10 de maio de 2021

RESENHA: MEU MUNDO VERSUS MARTA


MEU MUNDO VERSUS MARTA
Autor(a): Paulo Scott, Rafael Sica
Editora: Companhia das Letras

Páginas: 160
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

Planeta Terra. Época e lugar desconhecidos. Esta é a história de um pacto de equilíbrio sutil. De um lado, os ameaçados, do outro, a ameaça ― da qual, apesar dos anos de convívio, das tentativas de maior aproximação, ainda pouco se sabe. Em um cenário de ritos intermináveis e sob a mediação de uma crescente desconfiança, o quadrinista Rafael Sica e o escritor Paulo Scott criam uma história de arquitetura extraordinária, de busca por tudo aquilo que há de humano em nós ― e colocam em cena o diálogo do qual depende a ordem, a suposta ordem, o concerto dos dias. Da paz. Da única paz. A mais terrível paz.


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Meu mundo versus Marta, lançado pela Companhia das Letras O livro é de autoria de Paulo Scott & Rafael Sica.



Pra começar, acho legal falar um pouco sobre minha experiência ao ler esse livro. Geralmente começo minhas resenhas detalhando um pouco sobre o enredo da obra, como uma espécie de sinopse feita por mim mesmo, no entanto dessa vez vou precisar adaptar o formato da minha resenha ao conteúdo que acabei de ver nesse quadrinho incrível escrito e ilustrado por Paulo Scott e Rafael Sica.



Mas por quê? Bem.. A história desse livro é completamente subjetiva. Tenho cerca de 160 páginas com a total ausência de diálogos, vamos decifrando um pouco mais da história tecida pelos autores conforme vamos mergulhando nas ilustrações. Foi uma experiência um tanto estranha, tanto é que comecei a leitura e parei depois de umas vinte páginas, tentando entender o que estava acontecendo... Depois de um tempo voltei, curioso para saber mais a respeito daquele cenário tão estranho, e daí sim fui entendendo melhor.



No começo temos dois personagens que tomam o palco principal da história, um homem que trabalha em uma espécie de empresa governamental, algo ligado ao departamento de ciências, talvez... Em seu quarto tem uma criança, não sabemos qual o grau de relação entre os dois, mas a menina vai crescendo em um ritmo absurdo, tornando-se uma mulher em poucas páginas.


O cenário que envolve os dois é bem distópico, lembra muito aquele que vimos em 1984, onde existe um governo opressor que controla a sociedade através do medo e da ameaça de uma possível guerra. Esse departamento de ciência onde o protagonista trabalha parece ser um elemento chave para entendermos esse governo.



A mulher que cresce rapidamente trás um outro tópico bem interessante pra história: o preconceito. Sempre quando ela sai de casa os outros cidadãos a encaram com repulsa, o motivo disso fica subjetivo a cada leitura, portanto encorajo você a tentar decifrar alguns pontos dessa obra.


Mexeu comigo? Sim, me colocou pra pensar sobre UM MONTE DE COISA? Com certeza, é incrível o que uma narrativa sem diálogos dá margem à nós, leitores, em decifrar e remontar o enredo a partir de nossa perspectiva, que é única.



Com relação a edição: eu achei maravilhosa. A arte da capa é extremamente chamativa, seja pelos tons utilizados ou até mesmo pela estrutura um tanto que enigmática da máquina azul que toma grande parte da capa. Além disso, a HQ é grande (fisicamente falando), e os traços das ilustrações dão uma atmosfera única a sua experiência de leitura!


4 comentários:

  1. Bem interessante o designer do livro e o fato de ser construído a partir das imagens. Isso levanta uma questão super interessante que, eu como graduada em licenciatura, percebo que falta aos alunos o ensino da imagem como texto!

    Acho bem legal como você mostra o livro por dentro.

    @yasmindeciles

    ResponderExcluir
  2. Leo!
    Imagino como deve ser uma experiência inusitada e surpreendente ler uma HQ sem uma palavra... Acabamos sendo o escritor também, afinal, tudo vai girar em torno da nossa imaginação ao ver as ilustrações...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Interesses e intrigante.
    Cada leitor vai interpretar a história segundo o que tem dentro de si

    ResponderExcluir
  4. Olá senhoras e senhores
    Somos uma instituição financeira e estamos prontos para ajudar quem precisa de financiamento, também fazemos investimentos, oferecemos empréstimos a partir de 5.000 euros e nossa taxa de juros é de 3% ao ano. Nossas condições são favoráveis. Contacte-nos para mais informações

    Email: simondurochefort@gmail.com

    Whatsapp:  +33752366330

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER ",AMOR,"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler , amor,, de Mateus Ântoni Rúbia. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!