25 de julho de 2021

DICIONÁRIO LITERÁRIO: DIFERENÇA ENTRE SÉRIE, SAGA E ANTOLOGIA


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Bom, não sei vocês mas eu sempre ficava confuso com alguns termos que via aí no muito literário quando se fala de uma série de livros, principalmente do que se diz a respeito se aquela sequência de livros é uma série ou uma saga. Que tal esclarecer alguns desses termos, hein? 


A diferença não é tão grande assim, viu? Por isso acabam confundindo tanto as duas primeiras definições, mas vamos lá:


SAGA: Acho que esse é o mais fácil de se entender, isso porque a saga se estabelece como uma sequência de livros que caminham para um único objetivo específico. Um exemplo muito utilizado para definir o que é saga é a trilogia do Senhor dos Anéis, nele temos desde o início um objetivo: a destruição do Anel. Os três livros então se encaminham para esse final de uma forma contínua. 

Um dos pontos mais importantes para entender o que é saga é o seguinte: quando tu acaba o livro, você não sente que aquele final teve um desfecho geral de algum arco dos personagens ou de certa situação, isso porque todos aqueles elementos continuarão a serem trabalhados no próximo livro!


SÉRIE: Já as séries se diferenciam por um fator, só que antes de entrar nele eu acho legal trazer um exemplo: Em Desventuras em Série  nós temos uma sequência de 13 livros onde cada um traz os irmãos Baudelaire em um lugar diferente na tentativa de escapar do ganancioso e ardiloso Conde Olaf. Ao ler o primeiro volume (chamado de O Mau Começo), temos um desfecho no final do primeiro livro, e quando partimos pro segundo temos um novo cenário e uma nova sub-trama.

A série também tem um objetivo, no caso se livrar de vez do Conde, no entanto cada livro traz uma história com um arco mais fechado (que deixa algumas pontas em aberto para o próximo livro). Isso é o que pode se configurar como série! Temos também o exemplo de Harry Potter, onde cada ano se passa uma aventura diferente com um início, meio e fim! Mas ainda mantém-se o objetivo final em aberto. 


ANTOLOGIA: Acho que esse seja o mais fácil de entender por ser o mais diferente dos dois! Nas antologias temos histórias que funcionam de forma independente, entretanto estão no mesmo universo e muitas vezes pode ser protagonizada pelo mesmo personagem! Isso é muito comum em séries de livros investigativos. Além disso uma antologia pode ser o agrupamento de alguns textos que retratam a mesma temática, ou sejam do mesmo autor, mas que funcionem de forma independente!

Assim sendo podemos ter uma antologia de contos de terror, uma antologia de autores africanos do século XIX e por aí vai! 


Já conheciam as definições dos termos? Deixem aí os comentários suas opiniões a respeito.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!