10 de maio de 2021

RESENHA: MEU MUNDO VERSUS MARTA


MEU MUNDO VERSUS MARTA
Autor(a): Paulo Scott, Rafael Sica
Editora: Companhia das Letras

Páginas: 160
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

Planeta Terra. Época e lugar desconhecidos. Esta é a história de um pacto de equilíbrio sutil. De um lado, os ameaçados, do outro, a ameaça ― da qual, apesar dos anos de convívio, das tentativas de maior aproximação, ainda pouco se sabe. Em um cenário de ritos intermináveis e sob a mediação de uma crescente desconfiança, o quadrinista Rafael Sica e o escritor Paulo Scott criam uma história de arquitetura extraordinária, de busca por tudo aquilo que há de humano em nós ― e colocam em cena o diálogo do qual depende a ordem, a suposta ordem, o concerto dos dias. Da paz. Da única paz. A mais terrível paz.


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Meu mundo versus Marta, lançado pela Companhia das Letras O livro é de autoria de Paulo Scott & Rafael Sica.



Pra começar, acho legal falar um pouco sobre minha experiência ao ler esse livro. Geralmente começo minhas resenhas detalhando um pouco sobre o enredo da obra, como uma espécie de sinopse feita por mim mesmo, no entanto dessa vez vou precisar adaptar o formato da minha resenha ao conteúdo que acabei de ver nesse quadrinho incrível escrito e ilustrado por Paulo Scott e Rafael Sica.



Mas por quê? Bem.. A história desse livro é completamente subjetiva. Tenho cerca de 160 páginas com a total ausência de diálogos, vamos decifrando um pouco mais da história tecida pelos autores conforme vamos mergulhando nas ilustrações. Foi uma experiência um tanto estranha, tanto é que comecei a leitura e parei depois de umas vinte páginas, tentando entender o que estava acontecendo... Depois de um tempo voltei, curioso para saber mais a respeito daquele cenário tão estranho, e daí sim fui entendendo melhor.



No começo temos dois personagens que tomam o palco principal da história, um homem que trabalha em uma espécie de empresa governamental, algo ligado ao departamento de ciências, talvez... Em seu quarto tem uma criança, não sabemos qual o grau de relação entre os dois, mas a menina vai crescendo em um ritmo absurdo, tornando-se uma mulher em poucas páginas.


O cenário que envolve os dois é bem distópico, lembra muito aquele que vimos em 1984, onde existe um governo opressor que controla a sociedade através do medo e da ameaça de uma possível guerra. Esse departamento de ciência onde o protagonista trabalha parece ser um elemento chave para entendermos esse governo.



A mulher que cresce rapidamente trás um outro tópico bem interessante pra história: o preconceito. Sempre quando ela sai de casa os outros cidadãos a encaram com repulsa, o motivo disso fica subjetivo a cada leitura, portanto encorajo você a tentar decifrar alguns pontos dessa obra.


Mexeu comigo? Sim, me colocou pra pensar sobre UM MONTE DE COISA? Com certeza, é incrível o que uma narrativa sem diálogos dá margem à nós, leitores, em decifrar e remontar o enredo a partir de nossa perspectiva, que é única.



Com relação a edição: eu achei maravilhosa. A arte da capa é extremamente chamativa, seja pelos tons utilizados ou até mesmo pela estrutura um tanto que enigmática da máquina azul que toma grande parte da capa. Além disso, a HQ é grande (fisicamente falando), e os traços das ilustrações dão uma atmosfera única a sua experiência de leitura!


4 comentários:

  1. Bem interessante o designer do livro e o fato de ser construído a partir das imagens. Isso levanta uma questão super interessante que, eu como graduada em licenciatura, percebo que falta aos alunos o ensino da imagem como texto!

    Acho bem legal como você mostra o livro por dentro.

    @yasmindeciles

    ResponderExcluir
  2. Leo!
    Imagino como deve ser uma experiência inusitada e surpreendente ler uma HQ sem uma palavra... Acabamos sendo o escritor também, afinal, tudo vai girar em torno da nossa imaginação ao ver as ilustrações...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Interesses e intrigante.
    Cada leitor vai interpretar a história segundo o que tem dentro de si

    ResponderExcluir
  4. Olá senhoras e senhores
    Somos uma instituição financeira e estamos prontos para ajudar quem precisa de financiamento, também fazemos investimentos, oferecemos empréstimos a partir de 5.000 euros e nossa taxa de juros é de 3% ao ano. Nossas condições são favoráveis. Contacte-nos para mais informações

    Email: simondurochefort@gmail.com

    Whatsapp:  +33752366330

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!