10 de abril de 2021

RESENHA: LEOPARDO NEGRO, LOBO NEGRO




LEOPARDO NEGRO, LOBO VERMELHO
Autor(a): Marlon James
Editora: Intrínseca

Páginas: 784
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

Em um épico fantástico ― com elementos que vão de Gabriel García Márquez ao universo Marvel ―, Marlon James conduz o leitor por toda a riqueza das histórias e dos folclores do continente africano Com um faro infalível para encontrar coisas que preferem ficar perdidas, o Rastreador achará tudo o que quiser. E, mesmo ciente de que o objeto de sua busca já não está mais no mundo dos vivos, o habilidoso caçador aceita a missão de localizar um garoto desaparecido. Afinal, o menino pode ser o herdeiro legítimo do trono de um império. Seguindo rastros deixados por seu alvo, o Rastreador passa por cidades ancestrais, desbrava rios e florestas, imerge em culturas e costumes, vivência lendas e mitos, enfrenta todo tipo de perigos: demônios, feiticeiros, bruxas, necromantes. Confrontado pela vastidão do continente, por toda a beleza e o terror em seu caminho, o Rastreador decide ir contra seus princípios de caçador solitário ao perceber que seus inimigos são mercenários atrás do mesmo objetivo. O grupo ao qual se junta é heterogêneo e composto por personagens fantásticos, entre eles o misterioso metamorfo ― metade homem, metade Leopardo ―, que irá conduzi-lo em sua jornada. Enquanto lutam para sobreviver e concluir a tarefa, o Rastreador é assombrado por questionamentos: quem é o menino desaparecido? O que o fez desaparecer? Por que há tanto interesse em que não seja encontrado? Mas, sobretudo, quem está mentindo e quem está dizendo a verdade? Inspirado nas histórias e nos folclores da África, valendo-se de uma imaginação aparentemente ilimitada, Marlon James cria uma aventura multicolorida e surrealista na qual questiona os limites da verdade e do poder e o preço da ambição. Desdobrando personagens e lendas em uma cascata vigorosa, Leopardo Negro, Lobo Vermelho é uma ode à beleza e à pluralidade da mitologia africana.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Leopardo negro, lobo vermelho lançado pela editora IntrínsecaO livro é de autoria de Marlon James e traduzido por André Czarnobai.



Em Leopardo negro, lobo vermelho nós acompanhamos a jornada do Rastreador, um ser capaz de rastrear qualquer pessoa ou criatura independente da realidade onde ela esteja. O mercenário então é contratado para encontrar um rapaz que pode guardar as chaves para a liderança de um império esquecido. 

Na história nós temos a história desse rastreador, mas fique sabendo que ele é apenas uma que toma todo esse mundo fantástico criado por Marlon James, na narrativa nós temos feiticeiros, necromantes, sereias, vampiros, duendes e etc... Todos eles sendo atribuídos a uma narrativa adulta voltada para uma fantasia mais violenta e reflexiva, no estilo Game of Thrones de ser.


Falar sobre a história desse livro para outra pessoa pode ser um tanto confuso, isso porque a própria narrativa do livro é confusa... Ao menos foi para mim, principalmente nas primeiras duzentas páginas. O autor nos joga nesse mundo fantástico de forma abrupta, já no começo do livro já estamos no meio de bastante ação, com diversos personagens e termos dos quais ainda não conhecemos, mas vamos nos aproximando com o decorrer da história. 

Foi uma leitura difícil de fazer, isso eu preciso deixar bem claro. Na primeira parte do livro  nós temos uma variação entre presente e passado, onde podemos conhecer um pouco mais sobre a história do Rastreador, no entanto tudo o que gira em torno de sua órbita é confuso, alguns personagens aparecem e desaparecem sem ter cumprido algum motivo claro e os diálogos são bem interessantes, mas alguns acabaram me deixando com mais dúvidas do que respostas. 


Inspirada na cultura e folclore africano, Leopardo Negro se desenrola em uma espécie de jornada, aonde o personagem principal vai explorando cidades humanas e cenários fantásticos em sua procura pela criança, esse fator realmente é impressionante pois Marlon consegue utilizar desse fator para criar um mundo extremamente rico em detalhes, os personagens que compõem cada cenário brilham com seu aspecto único e complexo. 

Talvez minha experiência não tenha sido tão positiva por conta da expectativa que atribuí no período de lançamento do livro.. Achei que ele iria fluir bem mais do que fluiu. O processo de leitura desse livro foi pausado pelo fato da escrita e do ritmo serem cansativos... Isso não chega a ser um fator ruim, apenas não é o tipo de livro que você pega e lê mais de 100 páginas de uma vez (por isso que demorei cerca de três meses para lê-lo). 

Mas o potencial dos próximos volumes é grande, isso porque eu gostei muito da criação desse mundo fantástico e de todas as referências que ele possuí. Só espero que nos próximos volumes o autor consiga explorar mais suas ideias de forma menos prolixa. 

3 comentários:

  1. Meu medo com esse livro é este, ele não funcionar assim, perfeitamente rs
    E tudo que li até o momento, cita essa confusão, esse ritmo muito arrastado e puxa, é um calhamaço né?
    Não digo que não lerei, até por trazer tantos elementos que aguçam a curiosidade, mas, preciso analisar e muito rs
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Interessante ver uma fantasia focada na cultura africana. Foge dos padrões!
    As vezes o excesso de detalhes deixa a trama pouco fluida

    ResponderExcluir
  3. Leo!
    Acredito que mesmo com todos os pontos que levantou, só pelo fato de trazer uma mitologia africana e seres fantásticos em abundância, já me deixou curiosa.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ABRASADOS"

  Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler   Abrasados escrito por Fernanda Egger.  "Se vo...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!