16 de junho de 2021

RESENHA: FUNDAÇÃO E IMPÉRIO

 


FUNDAÇÃO E IMPÉRIO 
Autor(a):  Isaac Asimov
Editora: Aleph

Páginas: 328
Ano de publicação: 2020
Compre através deste link.

Graças a sua ciência e tecnologia superiores, a Fundação sobreviveu às investidas de guerra de seus vizinhos. No entanto, seus membros devem, agora, enfrentar o que restou de um Império que, embora agonizante, ainda é a força mais poderosa da Galáxia. Para frear as ofensivas de um ambicioso general, estudiosos e cientistas depositam suas esperanças nas profecias de Hari Seldon. Mas nem mesmo ele previu o surgimento de uma inteligência mutante capaz de transformar homens determinados em escravos obedientes: o Mulo, uma criatura extraordinária, instiga uma guerra contra a Fundação. Na continuação da saga pela salvação do conhecimento da humanidade, Isaac Asimov leva o estudo do conflito humano a um novo patamar, demonstrando que os padrões científicos podem não conseguir calcular uma variante fundamental: o comportamento humano.
 
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Fundação e Império lançado pela editora Aleph. O livro é de autoria de Isaac Asimov.



70 anos. Em 2021 comemoramos 70 anos do lançamento do primeiro volume da maior série de ficção científica de todos os tempos. A trilogia d'A Fundação (que logo se expandiu para mais livros), é impressionante ver como Isaac Asimov escreveu uma obra a frente do seu tempo, sendo um vanguardista do movimento de literatura de ficção científica-política que inspirou outros grandes séries - como Star Wars, por exemplo. 

Bom, vamos lá! Este é o segundo volume da série que, até então, tem tudo pra se tornar uma das minhas preferidas. Minha leitura de "Fundação e império" foi muito mais rápida do que eu achei que seria! Irei apontar o porquê logo abaixo, mas antes vamos pra a história. 


Dando prosseguimento aos eventos que tomaram palco no primeiro volume, a Fundação segue invicta de forma já prevista por Hari Seldon séculos atrás. Todavia, essa nova ordem de cientistas e comerciantes causa um certo mal estar em alguns membros do Império, principalmente no general Bel Riose, que procura a todo custo exterminar a Fundação para que todos os rumos acerca da ruína do império se dissipem de vez. 

Todavia, Riose encontra dificuldades em articular seu ataque militar ao planeta de terminus, sede da Fundação, conforme sua luta pelo poder dentro do Império cresce cada vez mais, o imperador teme que Riose possa estar indo longe demais. No outro lado da galáxia nós temos uma figura ainda mais enigmática, um mutante conhecido como Mule. 

Guerreiro invicto e extremamente poderoso, Mule tem conseguido cada vez mais poder e seu novo alvo compartilha em muito com o general Riose: destruir a Fundação. Entre tantos inimigos será que o projeto utópico de Seldon terá alguma chance? Ou será que os próprios membros da sociedade de Terminus serão responsáveis pela própria ruína?


Com certeza esse foi meu livro preferido até agora! Fundação e império consegue ser mais rápido e mais focado do que o livro anterior; alguns dos motivos pra isso acontecer pode ser por conta da trama (que é dividida em duas principais histórias e não cinco como foi no livro anterior), além disso o conflito instalado contra a fundação parece bem mais emergente do que no volume anterior!

Neste segundo volume nós temos a introdução de alguns dos personagens mais icônicos da franquia! o Mule, Bayta Darell, o Magnífico e tantos outros personagens exalam um nível bem maior de carisma do que os do livro anterior (com exceção de Seldon, talvez).


Além das adversidades externas a sociedade da Fundação, neste volume encontramos o próprio povo sofrendo com uma ditadura... É bem interessante ver como o autor consegue trabalhar o lado político de uma forma tão exímia (e levemente assustador também), aqui uma guerra civil parece prestes a explodir, todavia os acontecimentos são ainda mais crueis e inimagináveis! Li todo o último terço do livro de uma vez só de tão apreensivo que eu fiquei, e com certeza o final deixa aquele gostinho de quero mais!

Existe muita coisa que deverá ainda ser explorada no terceiro volume, só sei que vou começá-lo ainda hoje pra trazer a resenha dele aqui pra vocês!

Um comentário:

  1. Leo!
    Nossa! Que livro, hein? Fico eespantada como há 70 anos o autor já tinha uma noção do futuro, porque com certeza, todas essas disputas acontecem hoje em dia ainda...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: COSMOS — UM SONHO DE ASTRONAUTA

Organizadores:   Jesus Abel de Moura  Editora:  Viseu Páginas: 293 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. No cenário d...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!