21 de junho de 2021

RESENHA: PHANTASTES




PHANTASTES
Autor(a):  George Macdonald
Editora: Thomas Nelson Brasil

Páginas: 288
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

A obra de fantasia clássica que influenciou C.S. Lewis e J.R.R. Tolkien, considerada uma das obras mais importantes de George MacDonald, é a história do jovem Anodos e suas aventuras no reino das fadas que, em última análise, revelam a condição humana. "Escrevo não para crianças", disse George MacDonald, "mas para crianças, sejam elas de cinco, cinquenta ou setenta e cinco anos". Tudo escrito com um capricho inocente e um anseio cheio de alma, o coração da jornada de Anodos através do Reino das Fadas revela uma busca espiritual que requer uma entrega de si mesmo.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Phantastes lançado pela Harper Collins Brasil através do selo Thomas Nelson. O livro é de autoria de  George Macdonald.



Escrito em 1858, Phantastes acabou de completar 163 anos. Considerado pai da fantasia, George Macdonald inspirou diversos autores que conhecemos e amamos, tais como  Neil Gaiman, CS Lewis, Tolkien, Lewis Carrol, Frank Baun e por aí vai! 

Por que Macdonald é tão influente? Bem, só lendo pra saber! Foi assim que eu me aventurei em um de seus primeiros livros publicados aqui no Brasil; Phantastes narra a história de Anodos, um jovem que acaba de completar vinte e um anos e recebe um presente que outrora pertenceu ao seu falecido pai: uma escrivaninha antiga repleta de gavetas e compartimentos secretos. 


É em um desses compartimentos que Adonos encontra... uma fada. Primeiro o rapaz acha que está ficando louco, delirando por conta de uma noite mal dormida. Ele conversa com a fada e ela o alerta de um mundo das fadas onde tudo o que conhecemos é revirado e distorcido em histórias fantásticas e desconhecidas aos humanos. Descrente, o rapaz vai dormir achando que está tendo alucinações. 


Ao acordar, no entanto, Adonos se vê em um ambiente diferente de seu quarto! Ao seu redor uma floresta encantada se ergue, e ali fadas e outras criaturas serpenteiam os bosques de uma forma fantástica da qual o rapaz não acreditava existir fora dos livros! Assim, a jornada de Adonos se inicia naquele mundo fantástico, descobrindo diversos cantos daquele mundo - dos mais utópicos aos mais sombrios. 

Bom, um detalhe importante de ser dito é que Phantastes tem um título original mais extenso que ajuda a entender um pouco melhor a obra, na tradução ficaria "Phantastes: Um conto de fadas para homens e mulheres" Logo, fica evidente que este livro não é um conto de fadas infantil, e assim George Macdonald começa a pincelar um universo fantástico mais maduro e épico que seria desenvolvidos por diversos outros autores e autoras no decorrer da história!


Gente, que leitura fantástica - em ambos os sentidos da palavra! Eu me apaixonei pela complexidade do mundo criado pelo autor! Aqui nós conhecemos um pouco de cada coisa que compõe o mundo das fadas, isso porque toda a narrativa se dá pela jornada de Adonos naquele mundo... Conforme ele vai viajando e conhecendo as coisas nós vamos descobrindo junto com ele!

E é assim que nós vislumbramos fadas,  flores que tem luz própria, gigantes, freixos, cavaleiros inspirados na lenda de Arthur, princesas que foram transformadas em pedra... Phantastes nos dá uma pequena amostra de seu mundo e ficamos sedentos por mais! 

É fácil compreender como esse título se tornou fonte de inspiração para tantas outras sagas... Tudo é muito belo, lúdico e melancólico! o autor consegue juntar esses elementos em uma história que enche nossos olhos e coração. Inclusive tem um capítulo que se desenvolve em uma biblioteca infinita! Meu sonho seria visitar esse local, de verdade!


Além disso o autor consegue ampliar a mitologia daquele mundo de uma forma muito eficaz, criando canções e contos próprios das culturas daqueles povos! Isso em alguns momentos atrapalhou minha leitura (pois esses elementos estão em excesso no livro), mas de forma ou outra é uma boa experiência. 

A leitura é um tanto cansativa, mas vá com calma e tente se divertir em todo o caminho, obviamente um livro escrito a mais de um século atrás não terá a mesma fluídez de uma aventura contemporânea que estamos acostumados. 

A edição está belíssima, talvez uma das mais lindas que eu tenho na estante! o livro veio com uma luva que reluz e todo o projeto gráfico das páginas está impecável! As ilustrações presentes nos ajudam a mergulhar nos ricos detalhes da obra... Ai gente, de verdade! Estou apaixonadíssimo por esse enredo - que conta com um prefácio de ninguém menos que C.S. Lewis! 


2 comentários:

  1. Leo!
    É bem verdade que a capa e a edição do livro estão extraordinárias. Não imaginei que o livro traria tantos seres fantásticos e principalmente fadas... Mesmo com suas observações, a curiosidade bateu.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Você tem razão, é uma leitura um tanto cansativa. Pra quem está esperando coerência, esqueça! Não tem nada coerente no mundo das fadas. Tive a impressão que são várias metáforas em um livro.

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: COSMOS — UM SONHO DE ASTRONAUTA

Organizadores:   Jesus Abel de Moura  Editora:  Viseu Páginas: 293 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. No cenário d...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!