos amarelos, na esperança de que seu pedido seja atendido. Nesse meio caminho Dorothy e Totó irão conhecer alguns personagens que já entraram pra história da literatura... E pros nossos corações.


Como uma história escrita a mais de um século ainda pode ser tão forte na nossa cultura atual? As respostas podem ser das mais diversas, e ao reler esse clássico da literatura infanto-juvenil, consigo pensar em várias delas. É incrível ver como essa fábula continua a ganhar corações e mentes de todo o mundo, e o motivo disso pode estar na narrativa completamente apaixonante criada por Frank Baum.



O Espantalho busca um cérebro, pois assim irá conseguir fazer tudo o que (agora) considera impossível, o Homem de Lata busca um coração, já que o seu foi roubado e não a nada mais valioso do que a capacidade de amar. Já o Leão busca coragem, afinal depois que vencemos nossos medos, estamos aptos a tudo!


Uma das lições mais valiosas que O Mágico de Oz pode nos oferecer é que a jornada nos entrega o que realmente procuramos, e não o resultado em si. É apaixonante ver como o quarteto de protagonistas dessa história (e nosso ilustre Totó) vão vencendo suas dificuldades e superando seus objetivos iniciais ao trabalhar em equipe! Se prevalecendo mesmo contra as circunstâncias (seja uma bruxa má, um abismo ou um campo de flores soníferas)


Dorothy em si já é uma protagonista bem diferente daquela que conhecemos em contos de fábula: é forte, determinada e com um só foco: voltar para casa. Banhada de gentileza e compaixão, é emocionante ver suas novas amizades e como seu senso de justiça é forte.




Agora... acompanhar essa história pela edição magnífica da DarkSide fez minha leitura ficar ainda mais fica, repleta das ilustrações originais que ajudaram Baum a criar este mundo, o livro age como um ciclone e te leva para Oz. Deixe-se transportar para a magia além do arco-íris e o resultado não poderá ser melhor!


4 comentários:

  1. Não tem como ver um livro assim, da DarkSide e o coração não disparar! rs Coisa linda de ser vista!
    Léo, que bom que voltou! Saudades de suas postagens!
    E voltou em grande estilo, trazendo um clássico, com essa roupinha nova.
    Eu já vi alguns filmes sobre Oz, mas nunca cheguei de fato a ler algum livro, por isso, tô com os olhos brilhando nessa edição e espero poder ter ela em mãos o quanto antes!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Um clássico nunca perde seu espaço, acredito que por isso ainda esta presente em nossa século! Acho mto boa essa história e amei o livro, cores lindas. Li quando era menor e essa edição tá incrível para adquirir!

    @yasmindeciles

    ResponderExcluir

  3. Sabe Léo, o que torna um livro um clássico que transcende o tempo e se torna tão atual mesmo depois de um século, é justamente a inocência que a história tem aparentemente, e, tão carregado de lições a serem aprendidas que enchem nossos corações de força. E essa edição da Darkside, hein? Luxo puro!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Um clássico que transcende gerações.
    Repleta de ensinamentos e reflexões.
    Personagens que povoam nosso imaginário.
    E frases marcantes.
    "There is no place like home"
    "A heart is not judged by how much you love; but by how much you are loved by others"
    "Não há lugar como a nossa casa!"
    Sem falar que esta edição tá show

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!