1 de abril de 2021

RESENHA: A LISTA DE CONVIDADOS



A LISTA DE CONVIDADOS
Autor(a): Lucy Foley
Editora: Intrínseca
Páginas: 304
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

Em uma ilha afastada na costa da Irlanda, convidados se reúnem para celebrar uma união de dar inveja. O noivo, bonito e charmoso, é uma estrela de TV em ascensão. A noiva, elegante e ambiciosa, é editora da própria revista. A festa de casamento é um reflexo de suas personalidades: vestido e terno de grife, localização remota e exclusiva, decoração luxuosa, uísque da melhor qualidade. Tudo rigorosamente planejado. Mas a perfeição só existe mesmo nos planos. E o perigo mora nos detalhes. À medida que as garrafas de champanhe estouram e a festa avança, o ressentimento e a inveja começam a se sobrepor à alegria e aos votos de felicidade. E então uma tempestade desaba com fúria sobre a ilha, e esse é só mais um motivo para abalar os ânimos já alterados. Depois de uma abrupta queda de luz no meio da festa, a garçonete anuncia aos convidados que um corpo foi encontrado. Isolados e aguardando a chegada da polícia, apenas uma coisa é certa: o assassino é uma das pessoas presentes no evento.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro A lista de convidados, lançado pela editora IntrínsecaO livro é de autoria de Lucy Foley, foi traduzido por Maria Carmelita Dias.



Você está cordialmente convidado para o evento do ano! Will e Jules estão planejando o maior casamento da temporada, que irá acontecer na exótica - e tenebrosa - ilha na costa da Irlanda. O evento é bem restrito, sendo que apenas alguns dos amigos mais próximos do casal foram convidados. 

Jules mantém seu círculo de amigos escasso, editora de uma das revistas eletrônicas (a The Download) mais famosas do país, já Will é um ator com grande reconhecimento por conta do reality show do qual participa. 


Ambos formam um belíssimo casal, digno de capa de revistas hollywodianas, mas... algo estranho parece circular o casamento, tudo isso associado ao cenário macabro da ilha leva a um assassinato. Mas afinal, quem morreu? Quem matou? Qual foi o motivo? 

Bom, vamos lá! Li "A lista dos convidados" pois ele foi o lançamento de Fevereiro do Clube Intrínsecos, clube de assinatura da nossa editora mais amada, a Intrínseca! Todo mês o clube envia um título exclusivo para a casa do assinante em uma edição inédita de capa dura. Para saber mais sobre o Intrínsecos é só clicar no link. 

Esse é o segundo contato que eu tenho com a escrita da Lucy Foley, sendo o primeiro através de seu debut aqui no Brasil, "A última festa", cuja resenha você pode ler aqui. Enfim, por mais que eu tenha achado o primeiro livro interessante, acabei me decepcionando um pouco com o final de sua primeira história... 


Em "A lista de convidados" nós temos o mesmo ritmo e estrutura de narrativa, composta por capítulos escritos em primeira pessoa que vão alterando os pontos de vistas dos personagem. Isso já parece ter tornado uma característica da autora, e eu gosto muito da forma como ela cria uma personalidade dentro da escrita pra cada personagem! Por mais que sejam vários (já que vamos conhecendo não só o casal principal, mas Aoife, Hannah, Johnno, Jules, Olivia), cada um tem um estilo próprio, assim, fica bem fácil de conhecer cada um deles - e não se confundir com quem é quem. 


Por mais que a narrativa comece de uma forma um pouco lenta, introduzindo os personagens e etc, esse mecanismo vai ganhando força conforme vamos chegando no desenvolvimento da história. Nisso, vamos descobrindo um pouco mais a respeito da ilha onde ocorreu o evento fatídico. 

Daí vai muito do trabalho de investigação do leitor ou leitora! Eu sinceramente AMO livros desse tipo pois eles acabam nos dando a tarefa de descobrir o que está acontecendo. Para isso, quem escreve precisa ter uma habilidade de nos fazer ficar instigados, e essa habilidade parece crescer na autora a cada livro escrito. Enquanto no primeiro livro dela eu já tinha descoberto o plot final na metade, nesse o arco que desenvolve ele é um pouco mais complexo e inteligente, o que me agradou muito!


Pra quem ama um suspense na linha Agatha Christie... eu recomendo e muito! Essa edição do Intrínsecos ficou belíssima, estou apaixonado pelo jogo literário que veio junto com o livro.

4 comentários:

  1. Um dos meus super desejados! Curti muito A Última Festa e me senti a própria investigadora quando li, pois descobri a vítima.
    Quando vi que seria lançado mais um livro da Lucy é óbvio que fiquei muito curiosa

    ResponderExcluir
  2. Mesmo sem ter lido A Última Festa, eu estou doida por esse lançamento! Eu amo suspenses, amo Agatha e só por ter esse estilo, já me ganha tão fácil rs
    Com certeza, quero muito ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. O clube intrínsecos é demais, tenho mta vontade de assinar! Me interessou demais a narrativa por essa questão do mistério com uma pegada de suspense, é meu tipo de leitura preferida.

    @yasmindeciles

    ResponderExcluir
  4. Leo!
    Gosto muito desse estilo e se mesmo tendo muitas personagens, não dá para se confundir ao ler, ainda melhor. Fiquei imaginando que talvez, pudéssemos ir desconfiando dos participantes do casamento, sem poder descobrir realmente quem comenteu o assassinato.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: AGATHAS

  Organizadores:   Kathleen Glasgow & Liz Lawson  Editora: Plataforma 21 Páginas: 424 Ano de publicação: 2023 Compre através dest...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!